Primeiras aulas do curso ZBrush: Pensamento criativo para escultura

ZBrush: Pensamento criativo para escultura

Esculpindo o torso - Introdução

Eu sou o Daniel da Costa e trabalho como 3D character artist, ou seja, sou especializado na criação de personagens 3D. Sejam muito bem-vindos a mais um curso da Alura. Esse é nosso terceiro curso da série Pinsir. Ele tem um ponto diferencial dos demais, porque nele vamos trabalhar muito a forma criativa. Ou seja, não vamos focar tanto nas ferramentas, mas sim em como utilizar elementos reais dos concepts e transferir para o modelo.

Eu preciso que vocês tenham muito bem definidas todas as etapas, desde o curso do box modeling para o ZBrush, nosso curso das spheres, do nosso curso guide line. Que vocês tenham feito esses cursos e dominado bem.

Caso você tenha caído aqui de paraquedas, recomendo que você vá para o nosso primeiro curso, assista e depois volte.

Vamos trabalhar com referências, como já falei. Isso é muito bacana, porque em cada capítulo vamos ver uma referência diferente. Um aspecto bem legal de falar no início é a deformação que temos no besouro de metal. Pegamos essa deformação e aplicamos na parte da estrutura do torso do nosso personagem.

Também é importante ressaltar que iremos trabalhar com vídeos sem timelapse. Veremos um vídeo mais acelerado, em que vou comentar em cima e dar exemplificações. Também seremos introduzidos à parte de arquivos .zpr, ou seja, arquivos que contenham informações da escultura. Eles gravam todas as informações que utilizamos no objeto. Vocês terão acesso a esses arquivos, às referências e aos vídeos sem timelapse.

Iremos fazer várias analogias com criaturas, animais reais, como tubarões, que utilizamos para criar os dentes do personagem. Também trabalharemos com a presa do elefante, do chifre do rinoceronte. É um curso muito bacana, cujo foco principal não é nem o projeto, mas sim elevar a forma criativa. De nada adianta saber todas as ferramentas se eu não saber utilizar ao meu favor. Olhar uma referência e recriar elementos dela no meu modelo.

Espero que vocês gostem. Qualquer dúvida, postem no fórum ou entrem em contato comigo pelo Facebook, que estarei totalmente disponível a ajudá-los. Sem mais enrolação, vamos iniciar o curso.

Esculpindo o torso - Workflow do curso

Sejam bem-vindos. Neste vídeo, vou falar um pouco sobre como vai funcionar a metodologia deste curso da parte final da escultura do nosso Pinsir. Nós vimos desde a parte inicial, onde trabalhamos com esferas, a funcionalidade delas, a como blocar até chegar em um formato legal. Depois convertemos para uma mecha básica. Fomos para nossa guide line, o estágio em que definimos a estrutura, a silhueta como um todo, e já fizemos um pré-processo da funcionalidade do personagem.

No último curso, vamos ver como foram desenvolvidas as nuances do Pokémon, como elas foram adicionadas, qual a forma correta, a interpretação que utilizei, que referências utilizei. A questão dos brushs não muda muito, porém o grande segredo é a forma de pensar. Eu vou mostrar como eu penso quando desenvolvo algo do tipo, como faço essas adaptações do concept. Vou falar quais referências eu utilizei, quais combinações de brush. Vou mostrar como os detalhes maiores foram feitos. E vocês terão o vídeo do processo todo disponibilizado para download, sem timelapse e sem narração.

É legal vocês utilizarem o VLC. Com esse programa gratuito, vocês conseguem aumentar a velocidade da reprodução. Quero que vocês tenham acesso ao processo inteiro.

Além disso, em algumas etapas, como nas pernas, no pé, nos chifres, vamos ter os arquivos de file, em que conseguiremos ver todo o processo. Vou disponibilizar esse arquivo para vocês.

Vai funcionar dessa maneira. Vocês terão os vídeos de acesso. Vou guiar vocês com os brushs que utilizei, a forma de pensar. Os concepts também para cada parte. Por exemplo, a parte dos dentes, o motivo de utilizar o tubarão. Esse é o momento em que ultrapassamos o lado profissional. Não basta saber utilizar o brush, porque além disso, tenho que saber como chegar a uma forma agradável, a fazer a interpretação de algo real e aplicar no projeto utilizando as combinações de brush.

O foco do curso vai ser como pensar diferente, como um artista. Não adianta mostrar o processo todo sem mostrar a forma criativa, porque a ferramenta é algo importante, mas se você não souber a forma correta de pensar, você não conseguirá fazer as coisas. Muitas pessoas chegam nesse estágio e não conseguem progredir, porque os detalhes precisam de mais do que só saber as ferramentas.

Vou disponibilizar arquivos para vocês, vídeos do processo inteiro. O foco do projeto todo foi a escultura. E para que vocês comecem a ter liberdade criativa, em conjunto com saber utilizar a ferramenta.

A partir do próximo vídeo vamos falar do processo do personagem, começando pelo torso.

Esculpindo o torso - Forma de pensar

Nesta aula, vamos ver o processo que utilizei para fazer a adaptação do nosso concept para o torso do personagem. Algumas alterações que eu fiz foi mudar a cor branca para algo mais escuro. Caso necessário, também mudo a direção da luz.

Antes de tudo, quero que vocês tirem da mente que seu personagem tem que ficar igual ao meu. Este é um curso de interpretação. Quero levar vocês a pensar, não a copiarem o que estou fazendo.

A primeira coisa que eu fiz foi pegar o concept do personagem e jogar do lado. Fiquei um tempo pensando em como criar o torso, com o que ele parece. O Pokémon é um inseto, então pensei em procurar algo relacionado. Baixei algumas imagens. Peguei a imagem de um inseto de metal e me baseei nela.

Esse inseto tem um amassado no casco que podemos utilizar. Vou demonstrar na perna do personagem. Utilizei o brush standart. Sempre crie uma layer para testar. Com o alt pressionado, dei pinceladas, nunca de forma contínua. Criei o aspecto, ainda mantendo o aspecto de algo orgânico.

Posso clicar no olho para ver como estava antes e como ficou. Foi desse modo que fiz o casco. Por isso a utilização de referência é muito importante.

Além de pensar que meu personagem é um inseto, eu queria algo a mais. Meu personagem lembra um caranguejo, então também peguei uma imagem que eu poderia utilizar. O caranguejo tem algumas formações ondulosas com nuances que podemos colocar no nosso personagem, deixando-o com um aspecto mais bonito, sem mistério nenhum.

Esse é o segredo. Vocês têm que quebrar o efeito de plástico.

Eu comecei com o personagem liso. Isso porque se eu quisesse adicionar mais informações depois de já ter feito algo, ficaria estranho. Não é legal. Por isso, antes de começar, em deformation, polish, comecei a deixar a malha mais lisa. Feito isso, fui em geometry, dynamash em 128, criei uma máscara, soltei e cliquei em dynamash.

Nós veremos na próxima aula como as regiões das marcações do torso foram feitas. Quero que vocês façam isso, peguem o torço, deixem liso. A partir daí vamos criar as marcações novamente.

Sobre o curso ZBrush: Pensamento criativo para escultura

O curso ZBrush: Pensamento criativo para escultura possui 291 minutos de vídeos, em um total de 46 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de 3D em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

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