1
resposta

[Dúvida] Mensagem "ssh: connect to host 192.169.15.85 port 22: Connection timed out"

Prezados, boa noite.

Estou no prompt pra acessar a minha máquina virtual, porém quando digito o nome de usuário e ip da máquina virtual, a mensagem aparece diferente da aula do professor, quando o professor está ensinando o passo a passo, pelo que vi tem a opção de "yes" e "no", já no meu apareceu direto essa mensagem:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeComo devo proceder?

1 resposta

Oii, Jéssica, tudo bem?

Esse erro, o "Connection timed out" indica que a conexão não conseguiu ser estabelecida dentro do limite de tempo especificado. Isso pode ser causado por vários motivos. Vou deixar abaixo algumas recomendações para isso, tá bem?

  • Verifique o Endereço IP: é importante que o IP que você está tentando acessar está certinho. Verifique novamente na sua máquina virtual qual é o endereço IP correto usando o comando ip addr e tente se conectar novamente com o endereço correto.

  • Verificar Conectividade de Rede: veja se a sua máquina virtual está de fato rodando e acessível. Você pode testar isso usando o comando ping seguido pelo endereço de IP da máquina virtual. Por exemplo:

    ping 192.168.31.33
    

    Se o ping falhar, pode estar havendo um problema de rede ou a máquina virtual pode não estar rodando.

  • Verificar o Serviço SSH na Máquina Virtual: observe se o serviço SSH está rodando na VM. Você pode verificar isso acessando a máquina virtual diretamente e usando o comando:

    sudo systemctl status ssh
    

    Se o serviço não estiver rodando, você pode iniciá-lo com:

    sudo systemctl start ssh
    

Se outra dúvida surgir, estamos aqui.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software