Seja bem-vindo ao Curso UX Produto. O curso tem como objetivo mostrar como identificar os pontos que podem ser melhorado na experiência do usuário, consumidor do seu produto/serviço. Se você melhora o seu produto, melhora a sua empresa e todos se beneficiarão.
Apresentaremos a Hotjar, uma ferramenta de monitoramento que analisa os mapas de calor do seu site, como o usuário se comporta ao preencher um formulário... Veremos também a relevância de pegar o feedback do usuário, por exemplo, a pontuação de um aplicativo. Por que é interessante ter esse tipo de informação? Trata-se apenas de um moda ou terá algum intuito? Veremos como tudo tem um intuito.
Falaremos também sobre teste de usabilidade. Por que é tão importante validarmos uma ideia? Será que como UXer, consigo pensar como um usuário?
No curso, abordaremos ainda questões de acessibilidade e como fazer um bom aproveitamento de um orçamento enxuto.
Vamos dar uma olhadinha na plataforma da MusicDot, que oferece cursos como a Alura, porém voltadas para música. Encontraremos lá cursos de teclado, piano, violão e até de canto. A MusicDot será o nosso cliente.
O dono da empresa explicou que eles investiram alto em um vídeo institucional, mas ele não está sendo assistido pelos usuários. Primeiramente, vamos analisar em que lugar da página está o vídeo.
Para chegar até o vídeo, tivemos que dar um scroll na página (descer a barra de rolagem). Talvez, este seja um dos fatores que esteja dificultando a visualização. Será que o usuário está realizando a ação de descer a barra de rolagem? Ou será que ele acessa diretamente os links iniciais da home?
Existe uma maneira de descobrir como o usuário está navegando na nossa página. Uma forma bem trabalhosa seria contratar pessoas que observassem o acesso dos usuários em sua casas... Mas esta não é uma opção viável! Por isso, temos ferramentas de monitoramento como o Hotjar.
Você consegue criar facilmente uma conta, sem grande burocracia. Após criarmos uma conta, faremos o login e acessaremos um painel de controle. Nosso objetivo com a ferramenta é identificar se o usuário está fazendo o scroll na página. Dentro do Hotjar, encontramos diversas ferramentas que irão nos auxiliar a ver o mapa de calor do site.
Começaremos clicando em "Heatmaps", e depois, em "View Heatmap", localizado na parte inferior da página. A análise do site do MusicDot começou no dia 22 de setembro de 2016. Na página seguinte, clicaremos na opção do menu "Scroll".
Agora, conseguimos ver o mapa de calor considerando o Scroll.
De acordo com o mapa, aproximadamente 3%
dos usuários estão entrando no site sem rolar a página. Vamos ver o acesso até a parte em está o vídeo institucional:
Segundo o mapa, cerca de 70%
dos usuário estão saindo da página antes de chegarem no vídeo. Ou seja, só 30%
chegam até o ponto em que poderiam assisti-lo. Se nosso objetivo é fazer com o que o vídeo seja mais visualizado, uma solução é movê-lo mais para cima adicionando um bom destaque.
A parte do "Heatmap do Hotjar", indica os pontos em que os usuários deixam a página da MusicDot, por exemplo, vamos ver a porcentagem de usuários que chegam até o rodapé:
Aproximadamente 10%
dos usuários chegam até o rodapé e uma porcentagem semelhante chega aos depoimentos. Parece óbvio disponibilizar os itens mais importantes logo no começo da página. É comum termos dificuldade em disponibilizar o conteúdo de acordo com sua prioridade e a parte de arquitetura de informação - levando em consideração o objetivo do usuário e do negócio - acaba sendo descuidada.
Como criaremos o mapa de calor utilizando o Hotjar? Como instalaremos o Hotjar no nosso site? Se você já trabalha com Front-end ou Back-end, vai achar a tarefa bem simples. Mesmo se não lidar com código, também achará simples.
Começaremos clicando em "Heatmaps" e depois no botão "Tracking Active", localizado na parte superior à direita.
Em uma nova janela, vamos visualizar o código de rastreamento que devemos incluir.
Após copiá-lo, devemos colar o código no <head>
da nossa página. Veremos onde colocamos o trecho referente no código da página do MusicDot:
Dentro do código-fonte do MusicDot, encontraremos a tag <head>
, nesta adicionamos o trecho do hotjar
. Geralmente, no JavaScript, é uma boa prática adicionar no fim. Mas o Hotjar nos recomenda adicionar na parte superior. Após a inclusão, veremos como criar o mapa de calor.
Na seção "Heatmaps", clicaremos no botão verde "New Heatmap", bastante chamativo.
Em seguida, selecionaremos a conta Basic. Com ela, o Hotjar usará 1000 visualizações para gerar o mapa de calor. No nosso caso, criaremos o mapa de calor da página de "Contato". Escolheremos um nome para o mapa, além de adicionarmos a URL exata do link. Teremos ainda a possibilidade de acessarmos as opções avançadas, nas quais podemos definir os elementos que não devem ser incluídos na análise, por exemplo, o rodapé. Entretanto, nosso desejo é que o mapa inclua todos. No fim, clicaremos no botão "Create Heatmap", no canto inferior.
Um pop-up será exibido, nos informando que o mapa foi criado. Assim, nós já conseguiremos ver o mapa "Contato" listado na seção "Heatmaps".
Quando o número de PageViews chegar a 1000, ele irá parar a análise por ter atingido o limite da conta. Note como foi simples criar um heatmap. Outra ferramenta interessante que o Hotjar oferece é a análise do mapa de calor pelos cliques do usuário.
Vemos que o mapa nos indica uma grande incidência no botão de "login". Se ele é clicado com tanta frequência, para melhorar a experiência do usuário, seria interessante aumentar o tamanho do botão. Poderíamos pensar também que devemos dar destaque para o botão "Matricule-se". Mas será que vale a pena dar tanta atenção para esse botão call to action?
Observe que os usuários clicam bastante nos links das categorias dos cursos.
Vemos que os radio buttons também foram clicados, por isso, poderíamos aumentar o seu tamanho.
Percebemos também que a parte do telefone tem sido muito clicada, mas não temos um link nele associado que abra o aplicativo para ligações. O que poderia ser útil para quem está acessando o site de um celular. O Hotjar nos permite também criar um mapa de calor que analisa os movimentos do usuário na página.
O mapa nos confirma como os botões do canto superior direito são bastante utilizados. Existe a vantagem também de selecionar o tipo de dispositivo que queremos analisar: computador, tablet ou celular.
Caso seja preciso enviar os dados para alguém, temos a opção de fazer o download de um arquivo de imagem com todas as análises.
Vimos como é simples trabalhar com o Hotjar para verificar as ações realizadas pelo usuário em uma página.
O curso UX Produto: monitore, mensure e teste o seu projeto possui 97 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.
Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.
Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.
Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.
Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.
Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.
Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.
Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.
Acesso completo
durante 1 ano
Estude 24h/dia
onde e quando quiser
Novos cursos
todas as semanas