Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Bug] Erro the Confluent CLI requires Java version 1.8 or 1.11

Boa noite,

Quando executo confluent local services start aparece este erro the Confluent CLI requires Java version 1.8 or 1.11 . Sei que na documentação diz que é para utilizar a versão 8 ou 11, porém a 17 não funciona?

Obrigado pela ajuda!

4 respostas

Boa noite,

Complementado a descrição do erro estou utilizando a seguinte versão do clunfluent-7.6.0. Tenho a seguinte versão do Java:

openjdk version "17.0.9" 2023-10-17
OpenJDK Runtime Environment Homebrew (build 17.0.9+0)
OpenJDK 64-Bit Server VM Homebrew (build 17.0.9+0, mixed mode, sharing)

Meu sistema operacional é um MacOS.

O Erro que me aparece é o seguinte:

The local commands are intended for a single-node development environment only, NOT for production usage. See more: https://docs.confluent.io/current/cli/index.html
As of Confluent Platform 8.0, Java 8 will no longer be supported.

Using CONFLUENT_CURRENT: /var/folders/65/yd73hltj4_lc72d20ppndnsm0000gn/T/confluent.957436
ZooKeeper is [UP]
Kafka is [UP]
Error: the Confluent CLI requires Java version 1.8 or 1.11.
See https://docs.confluent.io/current/installation/versions-interoperability.html .
If you have multiple versions of Java installed, you may need to set JAVA_HOME to the version you want Confluent to use.

Gostaría de saber, qual das versões o professor utilizou? Community o Local (imagino que seja Local)?

Por último comentar que abri uma Issue no projeto e me contestaram dizendo irão retirar essa limitação. Só resta saber quando essa PR será mergeada e entrará em alguma Release. URL da Issue: https://github.com/confluentinc/cli/issues/2612#issuecomment-1939638759

Por favor, se existe outra manera de corregir esse problema me avisem.

Obrigado.

Bom dia, alguma novedad sobre esse erro? Ao final não pude seguir o curso a partir do momento que se utilizou essa ferramenta por causa desse error. Já formatei meu Macbook e mesmo assim o erro persiste.

solução!

Olá, Lauro!

Pelo que você descreveu, parece que está tentando executar o Confluent CLI com uma versão do Java que não é a 1.8 ou 1.11, que são as versões suportadas. No seu caso, você mencionou a versão 17, que infelizmente não é compatível.

A versão do Java é um requisito importante para o funcionamento correto do Confluent CLI. Mesmo que a versão 17 seja mais recente, isso não significa necessariamente que ela seja compatível com todas as aplicações, como é o caso do Confluent CLI.

Nesse caso, a solução seria instalar uma das versões suportadas do Java (1.8 ou 1.11) em seu sistema e configurar o Confluent CLI para usar essa versão. Você pode fazer isso alterando a variável de ambiente JAVA_HOME para apontar para a instalação do Java 1.8 ou 1.11.

Por exemplo, se você estiver usando um sistema baseado em Unix, o comando para alterar o JAVA_HOME seria algo como:

export JAVA_HOME=/caminho/para/sua/instalação/java

Lembre-se de substituir "/caminho/para/sua/instalação/java" pelo caminho real para a instalação do Java 1.8 ou 1.11 em seu sistema.

Espero ter entendido e conseguido ajudar. Qualquer coisa manda aqui de novo.

Boa noite Renan,

Estava na dúvida si teria que instalar a versão 11 do Java e por fim instalei. Fazendo isso já pude seguir acessar ao Conluent Kafka normalmente.

Deixo outra sugestão para Alura, no transcurso do curso não é dito a versão correta que temos que fazer download e tampouco nos comenta que é obrigatório ter a versão a 11 do Java.

Deveria estar documentado para evitar bloqueios durante os estudos. Ao final, a maioria dos alunos são iniciantes e terão dificuldades para solucionar.

Obrigado pela atenção!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software