Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de E-commerce > Conteúdos de E-commerce > Primeiras aulas do curso Plataforma e-commerce: decisões no começo de sua loja virtual

Plataforma e-commerce: decisões no começo de sua loja virtual

Discussão e escolha da plataforma de ecommerce - Introdução

Olá pessoal, bem-vindo ao curso de como abrir uma loja virtual. Aqui a gente vai aprender os primeiros passos e as escolhas que vão ser feitas para que a gente consiga criar uma loja virtual, para que você no final do curso saia com uma loja pronta pra vender.

Nosso case é do Flávio, uma pessoa que vendia camisetas silkscreen na garagem de sua casa e resolveu ampliar o negócio e abrir uma loja virtual.

Vocês devem estar estranhando aqui a Netshoes no fundo da sua tela e é porque a Netshoes nasceu de uma lojinha no centro de São Paulo e no fim virou um dos maiores vendedores da internet no Brasil.

Então a gente pode sair de um pequeno negócio, criar uma pequena loja virtual, e a partir disso se tornar uma boa loja no ambiente virtual.

Quais são os passos, o que a gente vai fazer nesse curso? É entender como abrir uma loja virtual, quais são os caminhos pra isso, vai entender que a gente precisa contratar uma plataforma, vai buscar qual é a melhor plataforma pro negócio, quais são os modelos de plataforma, plataformas de códigos abertos, plataformas alugadas, taxas, tarifas, benefícios, prós e contras, a gente vai passar por algumas delas como Shopfi, Magento, UOL Host, tentar entender quais são os meandros de cada plataforma e quais são as escolhas que você precisa fazer, os critério de decisão que você precisa ter pra contratação de uma plataforma.

Então, para o nosso caso a gente escolheu a loja integrada, que melhor se adequava ao que o Flávio tinha nos pedido, e aqui dentro dessa loja integrada a gente vai aprender uma série de coisas que precisam ser feitas pra gente criar uma loja virtual.

A gente vai aprender o que é o domínio, como registrá-lo, vai criar os primeiros produtos, fazer figuração de visual de loja, colocar os dados e informações da sua loja, formas de pagamento, formas de view, uma série de coisas que vão possibilitar você a já sair no final do curso com uma loja montada e que você possa vender imediatamente.

O resultado é esse, uma loja pronta, a Loja Geek do Flávio e que está prontinha pra vender. Esse é o nosso objetivo, é isso que a gente vai chegar no final.

Mas é importante destacar que todas as escolhas que a gente fez foram para o case do Flávio, a gente vai discutir muito durante o curso quais são os critérios e escolhas, os pontos que você precisa avaliar para escolher uma plataforma, escolher formas de pagamento, escolher envio, o que você precisa ter em mente na hora de abrir um negócio.

Então, tem lá os primeiros passos, uma série de escolhas que você vai fazer, a gente vai discutir esses critérios ao longo do curso.

No nosso caso a gente escolheu a loja integrada, mas você poderia ter escolhido qualquer outra, UOL Host, Magento, coisas que a gente vai passar aqui durante o curso.

Beleza pessoal, meu nome é Edson Cruz, tenha um bom curso.

Discussão e escolha da plataforma de ecommerce - Primeiros passos

Tudo bem pessoal? Vamos voltar aqui ao nosso curso e lembrar o caso do Flávio.

O Flávio desde adolescente fabricava camisetas de silkscreen em casa, na garagem dos pais, e como todo empreendedor ele queria ampliar o negócio. O primeiro passo que ele adotou foi começar a vender outros produtos, canecas, livros, games, bonecos colecionáveis etc. Não satisfeito, ele ainda quis ampliar mais o negócio e ele pensou em abrir uma loja virtual e aqui é aonde a gente começa a ajudá-lo.

Só vamos lembrar aqui que todos os produtos que ele vendia estavam ligados ao universo geek, desenhos animados, séries de TV, essas coisas.

O Flávio queria montar uma loja virtual, mas como quase todo mundo, estava meio sem grana e queria fazer uma coisa de fácil implementação e sem muita complexidade. O negócio dele é começar a vender logo sem precisar de muita coisa técnica, então uma das coisas que ele pediu pra gente foi que montássemos algo que fosse de baixo custo e fácil implementação.

