Primeiras aulas do curso Google Cloud: Deploy de uma aplicação em Spring MVC

Google Cloud: Deploy de uma aplicação em Spring MVC

Salvando imagens no Bucket - Introdução

Olá, pessoal. Tudo bem? Eu sou o Rafael Nercessian e eu vou dar uma introdução sobre o que a gente vai ver nesse vídeo, onde faremos a deploy de uma aplicação desenvolvida lá no Spring MVC em um ambiente de produção do Google Cloud.

Então a gente vai receber aqui esse projeto da Casa do Código, que é uma plataforma de vendas de livros de tecnologia e a gente deve levar todo esse nosso projeto para funcionar no ambiente de produção lá do Google Cloud.

Então, o nosso foco no primeiro capítulo vai ser justamente o quê? Salvar as imagens dos livros que a gente for cadastrar lá no ambiente de produção. Então a gente vai criar aqui, se a gente for para o painel de console do Google Cloud, a gente vai utilizar o serviço do Cloud Storage para poder criar um bucket, um repositório aqui e, nesse repositório, nesse bucket, a gente vai receber as imagens dos livros que a gente for cadastrar na nossa aplicação.

Eu já tenho quatro imagens de livros, então, se eu rodar a minha aplicação localmente, perceba que vamos ter justamente esses quatro livros que a gente cadastrou. Então é isso que a gente vai fazer no primeiro capítulo, então repara que a gente vai cadastrar as imagens dos livros, e depois a nossa aplicação vai carregar essas imagens desses livros que estão salvos agora lá nesse bucket do Google Cloud.

Então esse vai ser o nosso foco do primeiro capítulo, e depois, uma vez que a gente já está salvando as imagens dos livros no bucket, o livro tem outras informações como título, descrição, preços.

Então, essas outras informações, elas têm que ser persistidas lá no banco de dados, então é isso que a gente vai fazer no segundo capítulo. Então a gente vai aqui na plataforma do Google Cloud, a gente vai utilizar o serviço do Cloud SQL e a gente vai configurar essa instância que vai, justamente, onde a gente realizar a comunicação para realizar a persistência das demais informações durante o cadastro do livro.

Uma vez que a gente já fez essa etapa, só falta a gente levar a nossa aplicação da Casa do Código para que a nossa aplicação fique funcionando inteiramente no ambiente de produção.

Então, no terceiro capítulo, a gente vai ter aqui justamente a configuração de um servidor através do serviço do Cloud Compute Engine. E o que a gente vai fazer? A gente vai configurar esse servidor e a gente vai levar a nossa aplicação da Casa do Código para esse servidor agora que está no ambiente de produção.

Então, se eu pegar o endereço de IP público desse servidor, e a gente colocar aqui a porta 8080 Tomcat e o nosso projeto, que é a Casa do Código, a gente tem o nosso projeto funcionando em um ambiente produção.

Só que a gente vai ver que para chegar até essa etapa, vai ser um pouco trabalhoso. A gente vai ter que configurar a porta do firewall, a gente vai ter que instalar o Tomcat, mas a nossa aplicação vai estar no ar.

E aí, o que a gente vai fazer no quarto capítulo. A gente vai trabalhar justamente com a solução PAS que o Google oferece, com o Google AP Engine.

Então a gente vai no Eclipse... E agora é importante que você trabalhe com as versões mais recentes do Eclipse, porque a gente vai fazer a instalação desse plugin do Cloud Tools.

Então, com esse plugin do Cloud Tools, qual vai ser nossa ideia? A nossa ideia vai ser, quando a gente for trabalhar com o PaaS, com o AP Engine, a nossa ideia vai ser se preocupar mais, focar mais na parte do código, e deixar o Google essa parte pesada de configuração da infraestrutura.

Então, com esse plugin que a gente vai instalar, basicamente a gente vai clicar em um botão de deploy, e aí a nossa aplicação já vai estar no ar. A gente só vai ter que fazer algumas pequenas configurações aqui.

Uma vez que a gente vai fazer essa implementação agora com o AP Engine, a gente vai ter a nossa aplicação também acessando, sendo acessada pelo AP Engine. Só colocar aqui a URL do AP Engine. Aqui. Só que a se gente perceber, o AP Engine coloca esse domínio padrão, “appspot.com”, um nome não muito intuitivo para o nosso usuário final.

