Primeiras aulas do curso Gerenciamento de qualidade de software parte 1: o documento MDS

Gerenciamento de qualidade de software parte 1: o documento MDS

Conceitos Gerais - Introdução

Olá, sejam muito bem vindos, meu nome é Helios Lourenço e estarei com vocês no nosso curso de gestão da qualidade com foco em processos de software. Nessa aula 1 nós vamos fazer um apanhado geral, vou passar para vocês como será o nosso curso e como vamos evoluindo ao longo das aulas.

A quem se destina? À profissionais que atuam diretamente com a área da definição de processos e isso envolve não só as áreas administrativas da empresa, mas a área de TI também precisa que seja definido uma forma de trabalho, de como eu vou iniciar as minhas atividades, o que eu preciso para poder iniciar essa atividade, seja de levantamento, de desenvolvimento, teste, implantação e para isso temos o MDS.

Quando falamos em software falamos da metodologia de desenvolvimento de software, essa é a sigla e para você que não sabia o que era isso, ouviu muita essa sigla, MDS, o que é isso? É simples, é uma metodologia de desenvolvimento de software muito utilizada em empresas públicas do setor privado, bancos, financeiras, empresas em geral, toda área TI precisa ter uma definição de seu processo de serviço.

Não uma área diferente das outras, todas as áreas tem suas atividades e a TI é mesma coisa, a parte do Macro mas depois tem uma atividade de cada etapa necessária e como eu tinha comentado antes, o MDS ele é a principal ferramenta da garantia da qualidade, ele é o primeiro passo para começarmos a trabalhar com qualidade, eu preciso entender o que eu tenho que fazer, como eu tenho que fazer para saber o que eu tenho que entregar.

Com ele eu consigo garantir que o produto vai ser entregue com o mínimo de qualidade esperado e qual é o mínimo de qualidade esperado? É ele fazer aquilo que foi proposto, é ele resolver aquele problema que foi levantado, a proposta de projeto e que foi melhor trabalhado na iniciação, a partir do momento que eu recebo um produto ele tem que atender aquilo que foi especificado e como será o nosso curso?

Nós vamos abordar um conceito de qualidade e como ele deve ser aplicado em cada empresa de software, isso varia de empresa para empresa, o MDS não é uma receita de bolo onde todas as empresas podem fazer igual, na verdade ele é só uma sigla de documento, é uma metodologia do desenvolvimento de software, cada empresa vai fazer o seu MDS de acordo com as suas necessidades, de acordo com o conhecimento de suas equipes.

Eles vão definir um processo dentro da sua política de atuação e teremos também um projeto de conclusão, como é de praxe, em todo curso da Alura, o nosso projeto de conclusão vai ser nada menos que construir o MDS e vamos fazer ao longo do curso.

Ao final do curso você vai estar pronto para entender a importância do MDS, como utilizar ele nos seus projetos. Hoje vimos como será o nosso curso, esse vídeo foi só um explicativo da visão geral de como vamos trabalhar, no próximo vídeo vamos entender como aplicar o MDS e como vai ser o nosso projeto final, eu agradeço a presença de vocês e vamos para o próximo vídeo.

Conceitos Gerais - Apresentação do projeto de conclusão

Estou de volta para darmos continuidade ao nosso curso de gestão da qualidade, com foco em processo de software, nesse vídeo vamos trabalhar um pouco mais do projeto de conclusão, para cada curso da Alura existe um projeto final que vamos concluir juntos ao longo do curso e no final vocês já terão um documento pronto, com as atividades propostas em aula.

O que eu aconselho é que vocês tragam a forma de trabalho da sua empresa, um método que eles já tenham para que consigamos alimentar o MDS com essas informações, assim fica bem interessante, temos que entender que uma metodologia é aplicada para todo tipo de atividade que tem que ser feita com eficiência, isso não é só para software, a metodologia de trabalho pode ser feito em qualquer área, em qualquer equipe, em qualquer setor.

No nosso caso é a fábrica de software, é a nossa área de desenvolvimento, para isso eu trouxe alguns cases práticos que são alguns MDS de órgãos públicos, porque eu escolhi de órgãos públicos? Porque é um domínio público está lá, empresas precisam fazer licitação então esses documentos têm que estar disponíveis na internet para que as pessoas consigam baixar ler trabalhar.

Eu não optei por trazer de empresas particulares exatamente causa disso, cada empresa tem seu método de trabalho e ela não autoriza aos funcionários a publicarem isso. Então vamos nos ater aos órgãos públicos que vão suprir a nossa necessidade e praticamente todos seguem o mesmo modelo, não é obrigatório seguir um padrão, mas todos procuram seguir, um documento mais interessante, mas simplificado.

O órgão particular também é a mesma coisa, ele pega um documento que já está criado e cria esse MDS naquele formato, para isso eu criei uma visão macro desse processo onde temos a iniciação, o desenvolvimento, os testes e a homologação, o nosso projeto final vai criar um MDS e documentar um fluxo desse processo.

Ao final do curso vamos ter o nosso template preenchido com todas as etapas de nossas atividades ou a que criei aqui, ou aqui vocês vão trazer a empresa de vocês, vamos criar esse MDS e no final do MDS vamos ter um fluxo dessa tarefa, um fluxo de cada atividade dentro de cada fase.

É importante vocês baixarem o material de apoio, todo esse trabalho do fluxo macro e do MDS proposto eu vou disponibilizar para vocês um PDF naquela área, vocês podem baixar juntamente com os templates e esses exemplos do MDS, ali vocês vão ter modelos de ata de reunião, modelos de caso de uso, modelos de documento de banco de dados, tudo que abordarmos no curso, que for útil para o dia a dia de vocês, eu vou disponibilizar naquela área.

Hoje vimos o que é MDS e como ele será aplicado no nosso curso, na próxima aula nós vamos entender os conceitos de qualidade e quais foram as normas que originaram esses conceitos de qualidade, antes de existir a qualidade de software, propriamente dita, foram criadas as normas IEC e depois as normas ISO, no Brasil, e toda aquela questão das normas de qualidade de software CMMI e MPSBR foram baseadas em cima dessas normas ISO.

Vamos dar uma olhada na próxima aula e vocês vão gostar, vai ficar bem interessante, aguardo vocês e até lá.

Conceitos Gerais - Normas de qualidade

Olá, sejam muito bem-vindos, estamos dando continuidade ao nosso curso gestão da qualidade e como eu falei na aula anterior vamos abordar agora quais foram as normas de referência que deram origem à qualidade de software, o que é qualidade?

A qualidade ela varia muito de cliente para cliente, de pessoa para pessoa, eu coloquei uma descrição básica genérica de mercado, porém ela se resume em um simples conceito, é entregar aquilo que o cliente espera receber, é resolver o seu problema, não adianta eu criar um produto com última tecnologia, maravilhoso que não resolve o problema do cliente, então não atingiu a qualidade.

Podemos entender unicamente desta forma, eu entreguei um produto, ele fez o que eu queria? Funcionou? Então ele atingiu a minha qualidade, está de acordo com os meus requisitos e a qualidade ela é quando um produto/serviço atende essas necessidades, como eu expliquei anteriormente e coloquei aqui no slide para vocês.

Para isso vamos utilizar algumas normas da ISO 25000, que foi a ISO que originou e que agrupou todas as outras ISO anteriores em um arcabouço para que possa fornecer essas informações mais organizadas, antes era tudo separado, hoje nós temos a ISO 20000 onde ela ficou um conjunto que define as melhores práticas, que foi de onde o ITIL® foi tirado e na ISO 25000, onde eu vou atender a ISO IEC 25000 e a 25001 e depois houve uma reformulação da 9126 e da 14598.

Isso parece meio confuso são tantos códigos, siglas, números mas fica tranquilo, isso é fácil de achar na Internet, por essas referências que temos das aulas vamos conseguir ter acesso a esse documento, quem quiser estudar ISO pode ler, pode estudar, pode baixar, sem problema nenhum mas vai ser lá na frente do curso, vocês vão ver que ela está bem já organizada, bem compilada para o nosso objetivo que é a qualidade do software.

Agora vamos ver como a ISO 25000:2014 é de subdividida, ela agrupo todas as informações referentes ao gerenciamento da qualidade e para isso ela tem modelo qualidade que é seguido, como essa qualidade é medida, quais são os requisitos da qualidade e avaliação da qualidade, nós vamos abordar a parte do gerenciamento da qualidade, como é o primeiro processo que precisamos ter para que a qualidade seja gerenciada.

O primeiro passo é ter um método de trabalho, é ter uma forma de como eu vou trabalhar minhas atividades atendendo cada requisito, atendendo cada etapa do processo e para isso tem o MDS, vamos agora entender porque que a ISO se tornou necessária para poder chegar na qualidade de software como hoje conhecemos.

Como vamos aplicar a qualidade em software? Quando falamos em software, falamos em produtos e para isso temos que entender a qualidade do produto, que aquilo que pode ser medido, em Sommerville há uma explicação bem clássica sobre a qualidade do produto, porque ela é composta em tecnologia de desenvolvimento, qualidade dos processos, qualidade das pessoas, custo tempo e cronograma.

Vocês verificaram que a qualidade dos processos está inclusa para poder medir a qualidade de um produto? O MDS é a nossa metodologia de desenvolvimento, o que é um método? É um processo de trabalho, logo esse processo tem que ter uma qualidade que atenda aos meus requisitos mínimos, que é começar a gerar documentação que vai ser entregue no final desse processo.

Acabamos de ver quais as normas que norteiam a qualidade de software, no próximo vídeo iremos ver quais são os modelos de qualidade e a sua influência no MDS, aguardo vocês e vamos para o próximo vídeo.

Sobre o curso Gerenciamento de qualidade de software parte 1: o documento MDS

O curso Gerenciamento de qualidade de software parte 1: o documento MDS possui 62 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Gestão Corporativa acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas