Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Divisão ímpar

No caso você fez um armário com 4 portas, mas poderia ter feito com 2 ou 6 ou 8 e assim por diante. Mas e se eu quiser fazer um armário de 3 portas? Como dividir um objeto em partes ímpares?

3 respostas

Olá, Mateus! Tudo bem contigo?

Para dividir um objeto, como um armário, em três partes iguais em perspectiva, você pode usar um método chamado "regra do ponto médio". Esse método é bastante útil para divisões ímpares e pode ser aplicado da seguinte maneira:

  1. Desenhe o armário: Primeiro, desenhe o retângulo que representa a vista frontal do armário, usando o ponto de fuga para garantir que as linhas estejam corretamente alinhadas em perspectiva.

  2. Encontre o ponto médio: Utilize uma linha diagonal para conectar os cantos opostos do retângulo frontal do armário. O ponto onde essa diagonal cruza a linha horizontal central do retângulo é o ponto médio.

  3. Divisão em três partes: A partir do ponto médio, desenhe duas linhas verticais que se estendam até as bordas superior e inferior do retângulo. Estas linhas devem ser posicionadas de forma que dividam o espaço visualmente em três partes iguais. Em perspectiva, a parte do meio pode parecer ligeiramente maior do que as partes dos lados devido à distorção visual.

  4. Ajuste se necessário: Dependendo da sua perspectiva, você pode precisar ajustar ligeiramente as linhas para que as divisões pareçam mais uniformes. Confie no seu olho para fazer ajustes menores que ajudem a equilibrar as proporções visuais.

Este método te permite dividir espaços em partes ímpares de forma mais intuitiva e visual, e é especialmente útil em perspectiva, onde a precisão matemática pode ser difícil de alcançar diretamente, certo?

E, por gentileza, lembre-se de que a prática leva à perfeição, então continue experimentando e ajustando suas técnicas conforme necessário. =D

Espero ter ajudado e qualquer questão ou dúvida estou aqui!

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Me perdoe a sinceridade, Yasmin, mas sua resposta me pareceu genérica demais...

Você poderia demonstrar na prática o que você quis dizer?

Eu desenhei o armário em perspectiva com um ponto de fuga (a cruz vermelha desenhada sobre a linha do horizonte) conforme ensinado pelo professor e tirei a medida do meio desse armário cruzando as diagonais. Acho que é isso o que o seu texto quis dizer com "encontre o ponto médio". Até circulei em vermelho onde eu entendi que seria esse ponto médio. Daí pra frente não entendi mais suas instruções. Como esse ponto médio pode me ajudar a dividir a frente desse objeto em três? No caso, dividir o armário em 3 portas? Porque seguindo as instruções dadas pelo professor em vídeo, eu consigo dividir em quantas partes pares eu quiser. Mas a minha dúvida é como dividir em partes ímpares? Não entendi se o seu texto sugere que não tem técnica, que deve ser medido no olho... não ficou claro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Olá, Mateus! Tudo bem?

Bem, vou tentar te demonstrar na prática uma técnica que pode ser utilizada para tal, ok? =)

Primeiramente, criei um arquivo e coloquei o desenho dele em uma camada:

desenho em perspectiva

Em outra camada, desenhei o armário de frente. E não precisa ser tão fiel as medidas do rascunho anterior, sendo que é legal já ter um pouco mais de detalhes nessa etapa, ok? Ah, eu só coloquei duas gavetas, mas já seria legal colocar a divisão entre portas, etc:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Então, redimensionei ele segurando a tecla ctrl. Sendo que isso vai deformar o rascunho de frente:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Então, pode colocar uma ponta do desenho em cada ponta do rascunho já feito:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Posteriormente, ainda é possível baixar a opacidade de tudo e fazer o acabamento por cima:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Assim, podemos notar que essa técnica permite um desenho mais livre, okay?

Espero ter te auxiliado, sendo que qualquer pergunta ou dúvida me fale, estou aqui para te ajudar!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software