Primeiras aulas do curso SharePoint: Conhecendo o ambiente e facilidades

SharePoint: Conhecendo o ambiente e facilidades

Conceitos chave - Introdução

Bem-vindos ao nosso curso de Sharepoint. É aqui que vamos conhecer o ambiente, mostrar as facilidades dessa poderosíssima ferramenta. E eu convido vocês a virem nessa jornada com a gente. Eu garanto que vocês vão sair daqui vislumbrados e completamente motivados a explorar cada vez mais essa plataforma, esse software da Microsoft que é muito amigável. Vou desmistificar com vocês a complexidade do uso dele.

O grande objetivo é proporcionar ao aluno a compreensão adequada do Sharepoint, visando a melhoria dos processos, tanto na sua empresa quanto no seu negócio, no seu dia a dia. Nosso público alvo são analistas de processos, todo mundo que trabalha no escritório de processos ou projetos, gerentes de projeto, mas também para operações, analistas. E o grande ponto é que precisamos só do conhecimento básico do Office 365, que a grande maioria do pessoal tem, e se não tem vamos conseguir mostrar para vocês que a ferramenta é muito fácil de mexer, amigável.

Iremos ver os conceitos chave na primeira aula, uma imersão no Sharepoint, mostrar a infraestrutura do site. Na segunda aula, vamos trabalhar com uma arquitetura da solução, conhecendo um pouco da base do Sharepoint, como ele funciona, vamos conseguir trabalhar com um conjunto de sites, listas, campos, visão de listas, subsites, colunas, tipos de conteúdo.

Na aula três, vamos gerar objetos para a nossa solução. Vamos já incrementar a base construída na aula dois. Ou seja, trabalhar com compartilhamento, permissões, acessórios, aprender a configurar campos. Trabalhar com biblioteca de documentos, revisão de documentos, como controlar isso de forma eficaz, evitando o envio e recebimento de e-mails, como acabar com o copia e cola de forma sustentável e excelência.

E na aula quatro os acabamentos finais da nossa solução. Como deixar a página amigável, atrativa. Vamos falar de página e web página. Vamos mostrar a central de ajuda da Microsoft, que vai acabar com suas dúvidas, resolver seus problemas. Vamos mostrar um caso de sucesso e no final vamos fazer uma conclusão do curso.

Nosso projeto de conclusão de curso é a estruturação do processo de negócios de uma loja de artigos. Uma loja nerd. Lá vamos estruturar uma série de processos, como controle de estoque, almoxarifado, controle de filiais, relatórios, visualizações, e vamos permitir mostrar como fazemos a interação dos usuários com a interface do Sharepoint.

Para você ficar tentado a continuar esse curso com a gente, vou mostrar uma prévia disso. Imagine que você tenha um site, que você consiga ter uma gestão de almoxarifado, com estoque, quantidade de retirada, estoque residual, data de entrada, cálculos, quantos dias foi retirado, preço, tipos de produto, tipo de filial, como gerenciar documentos da empresa de forma sustentável, modelos de documento, subsites, como colocar o logo. É uma série de etapas e configurações que conseguimos fazer.

Tenho certeza que você vai ficar motivado a entrar nisso. Vem com a gente nessa jornada, você não vai se arrepender, e garanto que você vai sair deste curso arrebentando, tanto no seu negócio, quanto na sua empresa, mostrando que você conhece o Sharepoint, que você não é um usuário simples. Você vai conseguir propor melhorias, mexer, editar, configurar. Espero vocês na próxima aula.

Conceitos chave - Visual geral do SharePoint

Estamos de volta na nossa aula 1, conceitos chave. Neste vídeo, vamos falar da imersão no Sharepoint. Vamos conhecer como ele avançou para a ferramenta que conhecemos, e de fato quais são as opções de aquisição que temos se quisermos sair daqui e adquirir uma licença.

O Sharepoint é uma plataforma de aplicações web da Microsoft com utilização principal de criações de portais e intranets empresariais. Diversos sites que vemos são oriundos do Sharepoint, foram desenvolvidos nele. Também é utilizado para gestão de conteúdo, gestão documental, portais colaborativos e publicação de aplicações web. É um canivete suíço para os nossos processos.

Se você tiver o Sharepoint 2000 até o Sharepoint online você consegue utilizar esses conhecimentos. Vemos o Sharepoint 2000, como era, com a configuração original. Na sequência, o Sharepoint 2013 já veio com essa cara que conhecemos, com uma barra lateral, com documentos, conteúdo do site, menu principal para editar listas, ajustes. Já está com a cara que vemos hoje em dia.

Depois, temos o Sharepoint 2016, que foi muito conhecimento pela barra preta. Já temos o hub, na esquerda superior, os sites mais frequentes. E de fato o Sharepoint online com as abas para configuração, para conseguir compartilhar a página, uma série de aplicações auxiliares, para você padronizar seu site, documentos recentes, etc. Já é a cara que vemos hoje do Sharepoint.