Então a ideia é, no último capítulo, no quinto, a gente registrar um domínio customizado para a gente poder acessar essa nossa aplicação. Então no quinto capítulo a gente vai registrar um domínio, e aí depois basta vir aqui e eu vou acessar essa aplicação por um domínio customizado que a gente vai registrar.

Então, no meu caso aqui, eu registrei “Casa do Código”, “rafanercessian.tk”, que é um registro de domínio gratuito, e aí a gente vem aqui e consegue acessar essa nossa aplicação por esse domínio customizado.

Então, para poder seguir com o curso, eu recomendo que vocês já tenham mexido um pouco com Spring MVC e também tenham conhecimento básico de redes, que com certeza vai ajudar bastante.

Então, logo abaixo do vídeo, depois vão ficar lá os pré-requisitos, dá uma olhadinha para ver se você está confortável ou se você tem alguma dúvida, e aí a gente se encontra aqui nesse curso para fazer o Deploy dessa aplicação.

Então, eu agradeço muito vocês, e eu espero que o curso ajude no crescimento profissional de vocês também. Até mais.

Salvando imagens no Bucket - Testando aplicação localmente

Olá, pessoal. Nós fomos contratados pela Casa do Código para enviar a aplicação que eles desenvolveram com o Framework do Spring MVC, que seria uma plataforma de vendas online, de livros de tecnologia, e a nossa tarefa nesse curso vai ser justamente levar essa aplicação da Casa do Código para o ambiente de produção.

Então vamos aqui, pessoal, inicialmente, ver como é que essa aplicação funciona nesse nosso ambiente local de desenvolvimento. Então eu já tenho aqui no Eclipse justamente o projeto que nós vamos utilizar no curso, que é esse da Casa do Código, que vai estar disponibilizado para vocês logo na atividade abaixo desse vídeo aqui.

Então, para a gente ver como é que essa aplicação funciona localmente, eu vou só arrastar ela para o Tomcat, e aí a gente vai inicializar o Tomcat para a gente verificar como é que é fluxo dessa nossa aplicação.

Vamos só esperar aqui o Tomcat ser inicializado para a gente fazer esse teste localmente e a gente tentar dividir as etapas aí para poder levar essa nossa aplicação lá para o ambiente de produção.

Então aqui a gente tem, o Tomcat já terminou, já foi inicializado, então vamos abrir aqui uma nova janela no nosso browser, e aí a gente vem e coloca: “local host”, aí a gente tem a porta de comunicação que o Tomcat utiliza, que é a “:8080”, e o nome do nosso projeto é “Casa do Código”.

Então vamos lá, “Casa do Código”, só esperar ele carregar aqui. Então essa daqui, pessoal, é a home lá da Casa do Código, onde depois a gente deve capaz, o administrador da Casa do Código, deve ser capaz de adicionar os livros para serem mostrados aqui na home para os demais usuários ver as informações dos livros e, eventualmente, realizar a aquisição desses livros.

Então, a gente tem que vir aqui, pessoal, para poder cadastrar um livro, a gente tem que colocar essa URL: “produtos/form”, e aí a gente vai adicionar um livro, por exemplo, de algoritmos em JAVA.

Então vou colocar aqui o titulo do livro “algoritmos em JAVA”, a descrição eu também vou colocar, essa descrição igual, “algoritmos em JAVA”, deixa só eu ver se eu escrevi tudo certinho, “algoritmos em JAVA”. A quantidade de páginas, 150, data de lançamento, eu vou colocar hoje, que é 29 de janeiro de 2018.

O preço do ebook eu vou colocar um valor fictício aqui, eu vou colocar 30 reais. O valor do livro impresso, 70 reais, e o combo, que seria o ebook mais o livro impresso, 90 reais. Lembrando que são só valores fictícios aqui.

E aí agora a gente tem que vir aqui e escolher a imagem da capa desse livro. Então eu vou só voltar aqui para a minha pasta, eu tenho aqui as imagens dos livros e a gente vai adicionar aqui o livro referente ao “algoritmos JAVA”.

Então vamos lá: clicamos nele, e quando a gente clica em “cadastrar”, legal, a gente tem a informação de que o produto foi cadastrado. E se a gente voltar aqui, pessoal, a gente deve ter justamente o detalhamento desse livro.

Então a gente tem aqui a imagem do livro que a gente cadastrou e as informações: o título, a descrição e os valores desse nosso livro.

Então tudo isso, pessoal, está sendo realizado localmente, e agora a gente tem que levar esse nosso projeto da Casa de Código para o ambiente de produção. Mas aí é que está. A gente poderia pensar, pessoa, inicialmente o quê? Fazer a aquisição de todos esses equipamentos de rede, como a gente tem aqui nessa imagem.

Então a gente teria que ir lá comprar os servidores, teria que ir lá comprar os equipamentos de rede, os switches e os roteados, para prover esse acesso dos usuários da internet para essa nossa aplicação.

Mas qual o problema disso? É justamente o custo envolvido. Imagina comprar, ter uma sala dedicada para isso, comprar todos esses equipamentos de rede para poder disponibilizar essa aplicação para os usuários da internet. O custo é muito elevado.

Então o que acontece, pessoal? Muitas empresas no mercado aí, como a Amazon e o Google, eles já têm o quê? Eles já têm toda essa infraestrutura para poder rodar as suas aplicações. Então a ideia, pessoal, qual é? Que essas empresas como o Google e a Amazon, vão disponibilizar parte dessa infraestrutura para os demais usuários poderem utilizar e poderem rodar as suas aplicações.

E nesse curso, pessoal, a gente vai utilizar o quê Justamente essa infraestrutura do Google para poder levar essa nossa aplicação da Casa do Código. E para isso a gente vai utilizar a plataforma do Google Cloud.

Então, na próxima etapa, pessoal, temos que fazer justamente o quê? Temos que criar uma conta aqui no Google Cloud para poder levar essa nossa aplicação da Casa do Código para funcionar nesse ambiente de produção através do Google Cloud.

Então vamos lá, na sequência, fazer isso.

Salvando imagens no Bucket - Realizando cadastro Google Cloud

Nós realizamos o cadastro do livro “algoritmos em Java”, mas todas essas informações ainda estão sendo salvas localmente. Então a gente tem aqui a imagem do livro sendo salva lá no Tomcat, e a gente tem os detalhes do cadastro que a gente tinha realizado, como título, a descrição, e os preços aqui dos livros que estão sendo persistidos no banco de dados que também está rodando aqui nesse nosso ambiente local do computador da gravação.

A nossa tarefa é o quê? É justamente levar toda essa nossa aplicação para funcionar lá no ambiente de produção do Google Cloud. E para isso, o primeiro passo é o quê? Justamente a gente realizar o cadastro lá nesse ambiente de produção do Google Cloud.

Então vamos lá. Para isso, a gente tem que vir aqui, vamos só abrir uma nova janela aqui no nosso browser, a gente tem que colocar a seguinte URL: “cloud.google.com”. Quando a gente coloca aqui essa URL, a gente vai ser redirecionado para a parte da home aqui da plataforma do Google Cloud. E a gente tem essa opção para justamente realizar uma avaliação gratuita desses serviços disponibilizados pelo Google.

Então a gente clica aqui, “avaliação gratuita”. E aí a gente tem, justamente agora nessa etapa, nós temos que ter uma conta do Gmail para poder realizar a interação e utilizar a plataforma do Google Cloud. Se você não tem uma conta do Gmail, nas atividades aqui logo abaixo do vídeo, eu deixo os passos lá para você poder criar a sua conta no Gmail para poder utilizar os serviços aqui do Google Cloud. Não se preocupa, é gratuito para criar conta, não tem nenhum problema.

Então, uma vez que a gente já tenha a nossa conta do Gmail, eu vou colocar aqui a conta que eu já tinha criado em etapas anteriores. Deixa eu colocar aqui. Uma conta do Gmail que eu tenho disponível. Coloco meu e-mail, vou colocar agora a minha senha.

E aí, agora, a gente vai o quê? A gente tem que justamente dizer para o Google que nós concordamos com os termos dos serviços aí, de utilização da plataforma do Google Cloud.

Então a gente coloca aqui, na opção de acceptances, que nós aceitamos os termos de uso. A gente coloca sim, “Yes” e “Yes” nas duas opções. No canto direito a gente tem justamente a informação de que quando nós realizamos esse cadastro para podermos utilizar a plataforma do Google Cloud, a gente tem aqui um crédito de 300 dólares que o Google vai para oferecer para a gente por um período 12 meses.

Então nesse período de 12 meses, o Google vai fornecer esse crédito para gente para que a gente possa trabalhar com todos os serviços que a gente desejar. E aí a gente pode ganhar uma maior familiaridade com a plataforma.

