Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

[Dúvida] Quando removo o ; do sqlite não da permição de salvar o arquivo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

8 respostas

Oii Bruno, tudo bem?

O erro que aparece na imagem indica que você não tem permissão para salvar o arquivo na localização especificada. Isso é comum no Windows quando você tenta editar arquivos dentro da pasta "Program Files" sem privilégios de administrador.

Pra resolver esse problema, você pode fazer o seguinte:

  1. Feche o aplicativo;
  2. Clique com o botão direito do mouse no ícone do editor de texto e selecione "Executar como administrador". Isso permitirá que o editor abra com privilégios elevados.
  3. Com o editor aberto como administrador, abra o arquivo php.ini novamente.
  4. Faça as alterações necessárias, removendo o ponto e vírgula (;) da frente da linha extension=pdo_sqlite para habilitar a extensão.
  5. Salve o arquivo.

Você também pode mover a pasta do PHP para a raiz do disco local C.

Se ainda assim encontrar dificuldades, pode ser necessário verificar as permissões do arquivo php.ini ou a conta de usuário que você está usando para garantir que tem os privilégios necessários para editar arquivos na pasta do PHP.

Um abraço e bons estudos.

Não aparece nem a opção de executar como admin.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se eu quiser usar outro banco, como o mysql seria uma opção melhor? Ou vai precisar alterar alguma coisa nesse arquivo?

Ola amigo, eu usei o mysql deu tudo certo por aqui!

Oii, Bruno. Um amigo nosso aqui do fórum compartilhou uma solução:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-nao-consigo-salvar-as-alteracoes-feitas-no-arquivo-php-ini-256135

Eu já estou quase desistindo de fazer esse modulo, fiz já tudo que está no modulo e não funciona.

estou rodando o comando composer dump-autoload e mostra esse erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Descometei o que estava pedindo e nada de funcionar, não sei mais o que fazer.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Bruno, quando você digita no terminal php -m as bibliotecas openssl e pdo_sqlite são listadas?

Outra coisa, mova a pasta do PHP para a raiz do disco local C.

No arquivo php.ini remova o ; dessa linha: extension_dir = "ext"

Salve tudo e reinicie o PHP Storm

Acho que não tem essas duas bibliotecas: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E o PHP está no local C:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Não. Você adicionou a pasta do PHP dentro da pasta Arquivos de Programas. Mova na raiz da Unidade C

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software