3
respostas

Como medir vãos entre os retângulos

Técnica muito interessante.

Imagino sua aplicabilidade para, por exemplo, dispor postes equidistantes numa estrada. Mas as formas ficam "coladas" uma do lado da outra. Minha dúvida é: digamos que eu queira desenhar um prédio com janelas de 30cm por 30cm (medidas meramente ilustrativas pro ponto que eu quero chegar), uma do lado da outra. A gente sabe que a próxima janela não começa exatamente onde a anterior acabou. Existe um "vão" entre elas. Digamos que esse vão entre a moldura de uma janela e outra é de sei lá, 5cm. Como medir esse vão entre os quadrados (no caso, janelas)? Eu sei que pode parecer muito específico, então vamos a outro exemplo: Um trem. Existem vãos equidistantes entre os vagões. Se um vagão fosse colado no outro, o trem não seria capaz de fazer curvas. Entendo que talvez, com a prática, isso seja medido meio no "olhometro". Mas no começo existe alguma técnica pra calcular isso? Acredito que sim, pelo menos na arquitetura isso não pode ser feito "no olho/no chute".

3 respostas

Olá, Mateus!

A técnica de duplicar planos usando um ponto de fuga é realmente útil para manter a proporção dos objetos à medida que se afastam ou se aproximam do ponto de vista.

Para calcular o vão entre os elementos, como as janelas, você pode usar uma abordagem semelhante à que foi ensinada para duplicar os planos, mas adicionando um espaço adicional entre eles. Vamos ver como isso pode ser feito:

Comece desenhando o primeiro elemento, como uma janela, por exemplo. Depois, encontre um ponto de fuga para orientar a perspectiva do desenho. Ao invés de duplicar imediatamente o elemento ao lado do primeiro, desenhe um espaço que represente o vão entre eles, proporcional à perspectiva. Em seguida, desenhe o segundo elemento, como outra janela, mantendo a proporção e alinhando-o com o ponto de fuga. Repita esse processo para adicionar mais elementos, como janelas ou vagões, intercalando-os com os espaços proporcionais. O importante é manter a consistência com o ponto de fuga e as proporções. No começo, usar ferramentas ou guias pode ajudar a garantir a precisão das linhas, mas com a prática, o processo se tornará mais intuitivo e rápido.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigado pela atenção, Victor!

Mas como eu vou manter a próxima janela exatamente do mesmo tamanho da primeira se agora tem um vão desenhado entre elas?

Desculpe, ainda não entendi essa parte.

Olá Mateus!

Para manter o tamanho consistente das janelas, mesmo com o espaço entre elas, você deve desenhar a primeira janela com suas medidas originais e então considerar o espaço adicional como parte do vão entre as janelas, não da própria janela. Ao calcular as medidas das próximas janelas, desconte esse espaço adicional, começando a medir a partir da borda direita da primeira janela. Por exemplo, se o vão entre as janelas é de 5cm, a próxima janela deve começar a ser medida a 35cm da borda direita da primeira janela (30cm da janela + 5cm do espaço). Repita esse processo para desenhar as demais janelas, sempre descontando o espaço entre elas para garantir consistência no tamanho.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software