Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Explorar recursos e definir arquitetura da aplicação usando o Spring

Professor Bom Dia,

Sim faço desenvolvimento Java usando diversas ferramentas e agora estou atuando com Spring MVC, logo, o desenvolvimento pra mim é tranquilo, mas o que desejo entender as facilidades que o spring traz e conhecer recursos e como definir a arquitetura da aplicação usando o Spring, como definir as dependências de onde pra onde. Me intriga muito como os arquitetos definem o comportamento do sistema com o Spring, só definindo o xml, li os manuais do Spring e vi que existem diversos recursos definidos em blocos , mas nao sei como definir o uso e como desenhar nesses xmls o comportamento que o Spring dará a aplicação.

Poderia me ajudar ? Atenciosamente , Geovane Lemos

3 respostas

Bom dia Geovane, nesse caso, pelo que entendi, temos dois pontos importantes: o primeiro é com relação a arquitetura e os módulos do spring que vai querer utilizar em seu projeto. E o segundo ponto seria com relação a configuração do projeto em si, que antigamente era feita via XML e hoje fazemos programaticamente. Seria isso ?

Guilherme Boa noite,

Sim seria isso mesmo, gostaria de entender melhor esses dois pontos.

solução!

Então, atualmente falando em configuração o ideal é fazer programaticamente, pois temos o autocompletar e se errarmos o compilador avisa! Já usando o XML, como configuramos com String estamos arriscados a errar. Porém existe um módulo do Spring chamado SpringBoot que ajuda bastante para não precisamos dessas configurações.

Com relação a arquitetura, vai depender muito do projeto. Se for WEB usamos o SpringMVC, se tiver acesso a banco de dados podemos usar SpringData, também o SpringBoot para configurações e assim por diante

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software