Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UI Design > Conteúdos de UI Design > Primeiras aulas do curso UX: metodologias práticas para designers

UX: metodologias práticas para designers

Contexto - Introdução

Boas vindas a mais um curso da Alura! Sou André Lisboa e sou designer focado em produtos digitais, o que significa que em meu dia a dia participo da criação de projetos desde a sua concepção até finalização.

Este curso visa pessoas que já conhecem o design de interface, mas não consegue estabelecer um diálogo satisfatório com o usuário por meio dos produtos que desenvolve.

Sabemos que muitas vezes as empresas não possuem tempo ou recurso para realizar testes de usabilidiade, então este curso vem apresentar maneiras otimizadas para realização de testes de otimização e aplicar metodologias de UX em nosso dia a dia.

O curso é bastante focado na parte prática, embora tenhamos alguns capítulos teóricos. O curso foi dividido em cinco aulas, que estão organizadas na seguinte maneira.

1. Contexto

Aprenderemos a definir estratégias para nortear o projeto e entender um pouco sobre o mercado de atuação e o modelo de negócio da empresa que atuamos.

2. Usuários

Como podemos conhecer o usuário que utilizará nosso produto? Estudaremos métodos de pesquisa diferentes, sejam eles generativos e avaliadores. Nos prepararemos para realizar uma entrevista presencial com o usuário e como devemos conduzi-la.

3. Desenvolvimento

Coletaremos todas as análises resultantes das entrevistas com o usuário e definiremos qual o rumo do projeto. Posteriormente, estudaremos o conceito de MVP e então como aplicá-lo. Por fim, desenvolveremos o produto que elaboramos por meio das pesquisas. Utilizaremos o programa Figma para elaborar a interface com base em algumas telas já prontas para inserirmos uma nova funcionalidade.

O aplicativo que trabalharemos neste curso conecta vendedores de produtos orgânicos e possiveis clientes. Nosso trabalho será criar um fluxo de pagamento para este aplicativo.

4. Métodos avaliadores

Aprenderemos sobre métodos de pesquisa que são realizados em fases mais avançadas do projeto. Prototiparemos nosso arquivo no Figma, e nos prepararemos para aplicação da avaliação. Ao final, analisaremos os resultados obtidos, e para isso utilizaremos a plataforma Maze.

5. Finalização

Realizaremos o handoff, isto é, entregar os arquivos desenvolvidos dentro do Figma para o desenvolvedor e melhoraremos o produto. Enquanto a implementação do aplicativo é realizada, já prepararemos a página de uma próxima melhoria.

Vamos começar?

Contexto - Overview

Nesta aula, veremos um breve resumo sobre tudo que aprenderemos ao longo do curso. Já mencionamos que teremos 5 capítulos principais, vejamos cada um eles com mais detalhes.

1. Contexto

Neste primeiro capítulo entenderemos como se define uma estratégia de projeto para um produto digital. Parecisamos conhecer o mercado, o negócio e o usuário.

2. Usuários

Entenderemos qual a importância de conhecer o usuário do nosso produto, e estudar o conceito de "empatia".

"Tendemos a projetar nossa racionalidade e nossas crenças na racionalidade e nas crenças dos outros".

Estudaremos métodos generativos e avaliadores e os aplicaremos. A partir das análises obtidas iremos de fato trabalhar no desenvolvimento do produto e então testaremos novamente seu desempenho.

Preparemos os testes e conduziremos entrevistas com o usuário a fim de obter um feedback mais preciso sobre o resultado do projeto.

3. Desenvolvimento

O terceiro capítulo será de fato o desenvolvimento da aplicação, e com base nos dados obtidos por meio das pesquisas realizadas, nortearemos o projeto. É neste capítulo que conheceremos o conceito de MVP, e então aplicá-lo. Construiremos nosso próprio fluxo de pagamento dentro do Figma.

4. Métodos avaliadores

Neste capítulo, prototiparemos todas as telas criadas dentro do Figma e nos preparemos para os métodos avaliadores. Para esta etapa contaremos com a participação dos usuários de maneira on-line por meio de algumas ferramentas específicas que serão devidamente apresentadas. Por fim, realizaremos a análise dos dados coletados.

5. Finalização

No capítulo final, realizaremos o handoff, isto é, assegurar que o designer tenha uma comunicação alinhada com o desenvolvedor do sistema. Aprenderemos a enviar nossos arquivos de maneira otimizada. Enquanto o desenvolvedor trabalha na implementação do sistema, iremos dar início a uma nova feature, afinal o conceito do MVP é justamente os ciclos de melhoria de um produto que possui o mínimo funcional.

Contexto - Estratégia

Nesta aula, nos debruçaremos sobre a estratégia do nosso projeto. É muito importante sabermos o objetivo do nosso trabalho, ele pode ser aumentar os lucros da empresa, diminuir custos operacionais ou se reposicionar no mercado. A estratégia é o roteiro que seguiremos para alcançar um determinado objetivo, em suma, trata-se de um plano.

Vejamos estas duas palavras: plano e objetivo. Um plano é algo mais palpável, conseguimos notar sua existência, como uma nova plataforma focada em venda ou melhorar o fluxo de pagamento em um site. Ambos os planos possuem o mesmo objetivo: aumentar as vendas do negócio. Podemos definir um objetivo como algo que pode ser mensurado numericamente.

Mas como podemos definir uma boa estratégia? Existem três passos principais para isso:

1. Entender o mercado

Precisamos conhecer nossos competidores, tendências e tecnologias disponíveis para o ramo que iremos atuar. Precisamos conhecer os comportamentos do mercado e inserir o produto que desenvolvemos da melhor maneira o possível.

2. Entendermos o negócio

É de suma importância conhecermos a empresa que estamos trabalhando, isto é, seus objetivos de negócio e valores da marca, assim como desafios passados e contexto atual.

3. Entender o usuário

Etapa crucial da nossa estratégia é conhecer os consumidores do nosso produto, a fim de oferecer a melhor experiência possível. Precisamos conhecer os problemas, expectativas e aspirações de quem utilizará esse produto digital específico.

Sobre o curso UX: metodologias práticas para designers

O curso UX: metodologias práticas para designers possui 176 minutos de vídeos, em um total de 46 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UI Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UI Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas