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Primeiras aulas do curso UX Strategy: divergindo e afunilando ideias

UX Strategy: divergindo e afunilando ideias

Tendo uma estratégia - Introdução

Neste curso abordaremos um pouco da estratégia de UX: como temos ideias? Como escolhemos, dentre as opções disponíveis? Em resumo, descobriremos como melhorar nossas escolhas na hora de criar um aplicativo, site, produto ou serviço. Antes de iniciar, é recomendável que você faça o curso UX: o que é experiência de usuário.

Nosso objetivo principal será criar um aplicativo que ajude viajantes a encontrarem companhia, independente do destino da viagem. Algumas funcionalidades previamente pensadas são:

A partir destes pontos já é possível esboçar alguns sketches. Acrescentaremos um logo, um campo de busca, botões, e assim por diante. Planejamos três telas:

Agora, além de criarmos os esboços nós também já montamos as telas utilizando o Photoshop, já contratamos um desenvolvedor, criamos uma propaganda para o aplicativo, lançaremos ele na App Store.

Diante de todas essas circunstâncias observe o que aconteceu:

gráfico com título "Downloads do app Viajantes" que começa com 10 downloads em Abril de 2016, e vai diminuindo até chegar a 0 em Setembro do mesmo ano

Nosso aplicativo teve um pico de usuários de dez pessoas e, depois, esse número reduziu até zerar. Por que isso aconteceu com o aplicativo de viajantes?

Isso aconteceu porque às vezes o processo de UX é ignorado, e os profissionais seguem diretamente para o Design.

Outra abordagem para lidar com aplicativos é pensar mais e melhor na estratégia, assim, em vez de começarmos a elaborar diversas funcionalidades, vamos refletir: realmente faz sentido implementar todas elas?

Pensar mais antes de agir é interessante, pois nos tornamos mais assertivos! A estratégia nos direciona a entender com mais clareza sobre quais são os nossos reais objetivos.

Neste curso de UX Strategy, falaremos sobre estratégia voltada para experiência dos usuários, veremos diversos ferramentas como: persona, proto persona, value propositions canvas, 360 view, pesquisas e exercícios. Esse curso será focado na parte mais abstrata da UX Strategy, como em levantamento de requisitos, priorização e organização de ideias!

Não abordaremos os assuntos Design, prototipação ou testes de usabilidade.

Tendo uma estratégia - O que é estratégia?

Antes de definir o que é estratégia, vamos nos perguntar: o que vamos ter no aplicativo?

Basicamente, o problema que o aplicativo buscará resolver é:

Encontrar companhia para viajar

É comum que pessoas interessadas em viajar não queiram fazê-lo sozinhas, então o aplicativo espera conseguir ajudar esses usuários. Faremos um breve levantamento das ideias que seriam interessantes para o aplicativo:

Imagine todas essas ideias escritas em post its. Voltaremos nisso mais adiante!

Observe a quantidade de ideias que já foram pensadas. Com elas, normalmente criaríamos uma documentação do nosso projeto. Assim, quando alguém novo entrar na equipe, ele terá como se inteirar sobre o projeto. Entretanto, é difícil imaginar que o novo membro vai ler toda a documentação. Seria mais fácil lembrar de todas as informações por meio de textos ou imagens! O aspecto visual é mais facilmente memorizado que um textual, e normalmente nosso cérebro funciona dessa maneira.

Comunicar visualmente equivale ao conceito de Kanban, algo que foi abordado no curso de UX Básico.

Para relembrar: kanban significa se comunicar visualmente.

Assim, como podemos pegar todas as ideias anotadas em post its e torná-las de fato memoráveis? Torná-las algo visível para todo o time de uma empresa? Veremos isso na sequência.

Divergindo ideias - Viabilidade, Capacidade e Desejabilidade

Já pensamos em diversas ideias e funcionalidades para a nossa aplicação. Lembra-se que pensamos em todas elas como se estivessem escritas em um post it?

post its com sugestões de pautas e ideias, o brainstorming

Vamos pensar inicialmente na funcionalidade do chat: o que é necessário para criar um chat? Um layout no Photoshop, desenvolvido pelo front-end e pelo back-end. Caso não tenhamos na equipe pessoas capazes de desenvolver essas etapas, será preciso contratar alguém, um desenvolvedor que saiba lidar com a linguagem de programação necessária. Mas para contratar alguém, é preciso despender certa quantia de dinheiro.

Assim, um dos aspectos necessários de serem refletidos no momento em que um projeto estiver sendo executado é a questão monetária; é preciso pensar na rentabilidade do aplicativo. Quando pensamos em criar banners, em construir parcerias com hotéis ou sites, nós estamos pensando em viabilidade.

Em relação à parceria com hotéis, por exemplo, a comissão é interessante, trata-se de um valor pré determinado para o aplicativo quando seus usuários se hospedarem em um hotel parceiro. Outra estratégia é o acréscimo de banners na aplicação, o que é ótimo para viabilizar um projeto.

