1
resposta

[Dúvida] Corrigir numero sequencial banco de dados acess/vba

Roberto, bom dia!

Duvida: O banco de dados, possui varias relações, atualmente com 4408 registros e por dois dias consecutivos caiu a energia, pulando 2 numero sem registrar, mas o numero sequencial continuou. Estou procurando alguém que saiba e possa me orientar como devo corrigir o numero sequencial no banco de dados sem perder as demais informações. Fico noaguardo.

Att,

Ana Paula

1 resposta

Oi, Ana Paula, tudo bem?

Inicialmente devemos lembrar que por padrão, o Access, reserva blocos de números para chaves primárias autonuméricas, de modo a melhorar o desempenho, contudo, pode resultar em lacunas na sequência numérica em caso de quedas de energia ou outros problemas. Uma possível solução para corrigir a sequência numérica seria:

  • Fazer um backup do seu banco de dados. Isso é essencial para garantir que você não perca dados caso algo dê errado.
  • Abrir o banco de dados e vá para a tabela que tem a sequência numérica que você quer corrigir.
  • Criar uma nova coluna autonumérica na tabela.
  • Copiar todos os dados da coluna antiga para a nova coluna. Isso deve criar uma nova sequência numérica sem lacunas.
  • Deletar a coluna antiga.
  • Renomear a nova coluna para o nome da coluna antiga.

Lembre-se que este é um processo que pode não funcionar em todos os casos, dependendo da estrutura do seu banco de dados e das relações entre as tabelas. Caso você tenha muitas relações com a tabela que está tentando corrigir, pode ser necessário ajustar as relações para a nova coluna autonumérica.

Todavia, vale ressaltar que como não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software