Vamos pensar aqui como a gente inicia a montagem de uma loja virtual.

O primeiro passo é escolher o nome da loja, ajudá-lo a escolher o nome da loja, porque quando ele vendia para os amigos ele não precisava criar referência para nada, então o nome da loja vai ajudar os clientes que ele está buscando agora, que não são os amigos, a entenderem o que ele faz. [1:43] Além disso o nome também é importante para que os buscadores como o Google, Yahoo, etc. entendam o que a loja dele faz.

Imagina você, se eu falar para você um nome como Zatini, você sabe o que Zatini vende? Dafiti, você sabe o que a Dafiti vende?

Pois então, o nome é importante para que você transmita para as pessoas o que você faz, o que você está vendendo, qual é o seu produto e seu negócio.

Vamos ajudar aqui o Flávio a escolher o nome. Vamos anotar para que a gente guarde para depois. O nome mais natural que a gente poderia escolher era Loja Geek do Flávio, um nome mais legalzinho seria Estúdio Geek, ou simplesmente Loja Geek. São nomes que transmitem o principal, que são produtos geek.

Escolhido o nome, eu vou escolher três porque depois a gente pode ter alguma loja já vendendo, algum conflito na internet com esses nomes, então eu vou deixar os três aqui pra gente depois trabalhar com eles; guarde-os aí que depois a gente vai usar.

Quais são os primeiros passos para que a gente consiga abrir uma loja virtual? Vamos dar uma pesquisada no Google pra gente ver quais são os passos, eu tenho certeza de que o Google pode ajudar a gente.

Quais são os resultados de que gente vê logo de saída? A gente vê alguns anúncios do tipo crie sua loja virtual, abra seu site grátis, que está dentro do que o Flávio queria, que é o baixo custo, uma loja profissional, fácil de usar, o melhor caminho está aqui... vamos entrar aqui no UOL, a loja virtual para ver o que eles contam pra gente.

"Loja virtual, vender na internet é bem mais simples com UOL", propaganda... "por apenas vinte e nove e noventa", não é grátis, se bem que vinte e nove e noventa é um bom preço, "comece agora"... mas esse preço é promocional pelos três primeiros meses, depois custa cinquenta e nove e noventa. Anote aí o que você vai precisar depois.

Mas o que é a loja virtUOL? Vamos tentar entender melhor o que é isso. "A loja virtUOL é uma plataforma para você criar e personalizar a sua loja na internet de forma rápida e fácil."

Plataforma? O que será isso? A gente vai explicar depois, mas guarde esse nome que a gente vai precisar entender. Personalizar, é possível que a gente consiga fazer a loja do nosso jeito, do jeito do Flávio, então a gente vai conseguir criar a loja da forma mais personalizada possível.

Vamos ver o que tem mais aqui embaixo. Você monta a loja do seu jeito, personalizada... sua loja já vem integrada com Pagseguro, vinte e cinco meios de disponíveis... bom, bastante coisa pra gente trabalhar como forma de pagamento.

Entrega no MercadoLivre, nos correios, que é a forma de entregar mais comum, Ebit, Buscapé, comparador de preços e tem mais uma série de recursos aqui.

Então o que tem essa loja virtual do UOL? Visitas e pageviews ilimitados, mas em algum momento se limita isso? E-mails personalizados, sem limite de vendas, relatórios completos, casos de sucesso, etc. É isso o que tem na primeira página.

Mas o importante de observar e guardar pra nós é que isso aqui é uma plataforma personalizada. Perfeito até aqui?

Vamos voltar pra nossa pesquisa, o que mais que a gente tem aqui? A gente tem Wix, Vshopping, Fbits, vamos entrar aqui no WIx.

O Wix é uma plataforma bem conhecida para a criação de sites. "Wix, crie um site incrível grátis", também está fácil aqui, é grátis, mais de cem milhões, escolha o template, personalize... Então personalizar e grátis. Publique online instantaneamente, não tem muito mais informação aqui pra gente trabalhar.

