Primeiras aulas do curso Shopify: colocando sua loja online no ar

Shopify: colocando sua loja online no ar

Os primeiros passos para criar sua loja - Introdução

ERRATA: no banner da página inicial, onde a instrutora escreve "Corturnos", lê-se "Coturnos".

Bem vindo ao curso de Shopify. Meu nome é Gabriela Vaz e eu sou Front End e desenvolvedora de loja de ecommerce, e nesse curso nós vamos montar essa loja aqui.

Nós vamos aprender como mexer no layout, como deixar a loja com a cara da sua marca, colocar menu, produtos, coleções, e até mesmo um blog dentro da sua loja.

Nós também vamos colocar o PayPal, e vamos permitir pagamentos reais na nossa loja, vamos realizar testes e aprender um pouco sobre o admin do Shopify. Fora isso, nós vamos conhecer os temas, a loja de apps e um pouco do que elas podem nos oferecer.

Neste curso nós vamos usar o plano básico da Shopify, então nós não vamos ver tudo nos mínimos detalhes e tudo que a Shopify pode nos oferecer. Ao concluir ele, nós já conseguimos montar uma loja completa e começar a vender com o Shopify. Espero que vocês gostem, vamos lá!

Os primeiros passos para criar sua loja - Configurações Iniciais

O primeiro passo para você abrir sua loja é escolher o nicho dela, o tema de produtos e o que você vai vender. No meu caso, eu escolhi que vou vender sapatos. Depois você vai se perguntar aonde eu vou fazer minha loja.

Existem plataformas pra isso, e a que eu escolhi é o tema deste curso, como você provavelmente já sabe, é o Shopify.

Então, vamos entrar aqui no site do Shopify. Aqui você pode ver a página inicial do site, tem o menu com formas de vender, preços, o blog, recursos, e várias informações sobre a plataforma e suas vantagens.

Os preços são os planos que você pode escolher para a sua loja. Então tem o básico, Shopify, e o Advanced. Aqui você pode ver o que cada um desses planos engloba e qual é mais adequado para a sua loja.

Mas não precisa nem se preocupar, porque o Shopify deixa você testar por 14 dias gratuitos e conhecer a plataforma sem colocar o seu cartão de crédito. Então, vamos voltar para a home e fazer esse experimento.

Logo aqui, no começo do site, você já tem o espaço para colocar o seu email, e é isso que eu vou fazer: vou colocar o meu email aqui, você coloca o seu e nós clicamos em “começar”.

Você foi direcionado para a página de escolha da senha e o nome da loja. Coloquei a minha senha (que eu não vou falar pra vocês), e a minha loja vai se chamar “Samurai Sapatos”.

Clica em “criar sua loja”. Antes dela ser criada totalmente, tem algumas informações que você precisa preencher.

A primeira delas é, contar um pouquinho sobre você: se você já vende ou ainda não. No meu caso, eu “Ainda não estou vendendo produtos”, “Estou apenas vendo como funciona”, então vou marcar essa aqui.

E, qual é a sua receita anual? se sua loja já existe ou você já vende em loja física ou online mesmo, você pode colocar o quanto vende. No meu caso, acabei de começar. Então vou colocar R$0.

Caso a loja esteja para um cliente, ou para uma outra pessoa, você pode marcar aqui “Sim, estou projetando uma loja para um cliente”, mas, como a loja é minha, vou para o próximo.

Adicione endereço para que você possa receber pagamentos. Primeiro você precisa colocar o nome e sobrenome de quem está fazendo a loja. Eu vou colocar o meu aqui, e o endereço da sua loja.

A minha vamos supor que é Rua da Consolação, o número 2125, o complemento no caso é apartamento, em São Paulo, o CEP, país, estado, e o número de telefone para contato.

Coloquei aqui um número qualquer como exemplo, mas você pode colocar o número da sua loja, ou o seu número de telefone. Por último, nós temos aqui o site comercial e pessoal. O que é isso?

É o domínio da sua loja. Aquilo que vai aparecer lá na URL quando as pessoas forem procurar pela sua loja. Caso você já tenha um site ou até mesmo uma loja, é só colocar aqui embaixo.

Senão, não se preocupa que você pode preencher depois. Como está escrito aqui, é opcional.

