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Final Cut: processos de colorização e tratamento de imagem

Conhecendo o workflow - Introdução

Fala, galera, tudo tranquilo? Meu nome é Danilo Máximo e estarei com vocês neste curso mostrando as principais ferramentas de colorização dentro do Final Cut. Vou mostrar tanto as ferramentas do próprio software quanto plug-ins que são utilizados para fazer um tratamento de cor mais avançado. Espero que curtam. Qualquer coisa, falem comigo no fórum, e vamos para o curso.

Conhecendo o workflow - Workflow, formatos de raw

Quando trabalhamos com colorização, começamos a perceber arquivos na ilha de edição que são diferentes dos que estamos acostumados a ver quando estamos editando. Um deles é o raw, que é um arquivo que vem de algumas câmeras. Esse arquivo não passa pelo processador da câmera. Quando tiro a foto, a câmera passa o material pelo processador, no qual vai fazer ajustes, e depois fechar o arquivo entregando uma foto. [00:48] Quando tenho um arquivo em raw, ele não passa por esse processo de ajuste. No nosso caso, iremos trabalhar com vídeos. Esse vídeo vai ter toda a informação da hora da captação. Consigo trabalhar com a imagem em ajustes de kelvin, contraste, nitidez, antes de trabalhar na ilha de edição em si. Consigo ter um range muito maior de cor para trabalhar. É um arquivo muito comum. [02:00] No caso do Final Cut, ele não trabalha com o sistema raw automaticamente. Eu preciso instalar plugins para que ele faça a leitura. Caso seja um arquivo movie normal, é só importar normalmente. Porém, esse raw não vai funcionar de cara. [02:45] No site da Red Apple, que é um sistema de câmeras que gravam em raw, posso procurar um plugin para o Final Cut para baixar. Esse plugin vai permitir a entrada de arquivos raw no Final Cut. Caso vocês não tenham instalado, parem o processo e instalem rapidinho. É gratuito e vai ajudar com o curso. [03:47] Em outros casos, temos também arquivos gerados em sequência de imagem. O Final Cut também trabalha com isso de maneira diferente. [04:33] Quando crio um projeto, o Final Cut já cria um evento com a data do mesmo dia de forma automática. Posso importar material ou pelo import ou arrastando. Se as imagens estiverem em movie, elas vão abrir normalmente. Se estiver em raw, ele já habilita o plugin. Também tenho a opção de puxar uma sequência de imagens. [06:44] Primeiro, vou mostrar como trabalhar com sequência de imagens. Vou criar dinheiro novo projeto, que seria minha timeline. Nessa timeline, vou selecionar minha imagem e arrastar para baixo. Mas quando eu faço isso, tenho um frame gigantesco. Antes de puxar as imagens, então, você pode ir no menu de preferências e mudar o still images para default 1. Toda imagem que eu puxar agora vai ter o still de 1 segundo. [09:00] Vou arrastar todas as imagens para a timeline. Seleciono todas e posso clicar com o botão direito ou usar a tecla de atalho ctrl+D. Ele vai me dar a opção de mudar a duração. Vou colocar 1, de 1 frame, e vou dar enter. Ele vai diminuir todos os meus frames e tenho meu vídeo corrido. [10:05] O Final Cut tem esse impedimento com relação à sequência de imagens. Tenho que puxar todas as imagens e depois mostrar para ele que só preciso de um frame delas. Depois delas estarem em formato de vídeo e jogar efeito, vai ficar complicado, porque vou ter que jogar um efeito para cada imagem dessa, e não é o ideal. O ideal é jogar em todas ao mesmo tempo. [10:33] Para isso, seleciono todas de novo, clico com o botão direito e em new compound clip. Agora tenho todas as minhas imagens fechadas. [11:20] Vou selecionar agora a imagem raw. Além de ter todas as informações da imagem, tenho a opção modify red raw settings. Consigo mudar algumas configurações da minha imagem antes de trabalhar com ela. Posso mudar o color space, para algo usado em televisão. Tenho a questão do gama, que é a luz da imagem. Tenho o ISO, que é o tanto que ela vai clarear ou não. Ele é colocado na câmera para demonstrar o tanto de luz que a câmera vai captar. Posso nivelar o kelvin, que é a temperatura de cor. São configurações que coloco na imagem antes mesmo de mexer. É o que chamamos de revelação digital da imagem. É mais ou menos a mesma coisa das câmeras antigas, com o rolo de filme. [14:00] Espero que vocês tenham entendido. Qualquer coisa, voltem o vídeo ou me perguntem no fórum da Alura.

Conhecendo o workflow - Vectorscropes

Agora que conhecemos alguns formatos que podem aparecer na ilha de edição quando vamos trabalhar com colorização, vamos ver agora como analisar um take. Puxei um take para a timeline que está tranquilo, a imagem é boa, porém às vezes temos imagens que não estão tão legais logo de cara. Por exemplo, uma mais avermelhada. [01:07] Dentro do Final Cut, existem tabelas gráficas que me mostram todas as tonalidades com relação à questão das cores e também com relação à questão de saturação e exposição. Dentro desses gráficos consigo ver se a imagem está bem balanceada ou não. [01:33] Esses gráficos são vistos através dos vectorscopes. Eles são encontrados dentro do Final Cut na aba de workspace de cor, onde ele ajusta toda a área de trabalho para efeitos e cores, que são os vectorscopes, visualizações gráficas atualizadas conforme passamos a imagem. [02:21] No canto superior esquerdo tenho as atenuâncias de cor com relação ao gráfico. Em cima são os tons claros, embaixo os tons escuros, e no meio o tom de cinza. [03:20] Em outro gráfico tenho a mesma ondulação de luz, porém agora de cada cor. Vejo o vermelho, o verde e o azul. Isso tem que ser bem equilibrado para ter uma imagem com contraste legal. [04:20] Tenho também o vectorscope, que é a visualização da saturação da imagem. No centro, significa uma imagem que não tem tanta saturação. Ela vai pender conforme o tom. Se eu jogo um efeito, o gráfico vai mudando conforme a imagem. [06:30] Por último, tenho o histogram. Ele vai mostrar todas as cores. Tenho o preto no zero e o branco no final. [07:15] Isso serve para termos uma visualização gráfica das imagens. Eu gosto de utilizar o vectorscope e o wave form, porque assim visualizo se a imagem está saturada e se meu branco está bem equilibrado. Isso é uma visualização que você vai pegando a manha. Porém, ajuda bastante na avaliação da imagem. Qualquer dúvida, mandem no fórum.

Sobre o curso Final Cut: processos de colorização e tratamento de imagem

O curso Final Cut: processos de colorização e tratamento de imagem possui 121 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Colorização em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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