Então, nesse curso, pessoal, a gente não vai ter gastos extras para poder realizar a configuração das máquinas, dos Servidores. A gente vai usar parte desse crédito que o Google vai fornecer pra gente, para a gente poder realizar essas alocações e essas configurações.

Então, uma vez que a gente já colocou que nós concordamos com os termos de serviços, e a gente tem aqui que nós estamos resididos no Brasil, basta a gente clicar num botão aqui, que nós concordamos com os termos, e continuamos aqui a etapa de realizar o cadastro com a plataforma do Google Cloud.

Então agora a gente tem que colocar justamente os nossos dados, as nossas informações, para poder criar essa conta aqui com a plataforma do Google Cloud. Então, por padrão, o Google Cloud aqui vai colocar uma conta do tipo jurídica, uma conta de pessoa jurídica.

Como eu quero criar uma conta para mim, eu vou mudar aqui, que eu quero criar uma conta de pessoa física. Então eu vou vir aqui e eu mudo que eu quero utilizar que uma conta individual pra pessoa física. E aí, agora, a gente tem que colocar o CPF.

O CPF, ele deve ser composto somente por números. Então eu vou colocar aqui o CPF, legal. E aí uma vez que a gente colocou o nosso CPF, somente números, a gente vai clicar aqui no botão verify para que o Google faça a validação desse CPF.

Ele validou aqui, ele mostrou esse tique, e agora a gente preenche as informações aqui, no nosso endereço e as informações aí da nossa cidade. Então eu vou colocar aqui o endereço da Caelum. Rua Vergueiro. Legal, já tem informação aqui. Rua Vergueiro. Se a gente tiver um segundo endereço a gente pode colocar aqui também, no caso a gente só tem esse principal, Rua Vergueiro.

O bairro, Vila Mariana. A cidade, São Paulo. Estado também, São Paulo. E agora a tem que colocar o nosso código postal aqui da Caelum, da Rua Vergueiro. Deixa eu só pegar minha colinha aqui. É 04101-300. E aí a gente coloca o nosso telefone. Deixa eu colocar o telefone da Caelum.

A gente colocaria o nosso telefone, aí você coloca o telefone aí que você tiver, da sua casa, seu telefone celular. E aí, uma vez que a gente faz essa etapa, né? A gente tem que vir agora, aqui, e colocar a informação do cartão de crédito.

Essa informação do cartão de crédito, pessoal, o Google, até ele coloca aqui do lado, que ele não vai fazer uma cobrança automática depois desse período do “trial” terminar. O Google, ele pede essa informação do cartão de crédito para evitar que bots fiquem criando contas, né, várias contas no Google Cloud. Então é mais que uma Medida de proteção para o Google faz para evitar, justamente, de ter algum programa, algum bot que faça criação de contas de maneira automática.

Mas a gente não vai ter a cobrança, a gente não vai ter cobrança desse cartão de crédito enquanto a gente tiver esse valor de 300 dólares que o Google forneceu para a gente, e a gente estiver dentro desse período de 12 meses.

Então, o que a gente tem que fazer agora? A gente tem que pegar um cartão de crédito válido, coloca lá o número do cartão, então ele aceita aqui o Mastercard, o American Express e o Visa. Então a gente coloca o número do nosso cartão. A gente coloca a data de expiração do cartão, e a gente coloca o código de segurança, que vai ficar atrás do cartão.

Então a gente coloca essas informações aqui, e aí, por último, a gente coloca o nome exatamente como aparece lá no nosso cartão.

Uma vez que a gente faz isso, a gente já completou todas as etapas necessárias para poder criar essa conta no Google Cloud. Aí basta colocar aqui, ó, e a gente coloca a opção “start my free trial”.

Então quando a gente coloca aqui “start my free trial”, a gente vai ser redirecionado para um painel que vai ser bem parecido com esse daqui, justamente para a gente poder interagir com os serviços do Google Cloud.

E é isso que a gente vai começar a fazer na próxima etapa. A gente vai começar a interagir com os serviços aqui na plataforma, para que no fim a gente leve a nossa aplicação na Casa do Código para rodar inteiramente aqui no Google Cloud.

Vamos lá, na sequência.

Sobre o curso Google Cloud: Deploy de uma aplicação em Spring MVC

O curso Google Cloud: Deploy de uma aplicação em Spring MVC possui 191 minutos de vídeos, em um total de 72 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Cloud em Infraestrutura, ou leia nossos artigos de Infraestrutura.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Cloud acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana