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Gestão financeira: administre suas finanças na prática

Antes de abrir sua empresa - Apresentação

Olá! Meu nome é Felipe Mansano e sou gestor da EquitasVC, um fundo de capital de risco focado em startups em estágio inicial. Serei seu instrutor nesse curso!

Audiodescrição: Felipe é um homem de pele clara, barba por fazer e cabelos pretos e curtos. Está de camiseta preta com a estampa da logo da EquitasVC em branco e verde. Ao fundo uma parede sob iluminação alaranjada e uma estante com enfeites à direita.

Se você planeja empreender e tem dúvidas sobre como gerir as finanças, este curso é para você!

Se tem dificuldades com dinheiro ou não tem conhecimento sobre finanças, se já ouviu falar de lucro, EBITDA, receita, contas a pagar, contas a receber, mas não tem muita noção de nada disso, não se preocupe. Vamos auxiliar você com o básico para que você possa estruturar sua operação.

Abordaremos uma noção inicial de quais são os principais controles e ferramentas para que você manter as finanças da sua empresa sob controle. Além disso, vamos oferecer uma noção de o que é bom e o que é ruim, ensinando a interpretar os números financeiros para gerar indicadores e insights racionais em relação ao seu negócio.

Atuei por muito tempo como empreendedor e CFO de empresa, gerindo departamentos financeiros em várias situações. Com este curso, espero que você não cometa os mesmos erros que cometi no passado em relação à gestão financeira.

Então, se você quer aprender mais, venha conosco! Este curso foi feito para você e estou ansioso para explicar, de forma simples, fácil e transparente, como fazer uma boa gestão financeira para sua empresa.

Vamos lá!

Antes de abrir sua empresa - O momento certo de abrir uma empresa

Vamos falar sobre gestão financeira de empresas, dos indicadores e das rotinas que se deve ter para controlar adequadamente um negócio. Mas inicialmente, vamos abordar a questão do momento certo de iniciar uma empresa.

Muitas vezes, quando decidimos empreender, é necessário analisar alguns pontos em relação à tomada de decisão.

O ponto mais importante é entender a fase atual da sua vida e de sua família, para se planejar e ter a noção de que não terá uma renda fixa mensal. Este é um ponto crucial e você precisa estar alinhar isso consigo ou em parceria com sua família.

Muitas pessoas questionam também qual o momento certo para abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). A recomendação é: vale a pena ter uma definição clara da proposta de valor e, possivelmente, alguns clientes que estão começando a pagar pelos seus serviços, antes de abrir o CNPJ.

Isso porque você precisará de outras discussões, como a divisão de cotas, a política de remuneração, divisão de trabalho, entre outros, se tiver sócios. O ideal é ter essa conversa quando você tiver certeza de que, de fato, o negócio vai decolar e que você tem uma proposta de valor que faz sentido.

É importante entender os benefícios e as responsabilidades de seguir esse caminho solo de empreender. Claramente, você terá o benefício de poder controlar mais o seu tempo e ter mais autonomia. No entanto, a questão financeira, especialmente no início, é extremamente relevante, pois você não pode ter certeza de que terá lucro.

É comum que, nos primeiros momentos de uma empresa, você passe algum tempo, meses ou até anos, com uma receita muito baixa. Isso precisa estar planejado e é uma das responsabilidades de empreender.

Sobre o modelo de negócio, é essencial ter a clareza de que existem várias opções. Você pode ter um negócio tradicional, focado na rentabilidade, crescendo gradualmente e com boas margens desde o início.

Ou você pode seguir a linha de uma startup, com um foco maior no crescimento e priorizando a receita, deixando a questão da rentabilidade para mais tarde.

Existem outras alternativas, como o Micro-SaaS (Microempresas de Software como Serviço) que são negócios criados para gerar uma receita mais recorrente e, geralmente, mais passiva, uma vez que você encontre um grupo de clientes que consomem seus produtos pela internet, ou outros tipos de negócios.

Independentemente do negócio que você vai estabelecer, do modelo de negócio que escolher, é importante ter clareza de seu momento de vida, de sua situação financeira, de sua motivação, de suas habilidades e também da escolha de quem será sua parceria nessa jornada.

