Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Erro de autenticação

No passo 3, fui orientado a usar o comando "git clone https://github.com/alura-cursos/curso-react-alurabooks.git" para fazer o download do Frontend do projeto.

Em seguida, o terminal me pediu um usuário e senha para acessar os arquivos, isso é um erro ou eu deveria saber estas informações?

Eu tentei colocar o meu próprio usuário e senha para registrar o erro completo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Olá Gustavo!

O erro que você está enfrentando ao tentar clonar o repositório é devido a uma mudança na política de autenticação do GitHub, que desde agosto de 2021 não permite mais a autenticação usando apenas nome de usuário e senha para operações de repositórios via HTTPS. Agora, é necessário utilizar um token de acesso pessoal (PAT - Personal Access Token) como substituto para a senha.

Aqui estão os passos para resolver o problema:

  1. Crie um Personal Access Token no GitHub:

    • Acesse seu perfil no GitHub e vá para Settings.
    • No menu lateral, clique em Developer settings.
    • Selecione Personal access tokens e depois Generate new token.
    • Dê um nome ao seu token, selecione os escopos ou permissões que o token deve ter (para clonar um repositório, os escopos repo são geralmente suficientes) e clique em Generate token.
    • Importante: Copie seu novo personal access token. Você não poderá ver o token novamente após sair da página.
  2. Use o token como sua senha:

    • Quando você for clonar o repositório e for solicitado o username e password, use seu nome de usuário do GitHub como username e o token que você criou como password.
  3. Configurar o Git para lembrar seu username e token:

    • Você pode configurar o Git para lembrar seu username e token para evitar digitar essas informações repetidamente. Use os seguintes comandos no terminal:
      git config --global credential.helper store
      
    • Depois disso, quando você usar o token pela primeira vez, o Git irá armazená-lo em seu computador e não pedirá mais.

Isso deve resolver o problema de autenticação. Lembre-se de manter seu token seguro e não compartilhá-lo.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software