Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] O que significa Pn+1 nessa formula?

Artigo: https://towardsdatascience.com/gradient-descent-algorithm-a-deep-dive-cf04e8115f21

Fiquei com duvida na formula que ele usou: "Pn+1 = Pn - learningRate * o gradiente da função de Pn".

Fórmula do artigo:

Formula do artigo que fiquei com duvida

Tenho algumas perguntas:

(1) - Pn+ 1 aqui é o proximo elemento de um vetor P? ou ele simplismente significa que um parametro atualizado é igual ao parametro antigo (- subtraindo) tal valor? e não tem nada a ver com indice de vetor?

(2) - Essa formula do Pn+ 1 é basicamente a mesma usada no Perceptron Simples para atualizar os pesos? Aquela formula do Perceptron simples para atualizar os pesos W: Wi = Wi - learningRate * erro * entradaXi ?

(3) - Essa formula Pn+ 1 também é a mesma usada na regressão linear com Descidade de Gradiente para atualizar os coeficientes?

2 respostas
solução!

Oii,, William! Tudo joia?

O termo Pn+1 representa o valor atualizado do parâmetro após um passo da descida de gradiente, ou seja, atualizado. O índice n é comumente usado para indicar a iteração no processo de otimização.

Elas possuem conceitos parecidos, no Perceptron Simples, a atualização dos pesos é baseada no erro de classificação da saída do perceptron em relação ao rótulo desejado.

Sim, na regressão linear utilizando descida de gradiente, os coeficientes são atualizados de maneira similar. Se você tem uma função de custo, como o erro quadrático médio, o gradiente dessa função em relação aos coeficientes é calculado e usado para atualizar os valores dos coeficientes de forma iterativa, seguindo a fórmula, onde Pn pode representar qualquer um dos coeficientes do modelo.

Para expandir os seus conhecimentos deixo alguns links para estudos:

Espero ter ajudado e bons estudos, William!

Boa tarde. Obrigado por explicar Nathalia

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software