1
resposta

[Dúvida] Docker command not found

Comecei o curso de microservicos e o professor passou o git para clone, logo após isso ele passou um comando do docker (docker-compose up --build), o qual não funcionou na minha máquina. Baixei o docker desktop (https://www.docker.com/) mas aparentemente não roda pq preciso do WSL. Quando fui no link, pelo que entendi é um linux dentor do meu windows. Isso mesmo?

O que preciso fazer pra funcionar, é tudo isso ou estou indo pelo caminho errado?

1 resposta

Olá Luciane, tudo bem com você?

O WSL (Windows Subsystem for Linux ou Subsistema Linux para Windows) é um dos pré-requisitos para que o Docker possa ser instalado e executado corretamente. Na Alura temos um artigo que apresenta o passo a passo de como realizar a instalação e uso do WSL, peço que siga as etapas apresentadas no artigo abaixo para realizar a instalação:

Após finalizar a instalação, não é necessário deixar um terminal com o WSL aberto para realizar a instalação do Docker.

Caso você tenha instalado em seu dispositivo uma versão do Docker, antes de realizar a instalação do WSL, recomendo que desinstale o Docker para evitar possíveis conflitos e erros, e realize uma nova instalação do Docker.

Você pode realizar o download da instalação do Docker através do seguinte link: Download - Docker Desktop para Windows e clicar no botão Docker Desktop for Windows. Durante a instalação marque a opção "Use WSL 2 instead of Hyper-V". As demais etapas da instalação serão padrões.

Após a iniciar o "Docker Desktop" (basta deixá-lo aberto) basta seguir os passos apresentados abaixo para realizar a clonagem do repositório e a subida dos contêineres:

  • Crie uma nova pasta em seu sistema e abra o terminal nesta pasta

  • Execute o comando abaixo para clonar o repositório para a pasta escolhida

    git clone --recursive https://github.com/CViniciusSDias/alura-ms.git
    
  • Após clonar o repositório, acesse a pasta "alura-ms" basta executar o comando abaixo:

    cd alura-ms
    
  • Inicie o container executando o comando abaixo:

    docker-compose up --build
    
  • Aguarde a inicialização. Observação: O tempo de inicialização pode ser prolongado, dependendo da velocidade da sua conexão com a internet e das configurações do seu sistema.

  • Após iniciar, você pode dar continuidade seguindo os passos apresentados na aula subindo o projeto a partir do minuto 1:54

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software