Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Fiquei com dúvidas dos serviços de nuvem

Eu gostaria de entender os serviços de nuvem, poderia dar exemplos práticos dos serviços de nuvem, IaaS, PaaS, SaaS, Serverless?

1 resposta
solução!

Olá, José! Tudo joia?

Vou explicar cada um deles e dar exemplos alguns para tentar auxiliar melhor no seu entendimento.

  • IaaS (Infraestrutura como Serviço): Nesse modelo, você aluga uma infraestrutura de TI, como servidores, armazenamento e rede, de um provedor de serviços em nuvem. Um exemplo prático seria a Amazon Web Services (AWS), onde você pode alugar servidores virtuais (EC2) para hospedar seu aplicativo ou site.

  • PaaS (Plataforma como Serviço): Aqui, o provedor de nuvem fornece um ambiente de desenvolvimento, teste e fornecimento de aplicativos, além de gerenciar a infraestrutura de servidores. Um exemplo é o Heroku, que permite que desenvolvedores criem e implantem aplicativos web sem se preocupar com a configuração ou gerenciamento dos servidores.

  • SaaS (Software como Serviço): Nesse modelo, você acessa um aplicativo de software pela internet, sob demanda, geralmente por meio de uma assinatura. Um exemplo prático é o Google Drive, onde você pode criar e editar documentos, planilhas e apresentações sem precisar instalar nenhum software no seu computador.

  • Serverless (Sem Servidor): Essa categoria se concentra na criação de funcionalidades de aplicativos sem a necessidade de gerenciar servidores ou infraestrutura. Um exemplo é o AWS Lambda, onde você pode escrever funções de código que são executadas apenas quando acionadas por eventos, como uma requisição de rede.

Espero que esses exemplos tenham ajudado a entender melhor os serviços de nuvem. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer!

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software