Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Bug] [Dúvida] Faixa branca não sai

Olá! Fui acompanhando as aulas digitando normalmente e testando. Porém, quando tentei retirar essa fazia branca, ajustei o tamanho da TableView, porém, ela não sai de forma alguma. Cheguei até a apagar o meu projeto e baixei o código da aula anterior para testar, porém continua a mesma coisa. O que estou fazendo de errado?

Screenshot de como a tela está

6 respostas

Olá Wesley, tudo certo?

No caso específico da TableView, é possível que você precise adicionar algumas constraints para garantir que ela ocupe todo o espaço disponível na tela. Isso pode ser feito definindo constraints para a margem lateral esquerda e direita da TableView.

Além disso, é importante verificar se todas as outras views na tela também possuem as constraints corretas. Por exemplo, se você tem um banner com uma view na parte esquerda e uma imagem na parte direita, é necessário adicionar as constraints apropriadas para garantir que esses elementos fiquem alinhados corretamente.

Se você já seguiu esses passos e o problema persiste, pode ser necessário revisar as constraints existentes e verificar se há algum conflito ou erro. É possível que alguma constraint esteja impedindo que a faixa branca seja removida.

Recomendo que você revise o código e verifique se todas as constraints estão configuradas corretamente. Além disso, você pode usar a ferramenta de depuração do Xcode para identificar possíveis erros ou conflitos nas constraints.

Espero que essas dicas possam te ajudar a resolver o problema. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer! Espero ter ajudado e bons estudos!

Fala Matheus,

Demorei para responder pois estava tentando utilizar dos seus conselhos para resolver o problema que está acontecendo aqui. Infelizmente, sem sucesso.

  1. Eu apaguei todo o projeto e comecei do zero - assistindo e acompanhando o professor, porém deu no mesmo resultado;
  2. Apaguei tudo e baixei o projeto que o professor disponibilizou e rodei, deu o mesmo problema;
  3. Utilizei até o mesmo emulador que o professor: iPhone 11.

Não sei o que está acontecendo de errado aqui. A faixa branca perto da Dynamic Island continua. :(

Screenshot do simulador e xcode com ajuste da TableViewScreenshot do simulador e xcode com ajuste da HeaderView

Olá Wesley.

Tem algumas outras alternativas, como por exemplo ocultar a navigationBar que pode estar se sobrepondo ao conteúdo, para isso tem este tópico do stackover flow que conta com o auxílio visual do XCode.

Caso ainda sim não resolva, teria como disponibilizar seu código através do seu github? Assim dou uma olhada por aqui e consigo te passar uma resposta mais precisa :)

Qualquer coisa estarei a disposição!

Não conseguir.. O repositório é este: https://github.com/WesleyReboucas/Swift/tree/main/AluraViagens

solução!

Também tive esse mesmo problema do Wesley. Consegui resolver removendo o paddingTop do header com o seguinte código:

viagensTableView.sectionHeaderTopPadding = 0

Muito Obrigado Matheus!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software