Primeiras aulas do curso Adobe Photoshop e Illustrator: Práticas de edição gráfica para mídias sociais

Adobe Photoshop e Illustrator: Práticas de edição gráfica para mídias sociais

Introdução e Identidade visual - Introdução

E aí, pessoal, beleza? Meu nome é Felipe Labouriau, sou designer gráfico de formação, e já tenho alguns anos no mercado trabalhando com grandes empresas, fazendo material gráfico para grandes marcas.

Esse é o curso Design e Composição para Mídias Sociais. Nele, pessoal, a gente vai ver como criar material gráfico interessante para as redes sociais, mas de modo a aproveitar justamente as particularidades das redes sociais.

Vamos começar discutindo um pouquinho como a gente pode se destacar em um universo tão complexo como esse em que a gente está concorrendo não só com outras marcas, mas também com os amigos dos nossos clientes.

Como a gente pode utilizar o visual da nossa marca, os elementos gráficos dela, como cores e tipografia, para criar uma identidade interessante.

E como depois a gente vai montar esses elementos separados em uma composição para justamente ser postada das redes sociais, beleza?

E aí, pessoal, a gente vai trabalhar, por exemplo, técnicas de recorte e seleção, como a gente vai selecionar elementos, assets que a gente tem para trabalhar, e montar uma postagem para as redes sociais, como esse exemplo aqui.

Como é que a gente vai trabalhar com o óculos, colocar ele em um formato legal para as redes sociais, e aí fazer uma postagem interessante, trabalhando, também, desenho de formas dentro do Photoshop, blending mode - modo de mesclagem das camadas -, gradiente.

Vamos ver, também, como, além de fazer a seleção e recorte de um asset, como nós vamos posicionar ele dentro de uma composição de forma a criar volumetria.

Nós vamos trabalhar aqui o desenho das sombras, vamos fazer, manualmente, as sombras no Photoshop e ver técnicas e insights interessantes para isso.

Vamos trabalhar, também, seleção e recortes de figuras humanas, vamos ver como a gente vai trabalhar em cima de um modelo de modo a deixar ele mais próximo possível da nossa identidade.

Vamos trabalhar, por exemplo, a troca de cores. Aqui a camisa do nosso modelo estava rosa, e aí, a partir da nossa identidade visual da marca, a gente vai deixar essa camisa laranja.

Vamos ver tecnicamente como fazer isso, como inserir um texto legal por trás desse modelo aqui, como fazer, de novo, o desenho de formas geométricas e sombreamento do texto.

Vamos ver, também, formas de seleção e recorte até mais complexas no Photoshop, como por exemplo é o caso do cabelo. Aqui é o cabelo de um cachorro, mas a gente vai ver técnicas que atendem, também, cabelos humanos, formas difíceis de serem recortadas.

E vamos ver, também, já mais para o final do curso, como fazer uma publicação em carrossel, que é um formato muito comum, principalmente no Instagram, que as marcas utilizam para divulgar seus produtos.

Então, pessoal, esse é um curso para você que já conhece um pouquinho de Photoshop, que já mexe um pouco no programa, mas que está começando na área e quer ficar por dentro de alguns insights, de algumas informações legais, de técnicas interessantes para fazer material gráfico para as mídias sociais.

Então, pessoal, espero que vocês gostem da nossa proposta, e a gente se vê em aula.

Introdução e Identidade visual - Planejamento das postagens

E aí, pessoal. Beleza? Vamos, agora, começar a fazer o nosso trabalho? Mas antes de a gente entrar na parte prática eu gostaria de falar um pouquinho sobre briefing e planejamento.

O briefing que a gente recebeu foi de uma marca fictícia, uma loja de óculos, uma ótica chamada Visons Eye Wear. Ela demandou para a gente peças para redes sociais, para mídias sociais, para o Facebook e Instagram.

E aí, pessoal, quando a gente recebe uma demanda dessa, é bom a gente ter em mente que, como a gente está trabalhando em uma mídia social, mais do que nunca, é importante a gente preservar a nossa identidade visual, a nossa marca, a assinatura dela.

