1
resposta

[Dúvida] Declaração de variável no For

Quando eu tentava executar a função de listar restaurantes no meu código ele caía no except por conta de um erro "TypeError: list indices must be integers or slices, not str" que ele apresentava ao tentar executar a linha "nome_restaurante = restaurante['nome']".

Mas não tinha diferença alguma no meu código com o código da aula ou dos outros alunos aqui do fórum, foi então que eu reparei na declaração da variável dentro do For:

Imagem da função listar_restaurantes com declaração da variável com uma coloração diferente

Reparei que a variável restaurante estava com a coloração diferente dos outros códigos e com a seguinte descrição:

Descrição variável restaurante

Ao colar essa parte do código da descrição da aula o código funcionou novamente e a coloração da variável mudou, bem como a sua descrição:

Descrição variável restaurante cor mais clara

Vejo que a diferença está na mensagem "restaurante" is not accessed Pylance, mas não sei o que causou isso. Quando eu tentava escrever do meu próprio teclado ele continuava apresentando essa mensagem e a coloração menos clara.

Alguém conseguem me ajudar a tirar essa dúvida, por favor?

Desde já obrigado.

1 resposta

Olá Rafael!

A mensagem "restaurante is not accessed Pylance" sugere que o Pylance não estava reconhecendo a variável restaurante como sendo usada no seu código. Isso pode acontecer por vários motivos, como configurações do editor, problemas de cache ou até mesmo um erro de digitação que não foi percebido inicialmente, mas de fato é muito estranho, mas acredito que seja algum bug temporário da IDE que pode acontecer mesmo que raramente.

Quando você copiou o código da descrição da aula, provavelmente corrigiu algum pequeno erro de digitação ou configuração que estava causando o problema.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software