Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] <script defer> e <style>

Olá! tudo bem? Nessa aula eu aprendi sobre o defer em um script, o qual o documento html lê o script quando ele aparece na linha de código, mas o script é executado apenas no final do código html. Pois caso ele seja executado na tag

sem o defer, o navegador vai bugar se eu estiver modificando uma tag do body. Eu entendi isso! Porém, por qual motivo isso não acontece com o style do css também? Pois eu estou linkando o meu css na tag e ele sempre altera tags do body que são escritas depois dele, por que o defer é necessário apenas no script e não no arquivo css?
1 resposta
solução!

Olá, Rian! Como é que vai?

Cara, pergunta muito interessante, viu, nunca tinha parado pra pensar nisso. Mas ao meu ver, isso acontece porque não é prejudicial ao código, ou atrapalha o seu funcionamento, coisa que pode acontecer no JavaScript. Por exemplo, caso você use um código JS que pegue o valor presente em uma variável que venha de um elemento HTML, mas que essa variável ainda não foi 'lida' durante a execução. Aí teria problemas justamente porque não foi encontrado esse valor, certo.

Agora, no caso do CSS, isso já não ocorre. Você pode, por exemplo, criar uma classe inteira em CSS com diversas configurações de estilo, e não atribuir ela a nenhum elemento, e isso não vai afetar o código de nenhuma forma lógica ou causar erros inesperados. O pior que pode acontecer numa falha de carregamento do CSS, até onde sei, seria a página abrir sem estilo algum, mas com os elementos HTML intactos.

Enfim, espero ter ajudado, bons estudos, e abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software