Primeiras aulas do curso Minecraft: Estruturas lógicas com redstone

Minecraft: Estruturas lógicas com redstone

Automação com redstones - 1 - Introdução

Tudo bem, pessoal? Neste curso, vamos começar do zero, criar um mundo novo e começar a aprender diversas características da redstone no Minecraft para desenvolver a lógica e automatizar um monte de coisa.

Vamos criar uma plantação de cana, entendendo o que acontece quando quebramos, coletamos, o que é o coletor, o que é o redstone, como ativamos, como desativamos. Iremos multiplicar, entender como funciona, como a água funciona, como usar a nosso favor, entender como usar o redstone e as placas de pressão para abrir e fechar portas. Iremos criar passagens “secretas”, inverter o funcionamento dos circuitos, criar circuitos que são ativados de duas maneiras diferentes, circuitos que para serem ativados precisam de dois tipos de ações diferentes.

Vamos também criar circuitos que executam continuamente, como por exemplo que quando fechada dá dano para quem estiver do outro lado. Vamos ver também como executar ações contínuas através de circuitos fechados, loops, laços de construção, além das condicionais que eu citei. Vamos ver como utilizar esses laços para criar cenários dinâmicos. Por exemplo, caso você queira criar um desafios para os seus colegas, como se fosse um jogo de plataforma.

Veremos todo esse tipo de construção, além da automação de uma fazenda semiautomática de plantação de trigo. No mundo de Minecraft, é muito importante utilizar recursos ao nosso favor. À medida em que desenvolvemos itens cada vez mais complexos, podemos automatizar boa parte das tarefas que temos no dia a dia, como a parte de farming. Além de criar estruturas e máquinas diferentes que podemos usar e brincar com nossos colegas ou inimigos.

Nós também vamos criar uma porta secreta, com um baú escondido. Posso deixar ainda mais complexo para ficar mais difícil de entender o que está acontecendo, mas o meu objetivo é entender o funcionamento das coisas. As condições, exclusões, tudo isso vamos fazer no Minecraft para desenvolver nosso raciocínio lógico e aplicar tudo isso no nosso jogo, no nosso dia a dia. À medida em que fazemos isso, melhoramos nossa experiência e a brincadeira com nossos colegas e com nós mesmos.

Automação com redstones - 2 - Introdução a automação com pistões e redstones

Vamos criar nosso jogo? Vou criar um single player, um novo mundo, colocar um nome, escolher o modo criativo. Também vou escolher um mundo superplano para trabalhar facilmente. Vou colocar o padrão 111 para você usar o mesmo que eu.

Posso sair criando. Primeiro, vamos trabalhar com uma fazenda de cana. Para isso, vou nos meus equipamentos, procurar pelo sugar. Se eu tentar colocar em qualquer lugar não dá, porque a cana de açúcar precisa de água do lado. Se eu simplesmente colocar o balde de água, também não funciona, porque ela vai escorrer para todo lado.

Vamos criar um rio usando um pickaxe. Depois, posso colocar a cana dos dois lados. Claro que para ela crescer, vou precisar de um tempo, em média 18 minutos. Ela chega a crescer três no total.

Com a nossa cana crescida, vou colher. Posso fazer isso batendo em qualquer um, mas se eu bater embaixo vou ter que plantar de novo. É chato. Na prática, é muito mais legal bater no meio, porque colho e mantenho a de baixo viva.

Repare que isso funciona, mas tenho que ficar toda hora colhendo. Se eu tiver muitas, vou ter que fazer isso em vários. Será que não dá para quebrar de uma vez só? O que eu quero fazer, então, é colher tudo de uma vez. Eu queria alguma coisa que pudesse quebrar minha cana, algo que batesse nela para mim.

Existe esse equipamento. É o piston. Posso colocar ele atrás da cana. O pedaço de maneira irá para a frente quando eu ativar. Para isso, coloco uma alavanca. Vou ter o lever, que vou colocar do lado do pistão. Quando eu ativar, o pistão vai para a frente.

O problema é que ele está atirando para o lado errado. Nós vamos pegar o pistão, e olhando para o lado que queremos quebrar, vamos colocar. Quando eu ativar, ele quebra a cana. Só que quebrou embaixo. Nós queríamos que quebrasse no meio. Vamos colocar uma pedra embaixo para que ele fique mais alto.

Não funciona mais, porque o lever precisa estar conectado ao pistão. Para conectar, ele precisa estar do lado do pistão. A energia não conecta. Precisamos fazer isso de alguma maneira. Como você conecta duas coisas no mundo real? Por exemplo, seu computador com a tomada? Você coloca um cabo. É a mesma coisa. Nós vamos colocar um cabo de energia entre eles, que é o tal do redstone. Ela vai fazer a conexão.

Repare que estou conectando no andar de baixo. Será que é suficiente?

Automação com redstones - 3- Repeaters e pensando a distância entre máquinas

Testamos até ver que ela vem com a energia e deu a quebrada para nós. Ficou em cima. Quando eu desativar com a alavanca, ele cai embaixo e posso pegar. Com o pistão conectado, vou poder ativar e desativar. Repare que o red stone vem até nosso bloco adjacente e consegue subir um de energia para ativar nosso pistão, não tem problema, diferente de colocar a alavanca logo do lado.

Se isso quebra uma cana, posso fazer para várias canas. Vamos fazer isso, tentando montar algumas. Em um lado, vou completar e do outro vou deixar espaçado. Agora, quero conectar tudo isso com red stone. Vou pegar o pó e tentar conectar. Quando ativo a alavanca de uma vez, ninguém mexe. Tem algo estranho, porque antes mexia.

A energia está fluindo, mas não ativa. Quando ela entra no sentido do bloco, ela passa para o cara de cima, mas quando passa do lado, sem entrar no bloco, a energia não passa. Isso quer dizer que quando passamos a energia, o caminho inteiro fica ativo, mas os caras do lado não estão, por isso quando coloco o red stone, eles não ativam. Tenho que fazer de outra maneira. Não dá para passar do lado. Preciso entrar nos blocos.

Dessa maneira, funciona. Só que se eu colocar mais um, eles se conectam e deixam de entrar no bloco. Quando isso acontece, não vai mais para a frente. Quer dizer que da maneira como estou criando só consigo ativar um bloco sim e um bloco não.

Isso faz funcionar os três pistões, mas e os do outro lado? Vamos acompanhar a energia. Ela vai enfraquecendo, até acabar. Ela tem um alcance. Depois disso, precisamos falar para continuar. Para isso, vamos repetir a energia para a frente. Quem faz isso é o repetidor. Redstone repeater. Esse cara repete a energia para a frente.

Tem duas maneiras de colocar. A direção é importante. Assim como lá era importante entrar no bloco, aqui preciso que a direção esteja de acordo com o fluxo de energia. O repetidor empurra a energia para a frente.

Todos os ímpares estão para a frente, mas os pares não estão. Queremos ativar todos. Por mais que eu tenha ensinado como ativar um sim e um não, queremos na prática ativar os cinco pistões. Tem diversas maneiras de fazer isso funcionar. Uma delas é usando o repeater, jogando a energia para o bloco. Repare que eles não se conectam, então não temos problemas.

Com o conjunto de repeaters, consigo fazer diversos blocos ficarem ativos. Eu poderia simplesmente usar um repeater entre cada. Assim, um recebe energia direto, outro através do repeater, e assim por diante.

Poderia colocar vários repeaters, fazendo um design só com eles? Posso, mas não tem nenhuma vantagem, só gastei elementos. Com isso, economizamos mais.

Quando coloco uma alavanca mais distante, a energia para antes. A distância é importante. Você vai precisar usar repeaters sempre que precisar chegar em distâncias mais longas. É claro que eu poderia fazer algumas variações, como colocar mais repeaters. Só que eu poderia tentar economizar. Um design bem feito vai implicar em pensar nas distâncias. Eu posso colocar a alavanca mais perto, com o pó indo dos dois lados ao mesmo tempo, e todos recebem energia, porque a distância alcança a todos, a posição foi esperta.

Temos que pensar as distâncias quando criamos esses caminhos, esses fios que conectam uma fonte de energia a um objeto que está recebendo energia. Tudo isso é importante.

Por último, quando temos nossa colheita, a cana cai. Só que depois disso, ela fica espalhada. Eu tenho que passar para pegar, mas o fluxo de água faz com que a cana que caiu mais longe vá em direção ao fluxo. Se eu esperar um tempo, a cana vai chegar na outra ponta. Posso pegar tudo de uma vez só ou usar um design mais esperto para pegar várias de uma vez. De alguma maneira, tenho que jogar as canas todas para um lado só. Esse é nosso próximo design. Eu quero ser não só capaz de cortar tudo de uma vez só, como também pegar tudo de uma vez só. E repare que um design simples de uma fazenda como essa já mostra a importância da posição dos elementos que colocamos para minimizar a quantidade de elementos, mostra a importância do repeater para aumentar a distância que conseguimos chegar, e também para colocarmos elementos um do lado do outro e ativar todos de forma inteligente. Lembrando que não precisamos de repeater a rodo, porque ele só serve para resolver o problema de conexão.

Com isso, temos uma fazenda semiautomática que pelo menos colhe a cana. O que falta é pegar a cana de uma vez só no final.

Sobre o curso Minecraft: Estruturas lógicas com redstone

O curso Minecraft: Estruturas lógicas com redstone possui 145 minutos de vídeos, em um total de 46 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Lógica em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Lógica acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1124 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1124 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1124 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1124 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana