3
respostas

[Dúvida] Duvida Power Bi- Criando Coluna de outra tabela com filtros

Ola Pessoal, estou começando agora em Power Bi e vi alguns cursos da plataforma de dax etc. Porém estou tentando trabalhar em um protejo para empresa que trabalho e tenho encontrado algumas dificuldades, bem dizer tenho uma tabela que extrai do sistema ERP onde tem todas as movimentaçoes dos produtos e estou tentando atraves dela realizar alguns visuais.

  1. Consigo criar uma coluna em uma tabela ja existente, porem essa coluna seria a coluna filtrada de outra tabela com filtros de outra coluna. Por exemplo: Tenho a tabela 1 e a tabela 2, quero criar uma nova coluna na tabela 2, sendo que ela sera a coluna A da tabela 1 atendendo condicoes de filtro dos valores da coluna B da tabela 1. As colunas contem texto e nao valores para calcular.
  2. Consigo utilizar os dados encontrados na tabela via visual em outro visual? Eu consegui atraves de relacionamento gerar um visual com rastreabilidade de fornecedores mas queria usar esses dados para mostrar outro visual de forma grafica para demonstrar o volume por fornecedor, a questao que o relacionamento tem uns 5 niveis.

Nao compartilhei as tabelas aqui, pois nao posso compartilhar os dados da empresa. Porem os arquivos estou extraindo do Totvs Protheus.

Obrigado

3 respostas

Olá, Fabrizzio, tudo bem?

Muito interessante, você buscar soluções no seu dia a dia.

Para sua primeira implementação, que é criar uma coluna em uma tabela a partir de filtros aplicados em outra tabela, você pode utilizar a função CALCULATE junto com FILTER. Isso permitirá que você crie uma nova coluna na Tabela 2 que seja o resultado de um filtro aplicado na Tabela 1. Abaixo deixo uma sugestão, no entanto, ressalto que talvez seja necessário, fazer algumas adaptações de acordo com o seu projeto.

Nova Coluna = CALCULATE(
    FIRSTNONBLANK(Tabela1[Coluna A], 1),
    FILTER(
        Tabela1,
        Tabela1[Coluna B] = "Condição desejada"
    )
)