Vamos voltar pra nossa pesquisa, vocês estão vendo esse bloco aqui? O Google deve ter dado um destaque para ele porque ele é importante. Vamos entender aqui o que eles indicam pra gente como passos pra gente abrir uma loja. "Como montar uma loja virtual passo a passo (você está aqui)", nós também, "escolha a melhor plataforma", de novo essa história de plataforma.

Só pra gente entender, pensa numa loja física. A loja física quando você entra tem lá as prateleiras, os produtos, caixa, a pessoa que gerencia. Plataforma nada mais é o sistema em que você gerencia a sua loja e a interface com o cliente. Então é a frente da loja com todas as suas características, as coisas físicas, etc. e também o sistema onde você vai cuidar e gerenciar a loja, montar as coisas, etc.

Então plataforma é a frente e o fundo da loja, é uma das decisões mais importantes de quando você resolve montar uma loja virtual.

Muitas pessoas dizem que a plataforma é responsável pelo sucesso da loja e isso é verdade. Não é só a plataforma que faz, tem todo o seu trabalho, os produtos, preço, etc., mas a plataforma é a principal ferramenta que você vai utilizar na montagem da sua loja virtual, o principal recurso que você vai utilizar na sua vida dentro de loja virtual.

Discussão e escolha da plataforma de ecommerce - Começando a pesquisa de plataformas

Bem pessoal, como a gente estava falando, o Flávio queria montar uma loja com fácil implementação e com o menor custo possível. Então vamos voltar para o tio Google aqui e colocar plataformas loja virtual grátis. Vamos ver se a gente acha o resultado que a gente precisa pro Flávio.

Muito bem pessoal, grátis, esse é o nosso drive do momento, é isso que estamos procurando. Tem lá aqueles nossos velhos anúncios do Google, etc., tem aqui loja virtual, a Shopify, mas o Google destaca aqui de novo algumas coisas que ele entende como importante pra nossa pesquisa.

Ele traz aqui uma informação nesse box que é interessante para nós. Magento, que é uma plataforma de ecommerce, que é o que a gente precisa, open source, depois a gente entende o que é isso, mas é código aberto, número um do mundo.

Woocommerce, que é um plug-in totalmente grátis para Wordpress, então a gente tem aqui open source, grátis, OpenCart.

OpenCart é outra plataforma... leve, rápido, de fácil instalação e utilização.

Vamos começar como Magento para ver o que é isso. Vamos fazer a nossa pesquisa no Google e vamos ver aonde ele ns leva. Apareceu do lado direito aqui a informação principal do Magento. "Magento é um sistema de web commerce de código aberto baseado em php, masql... começou a complicar, começou a falar de linguagem de programação, mas tudo bem, vamos tentar entender o que é Magento, afinal é um dos principais indicados para quem está pesquisando plataforma virtual grátis.

Está aqui o site da Magento. "Descubra a sua super força. Comece o seu ecommerce na Magento com Free Trial", quer dizer, com teste grátis, mas não era totalmente grátis? Estranho. "Agora é mais fácil do que nunca criar experiências de clientes irresistíveis..." mas esse é um free trial. Ecommerce de sucesso, vendas online aceleradas... mas cadê a história do open source que é o grátis?

Está aqui, tem alguns produtos, ecommerce, gerenciamento de ordens, Business intelligence, etc. mas o que a gente estava procurando mesmo é esse tal de open source, que era o grátis; vamos clicar aqui para ver.

"Magento Open Source, uma plataforma flexível, de código aberto para desenvolvedores..." Opa, é para desenvolvedores, a gente não é desenvolvedor, a gente é um negócio pequeno, antigamente chamado de edição da comunidade.

Vamos tentar fazer o download desse negócio. Abriu um outro pop-up, "antes de você fazer o download considere..." ele pergunta se a gente já considerou adquirir a versão Commerce, porque essa versão inclui tudo que está no open source, mas tem mais muito mais coisa que teria na opção grátis, tem uma performance mais rápida, crescimento ilimitado, ferramentas para expansão internacional, funcionalidades B2B...

Mas de novo, a gente quer fazer uma coisa grátis, de fácil implementação. O Flávio está começando, não tem dinheiro, então vamos tentar fazer isso com o menor custo possível. Óbvio que depois você vai analisar se essas versões pagas cabem no seu bolso, mas não cabem no bolso do Flávio, então vamos tentar continuar aqui com a versão open source. Cliquei aqui no open source pra gente caminhar.

Olha essa tela aqui "Download releases, patches and tools for Magento open source..." A coisa começou a dar uma complicada. O que é esse V de versão? Selecionar seu formato.

Bem, de fácil implementação isso aqui não tem nada. Eu preciso começar a escolher um monte de coisa que eu não faço a menor ideia do que seja, não é uma coisa do tipo ligar na tomada, preciso fazer uma série de decisões técnicas aqui.

Por exemplo formato, o que é esse 2.2.1? Versão 2.1, qual é a diferença de versão entre elas? Esse negócio está meio complicado, vamos tentar voltar lá então e ver se a gente acha alguma outra solução que seja mais fácil com a nossa pesquisa do Google?

Vamos de novo naquele box, Magento, WooCommerce, vamos tentar essa OpenCart aqui. "Loja virtual OpenCart" vamos olhar esse box aqui do lado.

"OpenCart é um sistema de ecommerce..." legal, é o que a gente procura. "... open source, desenvolvido utilizando a linguagem de programação PHP". De novo linguagem de programação. OpenCart.com, site em inglês... temos uma versão aqui em português, OpenCart Brasil, vamos entrar aqui.

Sua loja de graça, muito bom, baixe e instale... Vou instalar na minha máquina, é isso? Estranho. Tem integração com o Banco do Brasil, transportadoras, forma de pagamento, OpenCart tem suas raízes... mas o que é OpenCart, vamos tentar dar uma olhada aqui.

"OpenCart é um sistema para comércio eletrônico com código aberto, desenvolvido em PHP", me interessa mesmo é instalar fácil e de graça.

Vamos tentar entender o que são esses requisitos técnicos que o OpenCart pede. Preferencialmente seu servidor local... que coisa é essa? Hospedagem... que coisa é essa? Webserver... então para instalar isso aqui eu preciso ter uma máquina que tenha tudo isso. Precisa estar hospedada em algum lugar, então quando eu faço download ele vai ficar instalado na minha máquina, é isso?

Quando a máquina tiver desligada, quando eu não estiver em casa, como é que isso vai funcionar? Só para esclarecer, hospedagem são empresas que vão deixar seu site no ar vinte e quatro horas por dia, tem uma série de empresas que fazem isso para que você não precise deixar a loja instalada na sua máquina de casa, isso não pode acontecer. Se sua máquina pifar a loja para de funcionar?

Então você vai precisar contratar uma empresa de hospedagem. Muitas empresas hoje fazem isso, UOL Host, Amazon, que também é servidor... vamos voltar aqui para o OpenCart.

[8:48]Ele é grátis, mas do mesmo jeito tem uma série de coisas que eu vou precisar fazer, então para quem quer fazer isso de uma forma fácil e com implementação rápida essa aqui não serve porque eu vou ter que contratar hospedagem, instalar isso em uma máquina, ver se tem os requisitos necessários.

Eu sozinho, o Flávio também não vai conseguir porque não tem o conhecimento técnico. Obviamente você pode conseguir fazer, mas você vai gastar muitas horas para tentar entender como isso funciona.

Então o Flávio queria uma coisa simples e não algo que demandasse contratação de técnicos etc. Então vamos voltar para nossa pesquisa porque a gente já viu que as plataformas Open source vão precisar de requisitos técnicos, que a gente não tem, contratação de gente para programação da loja, infraestrutura, contratação de hospedagem e isso está fora das nossas premissas iniciais, que é uma loja de baixo custo e de fácil implementação.

Sobre o curso Plataforma e-commerce: decisões no começo de sua loja virtual

O curso Plataforma e-commerce: decisões no começo de sua loja virtual possui 161 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de E-commerce em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda E-commerce acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas