Primeiras aulas do curso Identidade Visual parte 4: Criando um manual de marca no InDesign

Identidade Visual parte 4: Criando um manual de marca no InDesign

Criando no InDesign - Introdução

Olá, pessoal! Bem-vindos ao curso de Identidade Visual 4. A gente vai tratar da diagramação e da finalização do Manual de Marca. Na aula passada, ou melhor, no curso passado, a gente já fez um material que é o Estudo do Manual de Marca.

A gente criou o conteúdo deles, fizemos vários estudos e chegou nisso, mas ele está de forma ainda desorganizada. A gente só jogou os elementos todos e foi colocando sem ainda uma preocupação com didática e com a sua apresentação.

Agora, nós vamos começar a pegar todo esse conteúdo que a gente estudou e passar para um formato interessante de entregar, que represente a marca, o Bytebank, e coloque todas as instruções que a gente criou no curso anterior de um jeito bem didático mesmo...

Ênfase no didático, a gente quer que as pessoas usem e repassem esse manual para todo mundo que for utilizar a marca, de forma a reforçá-la e nunca prejudicá-la. Então, mãos à obra!

Criando no InDesign - Delimitando o Problema

Do Manual de Marca, a gente já fez o conteúdo no curso anterior, na parte 3 do curso de Identidade Visual. Agora, a gente vai trabalhar esse conteúdo e fazer um manual de marca fechadinho, um manual de marca já pronto para entregar para o cliente.

O que a gente precisa fazer? Vamos dar uma olhada no Manual de Marca. A primeira coisa é mexer nessa capa. A gente vai ter que tirar o Estudo de Manual de Marca e colocar Manual de Marca do Bytebank. A gente já tem algumas coisas estruturadas, a gente já deu uma trabalhada aqui em cima e tudo mais...

Só que a gente vai ter que diagramar isso de uma forma que mostre melhor o que é cada coisa dessa. A gente tem que estruturar também esse conteúdo de um jeito lógico. A gente já tem o versionamento do nosso símbolo, limitações de arranjo do símbolo, composição da assinatura horizontal… tudo meio jogado. A gente ainda não está apresentando isso para o nosso usuário, contando a história desse logo.

A gente deixou de lado um pouco os atributos da marca, que é uma coisa importante da gente trazer. A gente já pula para Proporção... Depois, Distorção, o que é possível e o que não é possível... Um monte de versões com "X" e versão com o check, de permitido... A gente não está fazendo isso de uma forma muito didática.

Então, a gente vai precisar trabalhar isso de forma didática... Aqui também: Estudo do uso das cores com o logo... A gente só joga visualmente. A gente vai ter que estruturar isso de forma geral. Em Palavras-chave, a gente jogou um monte de coisas ali...

Como é que a gente vai fazer? Vamos começar pelo título. A gente tem que trazer um título para cá... Estudo de Manual de Marca, mantendo nossa identidade visual. Vamos fazer o seguinte, eu vou abrir Estudo de Manual de Marca, que é o arquivo que a gente fez no curso anterior. Está aqui o conteúdo, vamos dar uma olhada.

Estudo de Manual de Marca... Versionamento do nosso símbolo, depois composição da assinatura horizontal... Vamos fazer o seguinte, eu vou colocar Manual de Marca... E aqui embaixo, em "Mantendo a nossa identidade visual", eu vou colocar “Um guia para nossa identidade visual”. Pronto, aqui a gente já tem a nossa capa.

Vamos para a parte 2... Versionamento do nosso símbolo. A gente já tem aqui embaixo a composição da assinatura horizontal, proporções do logo, assinatura vertical… Uma coisa que eu senti falta já de cara foi o seguinte... A gente aborda essa coisa do logo, mas não fala da construção.

A gente só põe “O símbolo é uma combinação de 8 quadrados dentro de uma grade de 4x4... Podemos utilizar quantas combinações quisermos, observadas algumas limitações”. Versionamento do símbolo... Será que a gente não pode tocar já na construção do símbolo?

Porque aqui a gente já pode falar, por exemplo, 8 quadrados, o que os 8 quadrados representam, o que é a grade de 4x4, para que ela serve e qual a sua função estética... A gente pode abordar isso de uma forma mais didática.

Então, vamos fazer o seguinte... Eu vou criar um outro board, uma outra prancheta, uma outra página, que a gente pode trabalhar isso do zero. Como é que a gente faz? Venho no ícone de Ferramenta Prancheta e vamos criar uma nova. Vou criá-la aqui... Aliás, aqui, porque a gente está fazendo uma ordem.

E agora, como eu faço para deixar esse espaço em branco aqui? Isso é um problema, a gente tem um problema na nossa frente. No Illustrator, a gente teria que trazer todo esse conteúdo para cá, para essa página... Esse conteúdo para cá...

A gente poderia abrir um arquivo novo e fazer isso, só que se a gente precisar mexer na ordem das pranchetas, depois de um tempo, em um documento grande, a gente vai ter que ordenar isso tudo. Como é que a gente faz?

A gente pode recorrer a um outro programa, que não é o Illustrator, a gente pode buscar o InDesign, que serve justamente para isso, para a gente poder lidar com um conteúdo maior na diagramação, tanto para impresso quanto para web.

Vamos abrir o InDesign, então. A gente trabalha com o InDesign. A gente abre o InDesign e no próximo vídeo a gente já começa a abordar como vamos reconstruir esse manual dentro do InDesign.

