Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Gestão Corporativa > Conteúdos de Gestão Corporativa > Primeiras aulas do curso Mentalidade de crescimento: potencializando sua carreira

Mentalidade de crescimento: potencializando sua carreira

Mentalidade - Apresentação

Olá. Meu nome é Simone Schaan e eu serei a facilitadora nesse curso de Mentalidade de Crescimento. Esse é um curso para você que já ocupa uma cadeira de liderança ou que está buscando o seu desenvolvimento e quer conhecer melhor como o Mindset pode te ajudar a ser um profissional mais produtivo baseado nos estudos da psicóloga Carol Dweck, entendemos os dois modelos de Mindset, fixo e de crescimento e como eles impactam nos nossos comportamentos.

Durante nossas aulas teremos a oportunidade de aprender como o conhecimento e o uso adequado do Mindset podem ajudar a trazerem melhores resultados para a sua vida profissional. Junto com o nosso líder fictício Guilherme, você terá a oportunidade de entender de forma prática como os profissionais de Mindset fixo e de crescimento atuam como gestores de pessoas e como lidam com situações do cotidiano através de exercícios de reflexão você também terá a oportunidade de buscar seu autoconhecimento e entender melhor qual é o seu Mindset.

Entenderá que fracasso e esforço fazem parte dos nossos comportamentos. Mas que dependendo do seu Mindset lidará com ele de forma diferente. Falaremos também que a mudança para o Mindset de crescimento é possível, mas que para isso precisamos sair da zona de conforto, o que requer objetivo, planejamento e disciplina e que o ambiente onde você atua também pode afetar essa mudança. Você também verá como o nosso potencial é desconhecido e que se adotarmos o Mindset de crescimento a nossa evolução será contínua.

Você também verá como lidar melhor com o seu time, acelerando o seu desenvolvimento e o deles através da escuta, da abertura para novos aprendizados, tendo um time mais engajado e que também desenvolva o Mindset de crescimento. Através deste treinamento, você verá que o Mindset de crescimento poderá te ajudar no seu desenvolvimento através da escuta, autoconhecimento, abertura para o novo e a crença de que a mudança depende de você. Temos muito conteúdo para falarmos. Então, vamos começar o curso?

Mentalidade - Afinal, o que é mentalidade?

Falar sobre mentalidade. Antes vamos conhecer um pouco o Guilherme. O Guilherme é um profissional da área de tecnologia da informação que trabalha na Best IT há mais ou menos 4 anos. A Best IT é uma empresa de desenvolvimento de software. Atua no mercado nacional há 15 anos. É uma empresa que vem crescendo muito nos últimos anos e sempre com novos clientes, com grandes desafios e com isso, como a necessidade de desenvolvimento acelerado dos profissionais que lá trabalham.

O Guilherme começou na Best IT com estagiário e depois de 8 meses já foi efetivado em função dos excelentes resultados técnicos que ele tinha apresentado. Ele sempre atuou em vários projetos, é reconhecido por sua inteligência e pelo desempenho acima da média. Sempre recebia ótimos feedbacks do seu gestor anterior. Mas, o Guilherme costumava desconsiderar a opinião dos pares. Algumas vezes ele chegava a ridicularizá-los nas reuniões ou até nos cafés. Só que há 1 ano atrás, apesar disso, o Guilherme foi promovido a gerente de projeto e passou a ter uma equipe de dez profissionais.

Essa equipe nova do Guilherme reconhecia a sua trajetória, reconhecia todo o sucesso que ele tinha, mas tem um pouco de dificuldade em falar com ele porque eles também tinham a sensação de que só ele sabia as respostas e portanto a opinião do time, na maioria das vezes, era desconsiderada ou até invalidada. Já o Guilherme dizia que a equipe não entendia as coisas mais óbvias de desenvolvimento e que nem parecia que já trabalhavam lá há tanto tempo. O time do Guilherme em um dado momento, foi designado para um projeto super importante, um novo cliente, uma financeira.

Só que o que aconteceu? No momento de implantação da primeira fase do projeto, que era o desenvolvimento de um aplicativo, esse aplicativo apresentou um problema de leitura de dados. E os pagamentos feitos através do aplicativo não foram processados. Assim, o aplicativo teve que sair do ar para que esse processo fosse revisto e a equipe pudesse verificar como tratar os pagamentos não processados.

Até para que os clientes da financeira também não fossem impactados. Com tudo isso, o Guilherme ficou extremamente abalado. Porque ele acreditava que esse projeto tinha sido designado para ele pelo potencial, pela inteligência dele e que a diretoria acreditava que só ele conseguiria dar conta desse desafio. Então ele ficou muito decepcionado, a frustração toma conta dele, começa a se achar incompetente e acha até melhor desistir. Ele até acredita que talvez se ele fosse desligado fosse uma boa solução.

