Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

[Dúvida] erro e não informa o IP

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeApresenta essa mensagem, e antes dela aparecer não informava o IP da VM.

9 respostas

Oii, Pedro, tudo bem?

De acordo com o erro na imagem, a VirtualBox está tentando usar um adaptador de rede que não está disponível ou não foi reconhecido direito.

Para lidar com esse problema, você pode seguir os seguintes passos:

  • Abra o VirtualBox e selecione a VM do Linux que você está usando.
  • Clique em Configurações para acessar as configurações da máquina virtual.
  • Vá até a seção Rede.
  • Na aba Adaptador 1, você vai precisar alterar o adaptador de rede para um que esteja disponível no seu sistema. Se você não estiver usando um adaptador USB específico, como o mencionado no erro, você pode tentar com o Modo Bridge ou escolher a placa de rede padrão do seu computador, que geralmente é uma placa Ethernet ou Wi-Fi interna.
  • Depois de selecionar o adaptador correto, clique em OK para salvar as configurações.

Se o erro persistir, pode me dar um retorno, ok?

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Eu fiz isso, e só funciona quando eu seleciono: "Realtek PCIe Gbe Family COntroller", mas tanto esse quanto o meu adaptador não informa o IP.

Pedro,

Você pode abrir o arquivo da configuração de rede e editar? É uma das opções mais viáveis para o seu problema. Podemos tentar configurar seu adaptador USB.

Primeiro você vai entrar no arquivo:

sudo nano /etc/network/interfaces

Depois, para adicionar automaticamente um endereço IP do servidor DHCP, podemos usar este comando:

auto wlan0
iface wlan0 inet dhcp

Pra salvar o arquivo no Nano, use o Ctrl + X e o Y para confirmar.

A partir disso, você pode reiniciar o serviço de rede (assim você aplica as alterações):

sudo systemctl restart network

Então, podemos rodar o comando pra ver se tem o retorno de algum IP:

ip addr show wlan0

Se a dúvida ainda persistir, estamos aqui.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

sudo nano /etc/network/interfaces Esse comando não foi reconhecido. Esse: 'etc', eu deveria colocar o caminho relativo da pasta da VM?

Pedro,

O caminho é esse mesmo. Inclusive, testei aqui com o Ubuntu e ele funciona normalmente quando você usa o root. Você está com o root habilitado certinho?

Caso esteja, tente este comando, por favor:

sudo find / -name interfaces

Ele retorna em todo o sistema os caminhos com o nome do arquivo interfaces, então por aqui você deve achar onde ele está.

Se a dúvida persistir, estamos disponíveis.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Essa foi a resposta , oq faço agora?

Pedro,

O arquivo que apareceu na realidade não é onde está a configuração de redes. Ele é usado para configurar o D-Bus, que é um sistema de comunicação entre processos, ali dentro do Linux mesmo.

O que me lembrei: você pode estar só com o vi instalado aí. Então vamos instalar o nano.

Tenta com este comando, então, por favor:

sudo apt update
sudo apt install nano

Agora basta tentar o que comentei anteriormente.

Se der certinho ou falhar, me dá um retorno?

Abraços!

Olá, então nada disso resolveu. Testei todos os códigos e comandos que você me deu, mas nenhum resolve. Não sei mais oq fazer, a mensagem de erro que retorna é: comando não identificado.

solução!

Pedro,

Você consegue tentar fazer com o vi?

sudo vi /etc/network/interfaces

Qualquer coisa pode me responder aqui.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software