1
resposta

[Dúvida] Uso do NullSafety quando não explicitamos o tipo da variavel

Estou estudando sobre o Kotlin e vi que na aula a declaração dos atributos foram usados da seguinte forma

var nomeJogo = ""
var capaJogo = ""

Na aula, e na própria IDE, diz que é recomendado fazer da forma escrita acima. Minha dúvida é, caso eu queira usar o NullSafety nesses atributos em qual lugar eu colocaria o ? sendo que quando eu deixo explicito o tipo da variavel eu coloco na frente do tipo dela

var nomeJogo: String? = null
var capaJogo: String? = null
1 resposta

Oii, Leonardo, tudo bem? :)

No Kotlin, quando não explicitamos o tipo da variável, a linguagem faz a inferência de tipo baseado no valor que atribuímos a ela. No caso dos exemplos que você mencionou, ela irá infere que ambas as variáveis são do tipo string pois foram inicializadas com uma string vazia.

Agora, se você quiser usar o NullSafety nessas variáveis, você precisará explicitar o tipo delas e adicionar a interrogação ? logo após o tipo, assim como você mencionou. Nesse caso, você está dizendo para o Kotlin que essas variáveis são strings e que elas aceitar o valor nulo.

Se outra dúvida surgir, estamos aqui.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software