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Ilustração 3D com Softimage parte 2: Esqueleto, materiais e ambientação

Curso online de Ilustração 3D com Softimage parte 2: Esqueleto, materiais e ambientação

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  • Modele uma personagem humanóide completa
  • Crie materiais transparentes e reflexivos
  • Aplique um esqueleto humano com controladores avançados
  • Aprenda a aplicar deformações e definir uma pose
  • Utilize iluminação por imagem com radiosidade
  • 10h para conclusão
  • 65 atividades
  • 225 minutos de videos

Curso Ilustração 3D com Softimage parte 2: Esqueleto, materiais e ambientação

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Público alvo

Profissionais criativos que desejam entrar no mercado de 3D, animação, jogos e realidade virtual.

Nível de Dificuldade

Básico

Instrutores

  • Vinicius Vinci

    Conhecido artista no mercado de rendering e 3D, você certamente já viu um filme com suas criações!

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Conteúdo Detalhado

  1. Layout e primeiro material

    • materiais compartilhados
    • alterando layout das vistas
    • atualização manual para render de região
  2. Modelagem sobre referência

    • editando sliders simultaneamente
    • modos de cor RGB e HLS
    • diferença entre shaders Blinn e Cook-Torrance
    • aspereza do shader (roughness)
  3. Mapa de atalhos e união de partes

    • filtro ilha de polígonos (polygon island)
    • grupos de polígonos (clusters)
    • adicionando polígonos em clusters existentes
  4. Luvas e bordas da camiseta

    • encolhendo seleção (shrink)
    • transparência nas vistas
    • expandindo seleção (grow)
  5. Barriga, rosto e pés

    • isolando objeto (isolate)
    • removendo polígonos do cluster
    • cluster sem material
  6. Guia para esqueleto e grupos

    • criando grupo de objetos (group)
    • unindo objetos e copiando materiais (merge)
    • guia para esqueleto (biped guide)
  7. Posicionando guia de esqueleto (Biped Guide)

    • modo de raio-x (x-ray mode)
    • eixos fixos para ajuste em perspectiva
    • posicionamento de guias
  8. Gerando Rig (esqueleto com controladores) a partir do guia

    • importando guia de esqueleto
    • criando Rig a partir do guia
    • associando pontos da pele aos ossos (envelope)
  9. Ajuste de influência do esqueleto sobre pontos

    • resetando transformações
    • seleção de pontos adjacentes
    • filtro de seleção para esqueleto
  10. Orelhas, criação de esqueleto manual e hierarquia

    • incluindo objetos sob hierarquia (parent)
    • editando efeitos sobre mapa de textura
    • criando esqueleto manualmente (Draw 2D chain)
    • duplicando corrente e preservando envelope
  11. Editor de textura e subprojeção

    • mix de materiais
    • modo de visualização (texture decal)
    • editor de texturas
    • subprojeção de texturas
  12. Congelando modelos com envelope

    • seleção de ilha no editor de textura
    • mostrar apenas seleção no editor de textura
    • congelando texturas sem perder envelope (Freeze M)
    • reorganizando árvore de render
  13. Cenário, Sol, Céu e Terra

    • projeção planar XZ
    • repetição de textura (tile)
    • relevo (bump)
    • imagem de fundo (2d_background_pic)
    • posicionamento de luz spot pela vista
  14. Pose, Rig e Controladores

    • posicionamento e aspecto da câmera
    • gravando posicionamento da vista
    • aramado sobre sombreado (modo de visualização)
    • controladores de joelho e cotovelo (rig)
  15. Gravando imagem de comparação de render

    • ângulo do cone de abertura da luz spot (cone angle)
    • duplicando modelos como instâncias (instantiate)
    • gravando imagem de comparação (region)
    • alternando entre render atual e anterior
  16. Iluminação e parâmetros do render final

    • contraluz
    • luz de preenchimento
    • iluminando com imagem esférica
    • render final e saída

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