Sobre essa questão, é importante nos perguntarmos o porquê da existência de uma extensão do Chrome e do Firefox para bloqueá-los. Se essa opção existe, significa que o excesso de banners pode ser ruim ao usuário.

Temos que pensar sempre no usuário, e não apenas nas regras do negócio ou no que o cliente deseja. O papel de um UX designer é realmente refletir e defender o usuário no dia a dia e na empresa. É importante que ele entre na loja e deseje possuir o aplicativo de verdade, não importando se este deverá ser pago ou não, ou se terá banner, ou não.

Um exemplo é o Waze, aplicativo muito utilizado para escapar do trânsito. Por que será que ele acabou fazendo tanto sucesso? Ele correspondeu às necessidades do usuário. Ninguém aguenta mais trânsito! O Waze possui diversas parcerias, banners, pop ups que, inclusive, podem incomodar alguns usuários. Entretanto, nós ainda somos dependentes dele.

Qual era mesmo o mote do nosso aplicativo?

Encontrar companhia para viajar

Para uma pessoa que viaja, o que será que é necessário que o aplicativo tenha? O que realmente irá ajudar nesse problema? Se o problema é arrumar companhia, podemos pensar em pessoas, na internet... Que tal uma rede social? Uma espécie de Facebook dentro do nosso aplicativo...?

Outro ponto que podemos pensar é que o aplicativo será de graça. E que além disso ele também seja multiplataforma. Não queremos excluir um usuário devido a seu Windows Phone simplesmente por seu mercado ser mais restrito. Portanto, a ideia de termos um aplicativo que seja multiplataforma, serve para abarcarmos todos os usuários e plataformas.

Queremos que o aplicativo tenha algum tipo de interação com um relógio inteligente, resultando em um smartwatch. Outro fator interessante seria a criação de um chat, para que o usuário consiga conversar com outros, uma vez que, já que pensamos em rede social, é preciso pensar que os usuários irão de fato conversar entre si.

Como o usuário do aplicativo está em busca de companhia para viajar, podemos pensar onde ele irá salvar os dados das pessoas com quem conversa - poderia ser na nuvem, o que é interessante, pois o usuário pode acabar perdendo seu celular e, nesse caso, seus dados continuariam existindo.

Ou seja, tudo isso que foi mencionando são aspectos vantajosos para o usuário. Ouvir o usuário é algo tão bacana que a própria Alura faz isso: no rodapé do nosso site existe a opção do usuário sugerir uma funcionalidade ou até mesmo um curso. Observe:

  1. Opção de sugerir um curso

página de UserReport com botão "Criar Sugestão", e várias sugestões, como C++, AWS, Big Data, com quantidade de votos e opção de comentários

  1. Opção de sugerir funcionalidades para o curso

página de UserReport com botão "Criar sugestão", como aplicação mobile, certificado por trilha, PDFs do curso, entre outros, com quantidade de votos e opção de comentários

Essas são estratégias que irão gerar valor para o usuário de acordo com o que ele necessita. Essa questão de realmente pensarmos no que o usuário quer ou gostaria, implica em desejabilidade. Esse mecanismo de sugestões que se adotou é um meio de verificar os desejos do usuário e tornar o serviço oferecido realmente mais desejável.

Na Alura não temos um servidor próprio, e nesse caso temos que hospedá-lo em algum lugar. Vamos pensar em um caso hipotético, digamos que temos uma determinada plataforma em nosso aplicativo e que ela comece a crescer, tanto que isso ocasiona em um gargalo de performance. Isso acaba fazendo com que nosso aplicativo caia para todos os usuários devido ao pico de acesso. Nessa situação é como se nós estivéssemos utilizando o plano com 256 MB de memória e 10 GB de espaço para o site.

Como o aplicativo está crescendo, é preciso usar um servidor maior, com mais memória. Para isto, sabemos que precisaremos gastar mais dinheiro. Devido ao crescimento da demanda, é preciso contratar um servidor um pouco maior e melhor. Outra questão - se desejamos contratar um brand designer, responsável por nosso marketing, será que ele já possui os equipamentos ou dispositivos necessário para o trabalho?

É necessário certa previsão do que pode ser necessário. Por exemplo, tendo em nosso time desenvolvedores front-end, será que existe a quantidade suficiente de computadores? Será que mais computadores são necessários? É preciso pensar em tudo o que necessitamos, e isso se alonga para cadeiras, mesas...

Sendo assim, estamos pensando em termos de capacidade, ou seja, se somos capazes de fazer aquilo ao qual nos propusemos, e é necessário pensar tanto nos objetos físicos quanto na equipe. Lembrando que recursos não são a mesma coisa que pessoas!

O que vimos?

triângulo equilátero em que cada lados contém um destes termos: "viabilidade", "capacidade" e "desejabilidade"

Sobre o curso UX Strategy: divergindo e afunilando ideias

O curso UX Strategy: divergindo e afunilando ideias possui 293 minutos de vídeos, em um total de 94 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX - User Experience em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

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