Porque falhou. Então para ele se ele falhou, talvez era melhor acabar com isso tudo e ele ser desligado. Aqui vamos fazer uma pausa. Vocês já tiveram em algum momento a oportunidade de trabalhar em um projeto ou em alguma atividade que o resultado ficou um pouco abaixo do esperado pela sua liderança? Como você se sentiu? Também pensou que o desligamento pudesse ser um caminho justo ou tivesse algum tipo de punição? Pense um pouco sobre isso, reflita, anote, deixe tudo registrado que nós voltamos a conversar um pouco mais no próximo vídeo.

Mentalidade - Entendendo a mentalidade

O que será que aconteceu depois de que teve aquele problema com a implantação do aplicativo e o Guilherme se sentiu tão mal. Aconteceu que o diretor do Guilherme, o Júlio, chamou ele na sala para uma conversa. O Júlio conversou com o Guilherme sobre o que tinha acontecido. Pediu para que ele contasse como havia sido todas as etapas do projeto, em detalhes. O Júlio disse que a empresa confiava muito nele, mas que ele precisava retomar cada etapa do projeto e do seu dia a dia também e verificar como ele estava agindo com os seus pares e com a equipe.

Então o Júlio trouxe para ele que ele estava sendo um pouco arrogante, que ele precisava repensar as suas atitudes, escutar a equipe, que ele não era invencível. O Guilherme, na verdade, não entendeu muito bem tudo aquilo que o Júlio trouxe. Mas como o Júlio era o diretor dele, começou a refletir. E aí começou a pensar com base também em algumas perguntas que durante essa conversa o Júlio tinha feito para ele. O Júlio perguntou para ele, "Em algum momento alguém do time cogitou que algo poderia dar errado? O que foi feito com esse questionamento?

Por que, ele achava que o projeto era devido só a sua performance, a sua inteligência? Como que vinham sendo as reuniões de discussão do projeto? Quantas vezes algum membro, alguém da equipe dele tinha participado da apresentação desse projeto para a diretoria?" O Júlio disse para ele que ele precisava entender melhor o que tinha acontecido, que o receio dele de fracassar colocou todo o projeto em risco, que ele estava sendo arrogante. O Guilherme começou a pensar mediante todo esse feedback e entendeu que ele precisava fazer alguma coisa.

Ele não sabia muito bem o que, mas ele entendeu que ele precisava fazer algo. Então ele chamou o seu time que também estava super ansioso e se sentindo até meio derrotado, até pela própria reação do Guilherme. E aí fez uma reunião diferente do que ele costumava fazer com esse time. Ele contou para o time que ele tinha tido uma reunião com o Júlio e que ele não entendia direito o que tinha acontecido nessa implantação. Como eles tinham deixado isso acontecer?

Ele tinha feito tudo certo, ele pensou em todos os pontos, mas ele precisava saber o que eles estavam pensando. Claro que a equipe inicialmente ficou meio receosa, mas aos poucos, com cautela, começou a falar. Elas lembraram o Guilherme que eles haviam levantado esse ponto da leitura da base de dados algumas vezes, mas que o Guilherme sempre se posicionou dizendo que já tinha trabalhado em vários projetos e que não iria levar esse detalhe para a diretoria. O que iriam pensar dele? E que, na verdade, a equipe passou a achar que ele era o único capacitado e que eles não deveriam dar opinião.

O Guilherme percebeu que precisava entender as suas atitudes. A equipe estava trazendo para ele que ele não tinha escuta, que ele sempre tinha solução, que ele se sentia mais inteligente, que era melhor eles só fazerem o que ele mandava. E para entender melhor as nossas atitudes, nós precisamos entender o que é mentalidade. E a mentalidade é a predisposição para certos comportamentos e pensamentos e a forma como a nossa mente está estruturada.

São as crenças que nós temos sobre nós mesmos. Só que uma mente com um bom funcionamento pode fazer maravilhas. Só que uma mente com baixa produtividade equivale a certeza de que nenhum dos projetos terá sucesso. Isso quer dizer que mentalidade ou Mindset é quem determina como as nossas ações vão funcionar nas diferentes áreas da nossa vida. O que sabemos é que a mente é como um paraquedas, só funciona se estiver aberta. E estamos nesse curso para conversar um pouco mais sobre isso.

Sobre o curso Mentalidade de crescimento: potencializando sua carreira

O curso Mentalidade de crescimento: potencializando sua carreira possui 83 minutos de vídeos, em um total de 37 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Gestão Corporativa acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas