3
respostas

[Dúvida] Problemas com o Encoding

Olá!

Eu não sei o que eu fiz de errado, porque meu projeto funcionava normal com as acentuações. Eu coloquei o locale.h, setlocale e tudo mais.

Meu projeto não tá compilando mais direitinho no cmd do Windows com as acentuações corretas. Exibe sujeira de caracetere.

Antes estava funcionando, abria com CTRL + SHIFT + P e selecionava o encoding, mas agora está sempre abrindo com o problema de acentuação, mesmo eu selecionando o encoding correto.

Alguém poderia me ajudar a arrumar?

No aguardo

3 respostas

Oii, João. Tudo bem?

Bem capaz, na realidade, do problema estar relacionado com o encoding do seu ambiente de execução (o CMD do Windows) e não necessariamente com o seu código.

O CMD, por padrão, não suporta UTF-8. É possível mudar o encoding para UTF-8 com o seguinte comando: chcp 65001.

Se outra dúvida surgir, estamos disponíveis.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Eu digito isso na IDE que estou usando e escrevendo os códigos ou no prompt cmd?

Porque se for no cmd, eu digitei e os problemas de acentos continuam :(

João, antes de tudo: desculpe pela demora.

Sim, é no CMD mesmo.

Outra possível solução seria garantir que o seu código seja salvo com a codificação certa.

Por exemplo, se você estiver com uma IDE como o Visual Studio Code, você pode verificar e alterar a codificação do arquivo no menu na barra de status na parte inferior da janela.

Deve mostrar algo como UTF-8. Se não estiver mostrando UTF-8, você pode clicar nele e selecionar Save with Encoding e então escolher UTF-8.

Se a dúvida persistir, estamos aqui, tá bem?

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software