Criando no InDesign - Criando a Capa

Agora abrindo aqui o InDesign, a gente vai vir aqui nessa tela em "Create New", aqui a gente cria um novo documento. Nas dimensões, a gente pode usar uma dimensão de web. Nessa dimensão a gente pode colocar 1024 x 768, por exemplo, uma dimensão boa, uma dimensão padrão, onde podemos abrir em vários dispositivos com tranquilidade e sem perda de proporção.

Aqui vamos criar um arquivo no InDesign digital, nem todo aquivo é para impressão, então aqui vamos usar um meio digital. Vou aumentar aqui o tamanho da tela e deixar ela toda "full". Temos algumas funções aqui e a principal das que vamos usar agora é essa "Pages", que é onde temos a estrutura do documento.

Então vamos voltar no arquivo anterior, que é o Illustrator. Aqui tem o que a gente estava mexendo, que é a capa. Já vimos que tem aqui um fundo preto com título, subtítulo e o logo lá embaixo. É importante que a gente tenha certeza de que isso esteja dentro dos "tyle sheets" que temos. Lembra que nós colocamos as proporções entre o título, o texto, o título 2 e etc? Então, temos que manter isso lá no InDesign.

Vamos voltar no InDesign. Aqui na nossa página, temos nessa primeira página que nela, está sem nada aqui na frente. Nossa página vai ser isso, só que com o fundo preto. Vou pegar um retângulo, porque minha ferramenta é um retângulo. Vou selecionar de ponta à ponta e vou colocar a cor preta. Agora eu vou colocar aqui o título que a gente tem, que no caso, seria "Manual de Marca: Um guia para a nossa identidade visual".

Vou colocar o texto aqui "Manual de Marca", e embaixo, "Um Guia para a nossa identidade visual". O texto está todo em preto, então eu seleciono tudo e venho na janelinha "fill" e coloco "paper", que é o branco. Aqui eu coloco um tamanho grande, aqui em cima temos um controle de parágrafo, e vou colocar à direta, e vou colocar ele aqui. "Manual de Marca: Um guia para a nossa identidade visual". E aqui embaixo eu coloco o logo.

Por enquanto está estranho, mas eu vou ajeitar aqui a dimensão certinho. Mas não estamos usando a tipografia que vamos usar no projeto, as cores adequadas do nosso "tyle sheets", e vamos ter que configurar isso. Vamos então pegar o logo aqui no Illustrator, "Command + C" e "Command + V", ou "Copy" e "Paste", e ele copia certinho. Eu diminuo um pouco e coloco ele aqui.

Já temos aqui então o conteúdo da capa do nosso projeto. Agora a gente tem que configurar isso tudo dentro do nosso "tyle sheets". Aqui o nosso título vai ser "X", então o nosso título 2 vai ser metade disso. Vamos no InDesign fazer isso. Então se aqui a gente coloca o tamanho 60, aqui agente coloca o tamanho 30. E a fonte que usamos é a "Bariol regular", escrevo nessa janelinha "bariol regular" e pronto.

A cor que usamos aqui é verde, então conferimos, é verde aqui no título 2 e o título 1 é branco. Esse verde temos discriminado aqui embaixo, no RGB ele é R54, G161 e B56. Voltamos para InDesign, seleciono o Título 2, e para a cor eu clico duas vezes no "Fill" e coloco aqui 54, 161 e 16. Esse aqui é o verde que temos como o verde corporativo do Bytebank.

Nessa cor aqui podemos clicar duas vezes e colocar "Verde bytebank". Aqui já temos nosso swatch, no nosso catálogo de cores, a cor da nossa marca. Agora vamos ver se a distância aqui está certa. A distância que a gente tem entre o Título e o Título 2, é do mesmo tamanho Título 2.

Então como fazemos isso? Basta vir aqui, selecionar e ver o tamanho da tipografia e colocar uma entrelinha, ou seja, a distância entre as duas linhas de 30, que vai ficar igual. Aqui está assim e aqui não está, está maior, porque o espaço de linha é construído pelas linhas de base da tipografia para essa. Então se pegarmos um tamanho de 30 pontos e colocasse dessa base, para essa, ficaria menor.

Aqui, temos na distância o tamanho do C, pegamos o tamanho máximo que as letras atingem e, no caso, temos como referência o C. Nesse caso, é o tamanho máximo que o U alcança também, ou o topo do D. Então aqui eu vou criar um quadrado do tamanho do topo até a linha base, ou com "Command + R" podemos habilitar essa régua e puxar aqui. No momento eu prefiro a linha, diferente do quadrado que usamos no outro documento.

Eu puxo nesse tamanho e agora eu vou puxar o quadrado aqui, coloco preenchimento nele com uma cor qualquer, tiro também a linha, que é esse segundo quadrado em volta e puxo uma linha de base da tipografia de cima.

Localizamos o quadrado e puxamos uma outra linha até a base do quadrado aqui e puxa a outra ali até a base do quadrado. Agora eu apago todas as outras linhas, e eu tenho que fazer com que a distância entre a base do M e o topo do D seja nessa linha que a gente vê. No caso, ficou o tamanho 42, e agora temos certinho a distância entre os dois títulos, igual ao tamanho máximo dessa tipografia aqui embaixo.

Então agora já fizemos a nossa primeira página. No próximo vídeo a gente continua trazendo conteúdo para esse documento do InDesign.

Sobre o curso Identidade Visual parte 4: Criando um manual de marca no InDesign

O curso Identidade Visual parte 4: Criando um manual de marca no InDesign possui 410 minutos de vídeos, em um total de 95 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1122 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1122 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1122 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1122 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana