Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Organização do código em vários arquivo

Olá, tudo bem? Tenho uma dúvida mais em termos de boas práticas e o que acontece na vida real de um programador. Nesse momento do curso, vimos que aos utilizar a POO vamos utilizando as classes para melhor legibilidade do código, sua melhor manutenção e organização. Vimos também que podemos utilizar as heranças das classes em outras classes para melhor utilização do código. Minha dúvida é a seguinte, nas boas praticas é melhor pensar em um projeto com o POO divididos em vários arquivos com as classes e herdeiros? E no dia-a-dia em empresas é dessa forma que se faz?

Muito obrigado.

2 respostas
solução!

Oii Pedro, tudo bem?

Na prática, dividir um projeto em vários arquivos, cada um contendo classes relacionadas, é uma abordagem bastante recomendada e comum. Isso não apenas facilita a manutenção e a legibilidade do código, como também ajuda na organização geral do projeto. Cada arquivo pode ser visto como um componente ou módulo do sistema, e essa modularização é essencial em projetos maiores.

Por exemplo, no contexto do curso onde você está trabalhando com classes como ItemCardapio, Bebida e Prato, poderia ser prático manter cada definição de classe em arquivos separados, como item_cardapio.py, bebida.py e prato.py. Isso permite que outras pessoas desenvolvedoras no projeto, ou até você mesmo no futuro, possam encontrar e modificar facilmente uma parte específica do sistema sem ter que buscar em um arquivo muito grande.

E, essa prática de separação também facilita a implementação de testes unitários, pois cada componente pode ser testado de forma independente. E sim, essa é uma prática comum no dia a dia das empresas, especialmente à medida que os projetos crescem em tamanho e complexidade.

Um abraço e bons estudos.

Oi, Lorena! Muito obrigado pela resposta, foi de grande ajuda! Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software