Falaremos um pouco mais sobre algumas escolhas que devem ser feitas no momento inicial de empreender na próxima aula.

Até lá!

Antes de abrir sua empresa - Seus diferenciais

Uma das etapas mais importantes para quem está empreendendo é a decisão de qual área escolher para estabelecer seu negócio.

Uma das recomendações mais assertivas neste sentido é se alavancar em seus diferenciais, optando por uma área em que já possua algum conhecimento específico ou na qual já conheça o mercado, pessoas e atividades associadas a ele.

Portanto, é essencial considerar a sua bagagem profissional, do ponto de vista dos critérios para empreender, além da questão de perfil, tomada de risco e questão financeira. O seu conhecimento e sua rede de contatos no mesmo mercado são fatores que aumentam muito a chance de você conseguir estabelecer um negócio de sucesso.

Outro critério importante é o conhecimento técnico. Conhecer as minúcias, ou a parte mais técnica de como desenvolver um produto para um segmento com necessidade específica, reduz muito o tempo até o lançamento de um produto ou serviço e aumenta a chance de você desenvolver algo que realmente resolva um problema relevante.

A questão do autoconhecimento está fortemente relacionada ao seu perfil. Certamente você terá pontos fortes e fracos, pois ninguém é bom em tudo.

E isso nos leva ao último ponto: a escolha dos sócios. Como se deve proceder para escolher sócios? Há dois cuidados preventivos a tomar em relação a essa escolha.

O primeiro é a complementariedade de habilidades. Se você é muito forte tecnicamente, mas precisa vender e esta não é uma habilidade que você possua, trazer alguém com um perfil mais comercial e em quem você confie aumenta as chances de sucesso.

O segundo ponto é a questão do estilo da pessoa, valores culturais e ética de trabalho. É muito importante haver esse alinhamento para aumentar as chances de sucesso ao criar um novo negócio.

Finalmente, antes de adentrarmos de fato na gestão financeira e nos principais aspectos que você deve observar como pessoa empreendedora, temos algumas dicas para quem está empreendendo.

Primeiramente, a escolha do mercado é fundamental. É importante escolher um bom mercado de atuação, preferencialmente com pouca concorrência, em fase de crescimento, inovador, novo ou que tenha altas margens. Ou seja, um mercado onde você possa defender seu preço de venda. É muito comum vermos equipes talentosas em mercados ruins e, invariavelmente, a empresa acaba naufragando.

Pensar nas vendas desde o início é essencial, especialmente para fundadores com perfil mais técnico, que muitas vezes se refugiam em sua zona de conforto, que é desenvolver o produto.

Frases como "não estou vendendo muito porque ainda não está pronto" são típicas devido à síndrome do impostor ou crenças autolimitantes. Esse tipo de pensamento deve ser combatido, pois quem vai determinar de maneira mais assertiva o seu roadmap de produto é o seu cliente, especialmente o cliente pagante.

Menos foco no produto e mais foco no que o cliente quer é essencial para ter a clareza de que a verdade está com seu cliente, não com o que você acredita ser o problema dele.

Isso pode parecer óbvio, mas especialmente para fundadores com perfil mais técnico, está longe de ser óbvio. Vemos frequentemente fundadores cujo produto acaba se tornando uma solução à procura de um problema.

A maneira de resolver isso é ouvir de maneira praticamente obsessiva a sua clientela. No início, é essencial definir o menor grupo possível e as características da persona que está extraindo mais valor do seu produto naquele momento.

A partir do feedback dessa clientela altamente engajada, aquela para a qual é mais fácil vender, você deve iterar e desenvolver seu produto.

Essas são recomendações básicas que se aplicam a vários modelos de negócio e que amenizam alguns dos riscos de criar algo que não prospere pelo caminho.

Dito isso, na próxima aula vamos falar um pouco de gestão financeira, entrando nos diferentes relatórios e indicadores.

Até lá!

Sobre o curso Gestão financeira: administre suas finanças na prática

O curso Gestão financeira: administre suas finanças na prática possui 71 minutos de vídeos, em um total de 27 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Startups e Empreendedorismo em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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