Temos planos de R$21,50, com 1TB de armazenamento, compartilhamento de arquivos, sincronização de cópias, intranets e portais, sites de comunicação, de equipe, conteúdo em bibliotecas e listas, e os principais serviços. Na sequência, temos os dispositivos móveis, suporte por telefone, web, e o licenciamento para uso comercial. Vemos uma série de opções com um primeiro plano.

Na sequência, o Sharepoint online plano 2, com armazenamento ilimitado, conteúdo em formato eletrônico, nota de auditoria, o DLP, que serve para identificar, monitorar e proteger informações confidenciais. Temos a entrada da lei geral de proteção de dados. Uma ferramenta de DLP é vital para o cenário que vai chegar no Brasil. O Sharepoint já providencia isso no plano 2. Nem estamos no plano mais avançado.

Já o plano enterprise E3 tem várias aplicações, e o preço é R$86,60. Contudo, você tem que fazer um compromisso anual. Temos hospedagem de e-mail empresarial, domínio de e-mail personalizado, versões de aplicativo do Office. Temos o OneNote, para registrar anotações. A licença cobre 5 computadores, 5 telefones e 5 tablets. Reuniões de videoconferência para até 250 pessoas e videoconferência via Skype para 10 mil pessoas.

Passei por cima de cada item. No site encontramos esses detalhamentos, comparativos, uma série de coisas. Outras opções são hubs para trabalhar em equipe, como a Microsoft Teams. Você consegue integrar uma série de aplicações para colaborar com o time. Processos corporativos automatizados, como o PowerApps, ferramenta para desenvolvimento de aplicativos, e o Microsoft Flow, que serve para automatizar processos.

O número máximo de usuários é ilimitado. Conseguimos ver a gama de opções que temos com esse plano. Quando começamos a usar todas as aplicações em conjunto, ganhamos nos processos, na produtividade. É isso que buscamos mostrar para vocês neste curso. Se conhecermos a base disso tudo, que é o Sharepoint, fica muito mais simples.

Espero vocês na próxima aula.

Conceitos chave - Infraestrutura do site

Neste vídeo, vamos comentar sobre a infraestrutura do site dentro do nosso curso de Sharepoint. Temos duas infraestruturas possíveis. Uma é a local, que basicamente os novos recursos e atualizações devem ser feitos manualmente. Você tem que ter diversos servidores. Minimamente um servidor com um banco de dados, um servidor com repositório de usuários, um com a aplicação. A aplicação local exige muito esforço de infraestrutura.

Do outro lado temos a aplicação online, com a infraestrutura fornecida. Nesse caso, você recebe os novos recursos da Microsoft sem precisar fazer atualizações de forma manual. O backup é feito regularmente. Assim não conseguimos dizer que o online é melhor que o local porque cada aplicação tem sua particularidade. Muitas vezes o local é utilizado quando se tem uma gestão de TI que quer que a manutenção fique na mão deles, ou se tem arquivos muito confidenciais. É uma escolha da empresa.

No nosso curso, as aulas servem para os dois cenários. Nós utilizaremos principalmente a opção online. Basicamente, tentamos resumir a estrutura para que entendamos de forma prática e simples. Temos o servidor Sharepoint, sendo Farm ou Cloud. O Farm seria a estrutura que explicamos. Abaixo, temos a aplicação web, que é aquela visualização em site que vemos no cenário Cloud. Se estivéssemos no cenário local, precisaríamos de uma equipe de infraestrutura para criar a aplicação web.

Depois, temos a coleção de sites, que vamos ver nas próximas aulas como criar. Então temos os sites, subsites, listas e biblioteca. Isso pode ser feito para múltiplos sites.

Os grandes motivadores de uso são a gestão de documentações de forma eletrônica e auditável. Consigo editar meu formulário com múltiplas equipes. Imagine você com um formulário de uma regra de negócios. Você vai conseguir fazer isso dentro do Sharepoint.

Na sequência, o conjunto de sites web de forma dinâmica. Múltiplos sites, múltiplos setores da empresa. Como toda a aplicação, temos que ter segurança. Conseguimos gerenciar quem acessa as aplicações, os nossos sites, os repositórios, e baseado nisso o que o perfil da pessoa pode fazer. E também o uso de formulários dinâmicos. Conseguimos editar, visualizar, tudo online, sem precisar mandar e-mail, consolidar planilha, etc. Otimizamos o tempo. Uma equipe pode estar editando algo e outra consegue visualizar.

Temos diversos casos de sucesso fora e no Brasil. Temos a Hershey, a Air Canada. Esses casos estão no site da Microsoft, com os relatos. Cada caso teve um cenário. No Brasil, temos a Gol. Veja o site e o poder que a ferramenta tem para desenvolvedores e usuários. Imagine como a empresa economizou. E já estamos estruturando todo o nosso conhecimento básico nessa primeira aula para que nas próximas consigamos mergulhar na prática do Sharepoint.

Sobre o curso SharePoint: Conhecendo o ambiente e facilidades

O curso SharePoint: Conhecendo o ambiente e facilidades possui 131 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Gestão Corporativa acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana