Primeiras aulas do curso Design: desenvolvendo o seu portfólio

Design: desenvolvendo o seu portfólio

O portfólio - Introdução

Olá, sejam bem-vindos a mais um curso, você já se perguntou como se apresentar no mercado? Seja você um designer, seja você um programador ou um gestor, como é que você consegue desenvolver a sua ferramenta e entregar para alguém para falar olha só, eu sou capaz de poder desenvolver aquilo que você quer.

É isso que nós vamos ver no curso de portfólio, nós vamos entender melhor quais as plataformas que nós temos para poder apresentar esse nosso material, quando é que eu devo apresentar a plataforma para design, quando eu devo apresentar uma plataforma para desenvolvimento 3D, quando eu devo apresentar para uma plataforma, por exemplo, que eu precise trabalhar com o código, afinal eu sou um desenvolvedor Front-end.

Então como é que eu consigo apresentar os meus projetos, como eu devo apresentar os meus projetos e porque que eu devo apresentar os meus projetos.

O curso de portfólio é muito amplo e se você for um gestor, se você trabalhar com marketing, se você trabalhar com design, trabalhar com programação, sempre vai ser importante que você entenda como se apresentar e qual a diferença de um currículo para um projeto que mostre o que você sabe, que é o portfólio.

O meu nome é Luiz Carlos, eu sou professor aqui na plataforma Alura, eu tenho certificados photoshop after effects e eu quero aconselhar vocês e trabalhar com vocês sobre todo esse universo do portfólio e como você consegue desenvolver, sejam muito bem-vindos e até o curso.

O portfólio - O que é um portfólio

Olá a todos, para nós conseguirmos iniciar um curso sobre portfólio é muito importante que nós interiorizemos o conceito do que é um portfólio, só que eu quero trazer algumas diferenciações para todo mundo para que você comece a compreender que não é apenas as definições simples que nós achamos na internet.

Tem aí atrás, por exemplo, as definições mais comuns que é uma coleção de todo o trabalho em andamento, é uma compilação dos materiais ou projetos desenvolvidos, uma lista dos melhores trabalhos, isso nós conseguimos achar em vários momentos diferentes quando você vai estudar sobre o portfólio e que todos se encaixam.

Se você é um designer é muito comum você ter escutado falar sobre isso e você falar beleza, eu vou apresentar os meus projetos e isso é o meu portfólio, se você não é um designer é muito comum você não ouvir falar sobre isso.

Nós temos que entender o seguinte, nós temos dentro da apresentação do profissional algumas etapas, quais são essas etapas?

O que todo mundo conhece é o currículo, o currículo o que que ele é? Ele apresenta exatamente o que você é capaz, então eu estudei tal coisa, esse foi o meu percurso, eu consigo desenvolver isso, você apresenta quais são as suas capacitações para quem vai te contratar ou para o seu cliente, normal.

O portfólio é o resultado dessa capacitação, então o que você desenvolve entra para o seu portfólio, por que que é muito importante entender esse conceito? Porque se você não é um designer, se você, por exemplo, trabalha com gestão de um projeto, você consegue e deve construir um portfólio.

Eu mesmo já fui um gestor, eu geri uma equipe de professores, o que é o meu portfólio? Todos os números e todos os resultados que aqueles professores traziam com relação aos alunos gerava algum portfólio para mim.

Se eu for ser contratado em alguma outra empresa eu posso olhar e falar olha, eu já geri uma equipe de 10 professores, a escola tinha tanta frequência, a escola tinha tantos resultados, a escola teve esse planejamento, esse resultado e esse resultado aconteceu durante a minha gestão, isso é o seu portfólio.

É muito legal você sair do campo do design para entender o que é um portfólio para você conseguir desenvolver algo mais coeso.

Se nós pararmos para prestar atenção aqui eu posso vir, por exemplo e pesquisar algumas empresas para descobrir qual é o portfólio daquela empresa e como ela apresenta aquilo.

Vamos pegar empresas diferentes, por exemplo, como a Nestlé, a Nestlé ela é uma empresa muito ampla, ela não desenvolve apenas um produto e se você entra no site dela você não vai ter igual nos sites são de design que você tem, esse é o meu portfólio, isso daqui é o que eu projeto.

Você tem aqui o que é a Nestlé, o propósito dela, as promoções, mas você tem marcas e as marcas identifica como portfólio daquela empresa, é tudo que ela já criou e o resultado que essa marca tem, tudo que foi criado pela Nestlé, ela traz como portfólio dela, tanto que no momento em que ela apresenta essas marcas está aqui em cima, nossa portfólio abrange diversas categorias de alimentos.

Então é muito legal você ver que é uma empresa que difere do ramo de design e difere do ramo de vídeo, onde você tem a apresentação dos projetos e do que já criou e do que ela já desenvolveu.

E isso daqui traz para nós um resultado interessante de como apresentar o seu portfólio, se nós fugirmos desse conceito apenas de uma coleção dos trabalhos e sim do resultado que você tem baseado no que você é capaz de fazer, fica mais fácil no momento em que você for construir esse material para apresentar para o seu cliente, apresentar para alguém que vai te contratar e alguma coisa do gênero.

Nós vamos começar a entender tudo isso e organizar esse conceito para como eu trabalho e como eu crio um portfólio com determinado objetivo, para que que eu vou criar um portfólio? Como eu vou criar um portfólio? E quais ferramentas eu tenho para criar esse portfólio.

Então nós vamos ver todas essas informações ao decorrer dos vídeos para saber exatamente do seu seguimento o como você deve desenvolver isso.

Então nós vamos partir agora para que? Algumas dicas e formas gerais de criar um portfólio para depois nós irmos segmentando, mas vamos começar a ver isso dentro do próximo vídeo, depois de interiorizarmos todo esse conceito, é importante nós entendermos como colocar isso em prática, então espero vocês no próximo vídeo, até lá.

O portfólio - Dicas gerais

Então depois de entender um pouco melhor o que é o portfólio, nós temos que saber como construir um, existem várias formas de você construir, vários objetivos para você construir, só que existem algumas dicas que são gerais, qualquer portfólio que você vá construir você vai seguir essas dicas e é importante que nós interiorizemos isso.

Para nós podermos definir um bom portfólio nós temos esses pequenos conceitos aí atrás, defina bem a questão do objetivo, qual é o objetivo do seu portfólio.

Por exemplo, se você trabalha com vídeo e você quer ser contratado por uma empresa de vídeo você vai trabalhar o seu portfólio com esse objetivo, ser contratado por um estúdio que trabalhe com vídeo.

Se você trabalha com vídeo mas tem a sua própria empresa e precisa alcançar clientes, você vai trabalhar com o objetivo de alcançar clientes.

Então existem objetivos diferentes para o seu portfólio e é muito bom que você tenha esse objetivo e inclusive tenha um portfólio separados para objetivos separados que você possa entregar e apresentar na maneira adequada e quando for adequado.

Você tem aqui os principais, melhores projetos, é muito comum você ter milhares de projetos e é mais comum ainda quando você inicia nessa área de design, quando você inicia nessa carreira onde você quer começar alguma coisa, você começar a apresentar tudo o que você fez.

E existem certos filtros que é importante, por que? Existem projetos que não se encaixam no seu objetivo principal, como existem projetos que não vale a pena você apresentar porque é um processo de amadurecimento.

Aquele projeto não está completo, existem falhas que você não vai ser necessário explicar para o seu usuário final, para o seu cliente ou para a empresa que vai te contratar porque que existem essas falhas, você não vai falar para ele que você estava aprendendo naquele momento, então é bom que você separe esses melhores projetos.

Você tem que se apresentar juntamente com os seus projetos, porque apesar de não ser um currículo onde você vai falar e descrever tudo o que você faz, todas as suas características, ele tem que entender se os seus objetivos casam com os objetivos dele, então o seu portfólio tem que apresentar sim quem desenvolveu aquele portfólio.

Mas, isso se encaixa junto com menos é mais, ou keep it simple, deixe simples, a sua apresentação não é algo tão definido, tão abrangente, é algo rápido, bem claro o que você quer, bem claro os seus projetos.

Então depois de pegar tudo isso é muito importante que você se inspire e cause inspiração em outros projetos, em outras pessoas para que você tenha um bom portfólio.

É legal nós pegarmos essas dicas gerais, por que? Porque eu consigo olhar alguns exemplos na internet e nó vemos que isso está muito bem definido, se eu venho aqui, por exemplo, no Google e pesquiso sites que você pode construir seu portfolio de maneira automatizada.

Vamos pegar um bem comum que é Behance, todos esses sites e todas essas referências eu vou trazer nos vídeos seguintes, eu vou pegar e vou mostrar quais são os melhores sites para você construir o portfólio de vocês, para você inserir, porque que esse site é bom para determinados segmentos.

Então nós vamos falar melhor sobre cada um deles, mas pegando Behance você tem aqui várias pessoas, note isso daqui, pegando aquelas referências que eu falei do que é dica geral, eu vou pegar aqui o Viktor Pyatkin, ele tem seus projetos apresentados aqui.

O Behance já é uma plataforma predefinida, então você leva os seus projetos para lá, mas aqui do lado você já tem uma área onde você deve apresentar sobre você, infelizmente o Victor só mostra o e-mail dele, já é uma falha dentro daquele projeto, porque ele tinha que ter um pouco da explicação do que ele é, do que ele faz, ou seja, um about me, sendo que você pode colocar dentro desse site.

Mas o interessante é que ele separa sim os melhores projetos dele, ele vem aqui e se eu clico aqui, tem todo uma característica e tem toda uma apresentação daquele projeto, ele é bem definido.

Assim como você também tem projetos que se assemelham na sua arte, então você tem um segmento, você tem um objetivo, eu quero pegar este tipo de projeto.

Então é muito legal você dar uma olhada nesse tipo de referência, só que isso é de um design onde ele tem um segmento, um projeto específico para, por exemplo, criação de ilustração 3D.

Nós temos aqui um outro que é Kurt Winter Design, isso daqui é um site em vez de ser um site padrão onde você vai levando os seus projetos é um site construído por ele, coisa que eu também vou mostrar algumas ferramentas que você pode utilizar para construir o seu próprio site.

E aqui ele tem separação dos projetos, eu tenho aqui, App design, eu tenho aqui web re-design, web redesign esse projeto é para isso, esse projeto é para aquilo.

Como o site dele é mais amplo você separa os objetivos específicos dentro do próprio site, eu tenho, caso você queira ver desenvolvimento de apps, eu tenho caso você queira ver re-design de sites, você clica e vê esse projeto.

Onde ele vai ter um pouco sobre o cliente, qual é o segmento que ele atuou, o sumário, ele pode baixar para poder ver aquele projeto, aqui é muito mais detalhado, ele tem muito mais definido o que ele quer.

Um projeto demo reel explicando o que que ele fez, aqui tem qual foi o problema e a resolução daquele problema já que ele trabalha com UX você tem que identificar o que que você está fazendo para mostrar resultado e aqui ele tem toda uma página explicando quais foram os objetivos, o que ele alcançou com aquele projeto e ele vai começar a explicar e trazer os resultados para nós.

É muito legal porque este modelo ele é muito bem definido e abrange o objetivo, qual é o objetivo? Eu quero mostrar o resultado daquilo que eu fiz, este é um bom projeto, é o principal projeto que ele trabalhou, ele representa ele, ele mostra o que que ele faz, e é bem rápido, é bem direto aquilo que ele está trabalhando.

Assim como nós também temos exemplos do que você não deve fazer, este é um site que você consegue ver o que foi criado, não parece ter tantos problemas como um portfólio, mas se você notar todas as dicas que eu passei acabam sendo quebradas aqui.

Nós temos aqui uma explicação do que você é, só que note que ele não manteve simples, é uma explicação muito longa, ele está explicando sobre hobbies, está explicando sobre o que que ele faz, interesses e não é este o objetivo do portfólio, o objetivo é mostrar os projetos.

Então quando você fala sobre você é algo mais rápido, é algo mais direto, eu desenvolvo tal coisa estudei durante tal tempo e desenvolvo tal coisa, tenho tanto de experiência e devolvo tal coisa.

Você não abrange mais do que isso, evite de colocar acessos a todas as suas mídias sociais, em um portfólio você direciona para outros canais onde você segmenta os seus trabalhos.

Como? Behance, Dribble, Vimeo, mas não necessariamente Twitter, Facebook, Instagram, canal do YouTube, você não pode direcionar para tudo que você tem porque você tem que ser rápido, ser direto naquilo que você está trabalhando.

Nós temos aqui um exemplo ruim que é minha skill e expertise, lembra que eu falei no vídeo passado? Isso não é um currículo e sim o resultado que você tem com as suas experiências, o resultado que você tem com as suas expertises.

Então isso daqui não tem necessidade alguma de você apresentar no seu portfólio, você já está mostrando que você sabe e aqui você também tem uma separação dos seus trabalhos, uma separação do processo de design, legal.

Mas você peca trazendo um pouco o que você é dentro de uma empresa, você não tem necessidade de mostrar isso, isso tira o foco dos seus projetos, lembre-se, mantenha simples, o cara tem que entrar, ver o que você faz, ver o resultado do que você fez para saber se ele quer te contratar ou não, para saber se você vai ter um cliente novo ou não.

Então esses exemplos e essas dicas gerais são importantes para você trazer em qualquer portfólio que você vai criar, portfólios esses que eu vou mostrar dentro do próximo vídeo modelos e tipo de portfólio que nós podemos fazer.

Uma coisa que eu quero trazer dentro das dicas gerais também é, dentro da plataforma você pode entrar no fórum e trazer referencias sobre portfólio que você tenha, eu vou criar uma thread exatamente sobre este curso para que nós comecemos a discutir alguns exemplos, que você traga alguns portfólios e nós falemos sobre, porque é muito interessante nós compartilharmos essas dicas.

Então após esse vídeo vai ter o material de apoio, eu quero que vocês leiam esse material de apoio porque eu vou trazer dicas mais coesas e mais aprofundadas sobre essas dicas gerais.

E dentro do material de apoio já vai ter o link exatamente para o fórum, entre no fórum e comece a criar algumas threads explicando outras dicas, o que você já escutou, o que nós podemos melhorar o nosso conhecimento sobre portfólio, então vamos para o próximo vídeo e para o material de apoio, um abraço.

Sobre o curso Design: desenvolvendo o seu portfólio

O curso Design: desenvolvendo o seu portfólio possui 87 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas