3
respostas

[Dúvida] Duvida Power Bi- Criando Coluna de outra tabela com filtros

Ola Pessoal, estou começando agora em Power Bi e vi alguns cursos da plataforma de dax etc. Porém estou tentando trabalhar em um protejo para empresa que trabalho e tenho encontrado algumas dificuldades, bem dizer tenho uma tabela que extrai do sistema ERP onde tem todas as movimentaçoes dos produtos e estou tentando atraves dela realizar alguns visuais.

  1. Consigo criar uma coluna em uma tabela ja existente, porem essa coluna seria a coluna filtrada de outra tabela com filtros de outra coluna. Por exemplo: Tenho a tabela 1 e a tabela 2, quero criar uma nova coluna na tabela 2, sendo que ela sera a coluna A da tabela 1 atendendo condicoes de filtro dos valores da coluna B da tabela 1. As colunas contem texto e nao valores para calcular.
  2. Consigo utilizar os dados encontrados na tabela via visual em outro visual? Eu consegui atraves de relacionamento gerar um visual com rastreabilidade de fornecedores mas queria usar esses dados para mostrar outro visual de forma grafica para demonstrar o volume por fornecedor, a questao que o relacionamento tem uns 5 niveis.

Nao compartilhei as tabelas aqui, pois nao posso compartilhar os dados da empresa. Porem os arquivos estou extraindo do Totvs Protheus.

Obrigado

3 respostas

Olá, Fabrizzio, tudo bem?

Muito interessante, você buscar soluções no seu dia a dia.

Para sua primeira implementação, que é criar uma coluna em uma tabela a partir de filtros aplicados em outra tabela, você pode utilizar a função CALCULATE junto com FILTER. Isso permitirá que você crie uma nova coluna na Tabela 2 que seja o resultado de um filtro aplicado na Tabela 1. Abaixo deixo uma sugestão, no entanto, ressalto que talvez seja necessário, fazer algumas adaptações de acordo com o seu projeto.

Nova Coluna = CALCULATE(
    FIRSTNONBLANK(Tabela1[Coluna A], 1),
    FILTER(
        Tabela1,
        Tabela1[Coluna B] = "Condição desejada"
    )
)

Acima o FIRSTNONBLANK é usado para retornar o primeiro valor não em branco da Coluna A que satisfaz a condição especificada na Coluna B. Reforço que você terá que adaptar a "Condição desejada" para o filtro que você precisa. Deixo o link da documentação do FIRSTNONBLANK para consulta.

Quanto a sua segunda dúvida, no Power BI, quando você cria um relacionamento entre tabelas, os dados relacionados podem ser utilizados em diversos visuais. Se você já tem um visual que mostra a rastreabilidade dos fornecedores, você pode usar o mesmo conjunto de dados para criar outro visual, como um gráfico que mostre o volume por fornecedor. Apenas, certifique de que o modelo de dados esteja corretamente relacionado.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Monalisa, tudo bem e você?

Tentei o código compartilhado e não funcionou, não tenha explicado bem também, vou tentar exemplificar de uma outra forma, pois acredito que o codigo está retornando um unico valor e na verdade preciso de um conjunto de valor.

Tenho uma tabela que chamo de Dados, que possui as informações, codigo, lote, data, tipo de movimento ( entrada, saida, etc) e tenho uma outra tabela Analise, que possui as analises de um determinado produto por lote. O que estou tentando fazer é gerar um visual que mostre por preparação, a quantidade produzida e a analise equivalente, para isso eu criei um relacionamento entre as tabelas pelo lote e criei medidas na tabela dado, filtrando movimento que queria e o produto. O problema surge quando eu tento criar um slice de data, como a tabela analise não possui nenhuma data, ela não filtra os resultados, então o que pensei em fazer seria criar uma coluna data na tabela analise. Esses coluna data deveria procurar a data na tabela dados, em que o produto seja o que eu quero, o movimento seja de entrada e o lote igual ao lote da linha da tabela analise.

Pois a partir do momento que tenho a data na tabela analise ficaria acredito que funcionaria o visual. Tentei até criar colunas concatenando lote&movimento&Codigo e criar expansao pro query mas o visual continua não funcionando de forma correta. Então essa foi a ideia que tive de abordar.

Em relação ao tópico 2:

Seria outro arquivo, mas seria a mesma tabela de dados, eu criei varias tabelas clones filtrando por cod de produto e interligando eles, pois eu tenho a equivalencia que produto 1 gera o 2 que gera 3 e assim por diante. O que quero fazer seria eu digo quais os lotes do produto final e o visual me retorna os fornecedores usados, e isso funciona. Mas queria atraves desses resultado de qual fornecedor foi usado em cada lote gerar um grafico ou mapa dizendo, do total desses lotes filtrados temos x preparacoes que usam este fornecedor, y fornecedores que usam esse outro etc. Quero ver qual numero de fornecedor aparece mais nos lotes filtrados. Agradeço desde já.

Olá, Fabrizzio, tudo bem?

Desculpe pela demora em obter um retorno.

Acredito que entendi melhor o seu cenário. Vou fornecer algumas sugestões:

Para criar uma coluna de data na tabela "Analise" que pegue a data da tabela "Dados", você pode utilizar a função LOOKUPVALUE. Acredito que isso possa resolver o problema de filtragem no slicer de data.

Abaixo deixo um exemplo de código:

Data = LOOKUPVALUE(
    Dados[Data], 
    Dados[Produto], Analise[Produto],
    Dados[Movimento], "Entrada",
    Dados[Lote], Analise[Lote]
)

Acima o LOOKUPVALUE procura a Data na tabela "Dados" onde o Produto, Movimento e Lote correspondam aos valores na tabela "Analise".

Quanto a criar gráficos que mostrem os fornecedores mais utilizados. Você pode utilizar a abordagem de criar uma medida que contem os fornecedores por lote e por preparação, por exemplo:

Contagem Fornecedores = COUNTROWS(SUMMARIZE(Dados, Dados[Fornecedor]))

Em seguida, você pode utilizar um visual de gráfico, como o gráfico de mapa.

Reforço, que as fórmulas são apenas sugestões e você terá que adaptar ao seu projeto.

Deixo o link da documentação para consultas:

Espero ter ajudado e boa sorte!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software