Então, vamos entrar na minha loja. Ela será criada e você será direcionado para a página inicial do Shopify. É aqui nessa página que acabou de carregar que você vai fazer todas as configurações da sua loja.

Nós temos um menu lateral, com tudo que você vai precisar, como: início, pedidos, produtos, clientes, detalhes de marketing e descontos. Nós vamos ver todos esses tópicos ao longo do curso.

E você deve estar se perguntando: “E essas informações que eu acabei de preencher? Onde elas estarão caso eu precise preencher alguma coisa ou mude de endereço?

O último tópico desse menu é “Configurações”. Então você vai clicar e ver que tem um monte de coisa e vai falar: “Meu Deus, qual dessas é?”.

Geral, impostos, canais de vendas, são tudo que você vai precisar pra rodar e funcionar. Então por exemplo, checkout, o frete, notificações, que são e-mails que o cliente vai receber quando finalizar uma compra.

O que você preencheu está aqui em primeiro, em Geral. As informações da loja, como o nome, que eu já tinha explicado que você pode alterar, e fica aqui para você mudar caso queira.

E-mail, mas eu preenchi só um e-mail, porque aqui tem dois espaços? O primeiro, que é esse e-mail da conta, é o e-mail que o Shopify vai falar com você, caso ele precise.

E o segundo é o e-mail que o cliente vai falar com você. Então você pode escolher ter dois e-mails diferentes para cada uma dessas funções.

Aqui embaixo, é o endereço da loja, que você preencheu. Caso mude é só alterar aqui. Padrões e formatos, como o Shopify já está em português, para o Brasil, ele já veio automaticamente com as informações daqui.

Então o fuso horário é de Brasília, que é o que usamos, a unidade métrica e o padrão de peso em quilos (Kg), e a moeda da loja veio em real, porque estamos no Brasil. Mas caso você queira vender pra fora, é só alterar aqui, pode qualquer uma que quiser.

Se você tiver feito alguma alteração, só não esquece de clicar em salvar, porque o Shopify não vai salvar suas alterações automaticamente.

E você vai perguntar, “eu criei a minha loja, cadê ela?”. É só voltar aqui para o início e você vai ver que tem um olhinho aqui do lado, de loja virtual. Você clica nele e será direcionado para ela.

Você pode ver que ainda não tem nada: nenhum produto, nenhuma configuração, só o nome dela, mas nós vamos ver isso ao longo do curso, então não se preocupe.

Os primeiros passos para criar sua loja - Cadastrando meu primeiro produto

O que vocês acham que é a parte mais importante de uma loja virtual? Se você pensou em produtos, acertou. Produtos podem ser físicos ou virtuais, e qual é a diferença entre esses dois?

Produtos físicos é o que você vai entregar para o cliente, como roupas, sapatos, livros. Os virtuais são como esse curso online, que você compra e tem acesso pelo seu computador.

Provavelmente, quando você criou a sua loja, você já sabia o que ia vender, ou pelo menos tinha uma ideia. No meu caso, como o próprio nome da minha loja diz, eu vou vender sapatos. E agora, como eu faço para criar um produto e adicionar na minha loja, já que, são todos de mentirinha?

Nós vamos voltar para o início do nosso admin do Shopify, e na lateral esquerda, o terceiro item é produtos. Como vocês podem ver, ainda não tem nenhum produto na nossa loja. Para adicionar é bem simples, como tudo na Shopify. Nós vamos clicar aqui, em “adicionar produtos”. Essa página tem alguns campos para preencher e deixar o seu produto bem completo.

E dependendo do que você vende, e qual a sua intenção com a loja, você pode preencher eles de determinada maneira. A primeira coisa, é o título do produto, o nome dele.

O meu primeiro produto será uma sandália anabela. Aqui embaixo temos a descrição do produto, então você irá discorrer sobre ele, explicar melhor e tirar as dúvidas que o seu cliente pode ter, e tentar convencê-lo a comprar o produto.

Eu vou colocar uma descrição qualquer, mas vocês quando forem fazer a sua, coloquem uma melhor. Eu vou colocar “Sandália Anabela Feminina casual, perfeita para o verão.”. Aqui do lado nós temos organização, e aqui vamos colocar o tipo de produto e o fornecedor.

O tipo de produto é onde você irá categorizar os seus produtos. No caso, esse aqui é “sandália”. Você adiciona essa categoria, e o fornecedor é a marca.

Por exemplo, Nike, Adidas. A minha sandália será da Via Marte. Logo em seguida, você adicionará uma imagem no seu produto, que é muito importante. Clica aqui em “Enviar Imagem”, vai na caixinha, e aqui está minha sandália.

Então, vou colocar ela aqui, eu posso usar mais de uma imagem e vou utilizar para ficar mais detalhado. Logo em seguida, você pode inserir o preço do produto, vamos supor que ele custa R$89,00 reais.

Esse “Comparar Preços”, nós veremos um pouco mais para frente, não se preocupem com ele agora. Depois nós temos o estoque, o SKU e o código de barras.

O SKU é um código único do seu produto, ou seja: cada variante, cada tamanho e cor terá um número. Vamos supor que é “12345”, e o código de barras do seu produto, “54321”.

Eu coloquei qualquer número, porém não esqueçam de colocar o número de verdade. Em “Política de Estoque”, o Shopify consegue rastrear seu estoque, se ele está esgotado ou não.

Você poderá permitir ou não que ele rastreie, teremos as duas opções: “Não rastrear o Estoque” ou “A Shopify rastreia esse produto”. Eu vou deixar rastrear. Logo em seguida, você verá o “frete”, então a primeira coisa a marcar é se esse produto é físico ou não.

Como nós já tínhamos visto, se ele não for físico, como esse curso, você não precisa inserir peso e medidas, porque o seu cliente não irá recebê-lo em casa pelos Correios, por exemplo.

No meu caso, como é um sapato, eu vou colocar aqui o peso. Coloquei “0,320 Kg”, e embaixo teremos as variantes dos produtos. Elas são as características que o seu produto terá.

É muito importante tê-las, pois como compraremos um sapato sem saber do tamanho? O próprio Shopify já vem com o tamanho selecionado como a primeira variante.

Caso você venda um livro, poderá alterar e inserir o que for de acordo com a sua necessidade. Como eu vendo sapatos, vou deixar “tamanho”, e colocar cada um separado por vírgulas.

Então, “36,37,38,39”. E eu terei apenas esses tamanhos, por enquanto. Aqui você terá como adicionar outra opção, por exemplo: se o produto possui várias cores, poderá adicionar a opção “cor”.

O Shopify permite que você coloque até três opções de variantes. Antes de salvar, aqui embaixo você verá que o Shopify separa cada uma delas pelo tamanho, preço, SKU, código de barras e o estoque.

Cada uma delas vem por padrão com um SKU diferente, de acordo com o que você tinha preenchido antes, mas poderá alterar, caso precise, e um código de barras diferente.

Nós não vamos nos preocupar com isso agora, vamos só colocar o estoque. Vamos deixar com um de cada. Embaixo nós teremos o SEO, que é a pré-visualização da listagem do mecanismo de busca.

O que é isso? Quando o cliente buscar seu produto ou loja, é assim que aparecerá no Google. Nós teremos o título, o site e a descrição, e você poderá alterar como for melhor para você e sua loja.

O título veio como “Sandália Anabela”, e nós podemos colocar ao lado o nome da marca ou loja. Eu vou inserir “Samurai Sapatos”. A descrição você também pode alterar, de uma forma que chame mais atenção.

Aqui ficará a palavra “NOVIDADE!” no começo, e pronto. Se você quiser, poderá mudar o identificador, que é esse valor da URL, mas não precisa por enquanto.

Não se preocupa: o que você alterar aqui não muda nada em cima. Então, se você alterar o título e a descrição do SEO, não altera o título e a descrição do produto.

Então, é só clicar em salvar. Agora, apareceram as mensagens “O produto foi criado” e “Parabéns! Você adicionou seu primeiro produto.” Se você for na sua loja, e recarregar a página, seu produto estará na home. E se clicar nele, poderá ver a página de produto com mais detalhes.

Temos aqui as duas fotos, os tamanhos disponíveis, o botão de adicionar ao carrinho, preço. Pronto, o seu produto está aqui.

Sobre o curso Shopify: colocando sua loja online no ar

O curso Shopify: colocando sua loja online no ar possui 120 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de E-commerce em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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