Porque diferentemente de, às vezes, mídias pontuais, nas sociais você consegue ter um comparativo em tempo real, consegue ver em tempo real a qualidade da sua comunicação, e você está competindo com muita coisa ao mesmo tempo.

Um feed, por exemplo, do Facebook - a gente vai falar disso um pouquinho mais para frente - tem, mais ou menos, 300 postagens.

Então, quando você faz uma postagem em uma rede dessa, é importante que a sua marca seja reconhecida como a marca que ela é, não que haja uma confusão sobre se é a marca Visions, se é uma outra, ou se é até uma postagem de um amigo, do usuário da rede social.

Então, como eu ia dizendo, a postagem aqui, no caso do Instagram, a gente consegue visualizar na nossa timeline tudo o que foi publicado.

E se essas publicações não tiverem uma identidade, se elas não fizerem parte de um mesmo conjunto, na hora que o usuário for vê-las pulverizadas no feed dele, o que vai acontecer?

Ele não vai reconhecer a sua marca, ela vai se perder dentre as milhares de coisas que tem lá no feed dele. Então, pessoal, é bom a gente ter sempre essa noção de preservar a identidade visual e também de você se organizar, se planejar.

Bom, a timeline do Instagram é dessa forma, então, como é que eu vou preencher ela da melhor maneira possível?

Eu criei, aqui, um modelinho que eu costumo utilizar, que a gente faz uma alternância legal de postagens, a gente não fica repetindo a mesma coisa sempre, seja produto, seja uma postagem de conteúdo, seja um carrossel.

E a gente consegue estar planejado para quando for o momento de fazer a postagem, já ter a arte, não precisar esperar o dia de ela ser feita.

Você já tem o material pronto e simplesmente posta ele. E aí o planejamento que eu usei aqui nesse trabalho é uma postagem de pessoa, uma de promoção, e um carrossel.

Eu fiz essa disposição aqui: as pessoas nas pontas; os óculos, as promoções aqui na parte superior, nas laterais; e o carrossel no meio. Beleza?

E aí durante o curso a gente vai trabalhar a parte prática, vamos fazer essas postagens, e vamos trabalhar com os assets, que são os arquivos base que a gente vai tratar de diversas formas para justamente fazer as postagens.

Então, a gente vai ver, por exemplo, como esse óculos que tem o fundo branco vai ser tratado para poder fazer uma postagem desse tipo.

A mesma coisa: a gente tem um personagem sobre o fundo, como é que a gente vai tratar ele, vai trabalhar o efeito sobre ele, para ter uma postagem assim? Beleza, pessoal?

Então, o importante é: mantenha uma identidade, tenha em mente que nas redes sociais isso é muito importante - não só nelas, mas nelas, hoje em dia, que são cada vez mais fortes, é primordial - e seja organizado, tenha um fluxo de trabalho, uma lógica por trás do que você está fazendo. Beleza?

E aí, galera, antes de a gente entrar nessa parte prática, de fato, nas próximas aulas a gente vai falar um pouco sobre identidade visual para mídias sociais, cores e tipografia nas mídias sociais, nas publicações - principalmente para Facebook e Instagram - e vamos conversar um pouquinho também sobre resoluções.

Beleza, pessoal? Então, qualquer dúvida, qualquer comentário, só procurar a gente no fórum, e até o próximo vídeo.

Introdução e Identidade visual - Identidade visual para mídias sociais

E aí, galera, beleza? Antes de a gente começar a preparar, a criar nossas peças, de fato, a entrar na parte prática do nosso curso, vamos conversar um pouquinho sobre identidade visual para mídias sociais?

A identidade visual, como vocês bem sabem, são os elementos gráficos que ajudam a compor a identidade de uma marca, que tem sua missão, seus valores, e o designer gráfico, o profissional dessa área, entra para traduzir, para dar vida a esses valores de uma maneira visual.

Você tem que trazer, hoje em dia, a parte visual da sua marca para as mídias sociais, que, vale lembrar, são um universo enorme. Hoje em dia, o Facebook, no Brasil, ele é acessado, mensalmente, por 127 milhões de pessoas; o Instagram, por mais de 50 milhões de pessoas.

Isso quer dizer que você tem muita gente observando a sua marca, você não pode ficar de fora. Uma empresa, hoje em dia, não pode se dar ao luxo de ficar de fora das mídias sociais, e são, literalmente, milhões de empresas nela.

Então, você tem que pensar que você tem que se destacar nas redes sociais.

São 27 milhões de pessoas e essas pessoas têm, no feed delas - no caso do Facebook -, uma média de 300 postagens até ela chegar ao fim. Ou seja, tem muita coisa concorrendo, chamando a atenção do usuário, então, o visual pode ajudar.

Você justamente vai reforçar os valores, os ideais e a missão por meio de uma identidade própria sua.

Você vai criar um padrão visual que vai chamar a atenção do usuário. Então, quando ele vê uma postagem sua ele vai saber: "é uma postagem dessa marca, não é uma foto de um amigo meu, uma postagem de uma marca qualquer".

Você vai criar os elementos gráficos e você vai criar ou trabalhar bem essa identidade para que ela seja facilmente reconhecível.

E aí, pessoal, nesse sentido, as cores e as imagens são os elementos mais importantes quando a gente fala de Facebook e Instagram. No caso do Instagram, então, é mais forte ainda. Eu trouxe aqui um exemplo da Coca-Cola.

Você não vê nada além de cores, você não tem texto, não tem nenhum outro grafismo além de uma fotografia - que aí traduz justamente missão, valores e os ideais da marca -, e você tem a marca Coca-Cola aqui na embalagem.

Mas só a fotografia já pode ser um canal, uma maneira interessante de você ter a sua identidade, principalmente no Instagram.

E é importante você manter um visual consistente, seja ele só com utilização de fotos, seja ele com elementos gráficos. E também não importa se vai ser uma imagem ou um vídeo. Eu trouxe aqui o exemplo da Smart Fit, que é uma empresa que trabalha bem as mídias sociais.

Você vê que, tanto na imagem quanto no vídeo, você reconhece um padrão. A tipografia é a mesma, o código de cores é o mesmo: predominância de preto, amarelo, branco, seja nas roupas das pessoas, seja na tipografia.

Então, quando você vê esse código de cores você já sabe que é dessa marca.

Mesma coisa vale para a Petrobrás. A Petrobrás usa uma tipografia própria também, esse código de cores, e um grafismo aqui - no caso, verde, mas que pode variar -, tanto na imagem quanto no vídeo.

Mesma coisa, você vê uma imagem estática ou um vídeo com essa identidade própria, com essas cores, você já sabe que é uma coisa da Petrobrás.

Ajuda a reforçar, a criar essa identidade visual, a criar uma unidade na sua marca. A Óticas Carol, por exemplo, eu trouxe exemplo de Instagram. Ela também, assim como a Coca-Cola, já não trabalha tantos elementos, mas trabalha um estilo.

Se você reparar, você tem uma fotografia bem grande do rosto de uma pessoa usando óculos, e um fundo pastel, colorido, chapado, que você também, ao ver essa imagem, pode se lembrar mais facilmente que é da Óticas Carol.

E, por último, você tem que saber sempre que existem as melhores práticas de cada plataforma.

O Instagram valoriza muito a foto, o Facebook já valoriza foto e conteúdo. Você tem propostas diferentes para conteúdos diferentes, mas a sua identidade visual tem que se manter a mesma, seja ela para Instagram, para Facebook, imagem, vídeo.

Você tem que ter em mente que essa unidade é que vai ajudar a construir a identidade da sua marca.

Então, sempre tenha em mente esse padrão de você utilizar materiais que conversem entre as plataformas, nada de pensar um material com uma cara para o Facebook e com uma cara para o Instagram. Beleza, galera?

Sobre o curso Adobe Photoshop e Illustrator: Práticas de edição gráfica para mídias sociais

O curso Adobe Photoshop e Illustrator: Práticas de edição gráfica para mídias sociais possui 140 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

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