Primeiras aulas do curso Facebook Marketing: Crie uma página que atraia e encante clientes

Facebook Marketing: Crie uma página que atraia e encante clientes

Facebook para negócios - Apresentação

Boas-vindas! Meu nome é Vanessa Alkmim e acompanharei você neste curso de Facebook Marketing!

Esse curso é para quem tem interesse em atuar de forma estratégica dentro do Facebook, criando uma página que atrai e encanta pessoas, além de planejar uma estratégia de produção de conteúdos para o Facebook.

Caso seja seu primeiro contato com o tema, não se preocupe, pois estudaremos juntos passo a passo de todo processo.

E o que você vai aprender neste curso?

Neste curso, vamos criar uma página no Facebook do zero, desenvolvendo as principais estratégias para engajar seu público-alvo por meio dela.

Começaremos entendendo como o marketing e o perfil de consumo mudaram e como essa mudança impacta os relacionamentos entre os serviços e seus respectivos clientes, gerando a necessidade de estratégias focadas em criar conteúdo relevante e valioso que atrai, envolve e, possivelmente, estimula a ação do cliente, tornando-o mais fiel e gerando um resultado maior.

Para criar um relacionamento com nosso público-alvo, é essencial conhecê-lo. Para isso, criaremos uma persona, analisaremos a concorrência (benchmarking), e a partir disso, definiremos o tom de voz da marca e traçaremos a jornada de compra de quem consumirá o nosso produto.

Uma vez que entendemos a importância de criar conteúdo relevante e valioso que atrai, envolve e, possivelmente, estimula a ação do cliente, sabendo exatamente quem será esse cliente, estamos prontos para criar uma página no facebook do zero.

Atentaremos aos campos que são essenciais para o cadastro , selecionaremos as melhores imagens para a página que criamos, otimizaremos ajustes de modelo, abas, messenger e descrição de página, garantindo por meio de um checklist que nenhuma informação importante faltará antes de colocá-la no ar!

Com a página no ar, passaremos então a trabalhar conteúdos para publicar e manter a página ativa, conhecendo os tipos de publicações possíveis, como desenvolvê-las e planejá-las de forma que engajem o publico-alvo, a partir de benchmarking, técnicas de escrita para textos, ferramentas como calendário editorial e estudo da anatomia do post perfeito.

Fecharemos a criação da página trabalhando a criação de chamadas para ação, identidade visual da marca e o estudio de criação do facebook, que junta todas as informações em um só lugar, se forma que as ações fiquem à distância de apenas alguns cliques, garantindo que todas as publicações criadas sejam compartilhadas conforme planjamento!

Vamos começar o curso?

Facebook para negócios - Facebook + Novo Marketing

Fechamos um primeiro contrato de prestação de serviços com a ByteBank, empresa que fornece um cartão de crédito 100% online, focado em compras pela internet com segurança e sem burocracia.

Assumimos a responsabilidade pela gestão do Facebook da empresa que, até então, não atuava na plataforma e precisa começar do zero.

A ByteBank oferece exclusivamente um produto: um cartão de crédito 100% online para compras nacionais e internacionais na internet, dirigido a um público de médio poder aquisitivo, que não pretende utilizar crédito no dia a dia ou por algum motivo ainda não tem cartão, mas tem desejo e necessidade de consumir em um mundo globalizado.

O foco da empresa está no dinamismo e segurança das transações, processos e atendimento, centrado ao máximo no autoatendimento online e suporte do usuário.

A ByteBank faz seguro das transações online, de forma que cobre extravios e perdas de encomendas. São descomplicados na adesão, prezam pela transparência no câmbio de moedas e oferecem adiantamento do pagamento de taxas e impostos inesperados, além de muitas parcerias com negócios 100% online.

A empresa está às vésperas de iniciar suas atividades; por isso, precisam de um trabalho estratégico de criação de uma página do Facebook, bem como dos conteúdos que serão postados.

A ByteBank nos contratou e nos tornou responsáveis por todo o trabalho que precisa ser feito online, no Facebook, desde a parte estratégica até a operacional.

Porém, o sócio da empresa sempre escuta seus amigos dizerem que o Facebook está obsoleto e que não é possível conseguir resultados com a plataforma.

Por isso, mesmo depois de nos contratar, ele ainda está inseguro e tem muitas dúvidas se o trabalho terá bons resultados ou não.

Precisamos provar para nosso cliente que o Facebook segue ativo e que ainda é uma plataforma muito relevante de marketing na internet. Mas como fazer isso? Como fazer o sócio da ByteBank entender a importância do Facebook?

Além disso, para eliminar a insegurança dele, também precisamos deixar claro que apenas estar presente na plataforma não é o suficiente. Mas, como gerar confiança e mostrar que nosso trabalho será estratégico e compatível com as técnicas mais atuais de marketing?

Então, por onde começar?

Vamos usar pesquisas e estatísticas que comprovam que o Facebook ainda está entre as principais mídias sociais do mercado.

As principais estatísticas que podemos usar para provar que o Facebook ainda é importante são:

O Facebook foi a plataforma de rede social mais acessada no país, durante o mês de abril de 2020, com 120 milhões de usuários ativos. (Fonte: Cuponation e Statista)

A plataforma também foi a rede social mais popular em todo o mundo, durante o mês de abril, com 2.498 milhões de usuários ativos no dia a dia. (Fonte: Cuponation e Statista)

O Brasil está entre os 5 países com mais usuários no Facebook em 2020, ocupando a quarta posição no ranking mundial. (Fonte: Cuponation e Statista)

Essas estatísticas comprovam que o Facebook continua forte.

Porém, estar presente na plataforma já não é o suficiente, afinal, 96,2% das empresas utilizam as redes sociais (Fonte: Social Media Trends 2019).

A atuação dentro do Facebook precisa ser estratégica e ativa ao atrair as pessoas certas.

Afinal, o mundo mudou e a forma de comprar é completamente diferente de tempos atrás.

Ninguém mais quer ser interrompido por propagandas enquanto navega em um site ou assiste à televisão, ou, pior ainda, receber uma ligação de telemarketing enquanto está na correria do dia.

Propagandas de TV e rádio, banners em sites, anúncios para públicos não segmentados e outras formas de divulgação que usam a interrupção já não fazem mais tanto sentido.

Se o mundo mudou, faz todo o sentido se adaptar.

Então, não basta apenas provar que o Facebook está vivo, também precisamos apresentar a forma como exerceremos o nosso trabalho na plataforma.

Isso é, um trabalho estratégico, baseado no “novo marketing”.

Vamos começar mostrando a diferença entre o “velho marketing” x “novo marketing”:

O “velho marketing” ou “marketing da interrupção” (Outbound Marketing) é composto por táticas de marketing mais intrusivas, que “interrompem” e “empurram” produtos e/ou serviços para os clientes.

É a maneira mais antiga de fazer marketing, como a maioria das pessoas está acostumada desde sempre.

O “novo marketing” ou “marketing da atração” (Inbound Marketing) é composto por qualquer tática de marketing que se baseia em atrair pessoas, ganhar o interesse delas e convertê-las em clientes usando conteúdo relevante.

Por isso, usaremos de estratégias do novo marketing para conduzir clientes em potencial da ByteBank até a fanpage da empresa, página/espaço do facebook que reúne pessoas interessadas em um assunto.

Assim, o trabalho desenvolvido ajudará o nosso cliente a se tornar uma referência na área financeira e influenciará na decisão de compra de futuros clientes.

Para finalizar, podemos mostrar algumas estatísticas sobre Inbound Marketing (abordagem de potenciais clientes):

O conceito de novo marketing é uma forma de pensar relativamente nova.

Ele começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah: “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.

Ele é baseado na ideia de criação e compartilhamento de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online, para se tornar facilmente encontrável na internet.

O objetivo é ganhar a atenção dos clientes em potencial, ajudando-os a resolver um problema ou a realizar um desejo.

“O marketing é um ato generoso de ajudar pessoas a resolverem seus problemas”.

Seth Godin, no livro Isso é Marketing.

Este marketing age como um ímã que atrai potenciais clientes quando eles estão à procura de produtos e/ou serviços na internet.

Suas técnicas geram confiança e, de fato, um relacionamento. Relacionamento é a palavra de ouro quando falamos em redes sociais e, com o Facebook, não é diferente.

Após a explicação, o sócio da ByteBank começou a entender a relevância atual do Facebook.

E, ao conhecer a evolução do marketing, conseguiu também perceber que o nosso trabalho poderá trazer bons resultados, já que está baseado na forma mais atual de marketing.

Facebook para negócios - Novo perfil de consumo

Empolgado com a conversa inicial que tivemos, o sócio da ByteBank decidiu compartilhar algumas ideias para a atuação no Facebook.

Como ele precisa atrair novos clientes, ele sugeriu que o cronograma de postagens fosse dividido de forma que 80% das publicações sejam apenas de conteúdos promocionais.

Ele deseja “bombardear” os futuros seguidores com conteúdos voltados para propaganda e transformar a página em uma “vitrine online”, pois acredita que dessa forma conseguiria novos clientes da forma mais fácil.

Porém, essa sugestão ainda possui muita semelhança com o velho marketing. O perfil do consumidor mudou nos últimos anos e como o Facebook tem tudo a ver com essa mudança.

Como podemos deixar mais claro para o sócio da ByteBank que o Facebook é uma rede social na qual as pessoas querem se entreter e, claro, dialogar? Como mostrar que a venda é a consequência de um bom conteúdo? Como convencê-lo de que a sua sugestão não é a forma estratégica de atuar no Facebook?

Percebemos que o sócio da ByteBank não precisa apenas entender que o marketing mudou, mas também que isso aconteceu porque a forma como as pessoas consomem sofreu alterações.

Segundo Philip Kotler, o “pai do marketing”, no livro Marketing 3.0:

“Antes, bastava fabricar um produto a preços razoáveis. Depois, tornou-se importante incorporar ao produto emoção, não só funcionalidade. Agora, está se tornando importante apelar para o espírito humano.”

Antes da venda, o nosso trabalho estratégico no Facebook precisa construir relacionamentos, conquistar a confiança, gerar diálogo e reforçar a autoridade da ByteBank.

Ou seja, as pessoas precisam sentir que conhecem e confiam em uma empresa antes de investirem em seus produtos.

Quantas vezes nós mesmos não pulamos ou não damos atenção a algum anúncio que apareceu enquanto navegávamos em nossas redes sociais?

Os potenciais clientes da ByteBank podem acabar fazendo a mesma coisa se ela, a todo momento, divulgar uma promoção ou criar um conteúdo com cara de anúncio.

Logo as pessoas se cansarão e deixarão de segui-la.

É por isso que a venda não deve ser o foco da grande maioria dos conteúdos produzidos.

Uma boa regra para se manter é a 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto.

O Princípio de Pareto é, originalmente, uma regra que afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Nos negócios, esse princípio pode ser aplicado em diversos aspectos, inclusive nas redes sociais.

Isso mesmo! Em sua aplicação para redes sociais, a regra 80/20 pode nos ajudar a regular o caráter das suas publicações.

Ou seja, 80% do conteúdo que você publica ou compartilha deve ser de alto potencial de engajamento, sem se preocupar em ofertar produtos ou oferecer serviços. Enquanto isso, não mais do que 20% deve estar diretamente relacionada aos produtos ou serviços que você fornece.

Assim, a maioria do conteúdo produzido servirá para informar, educar e entreter a audiência, enquanto 20% terá o foco voltado para as operações da empresa (institucional).

Veja como isso é o oposto ao que o nosso cliente sugeriu, não é verdade?

É por isso também que o nosso trabalho precisa ser estratégico e precedido de um plano detalhado de todas as etapas. Do planejamento, passando pela implementação até o gerenciamento e mensuração dos resultados.

Se atuarmos pelos padrões do velho marketing e pular qualquer etapa estratégica, a atuação da no Facebook estará fadada ao fracasso.

As pessoas estão sempre procurando soluções para seus problemas nos mecanismos de busca, navegando mais tempo nas redes sociais, lendo mais emails em diferentes dispositivos.

Esse comportamento criou uma nova forma de consumo que está cada vez mais no controle de quais informações recebe e como recebe.

No mercado atual, no caso da ByteBank, é o cliente quem procurará pela empresa e não o contrário.

Isso exige da empresa uma forma diferente de vender o seu produto. E relacionamentos bem nutridos podem se transformar em vendas com o tempo.

Embora o objetivo final de uma empresa ao criar uma fanpage no Facebook seja vender para clientes em potencial, vender não deve ser a primeira coisa que a empresa faz.

O Facebook é um ótimo canal para atração de clientes. Porém, nenhum usuário acessa a plataforma apenas para comprar, mas sim para interagir com outras pessoas, se entreter e buscar por conhecimento que realmente vai agregar em sua vida.

Dessa forma, não existe motivo para transformar um fanpage em uma vitrine de posts de vendas.

Nosso cliente começa a perceber que o velho marketing não é compatível com os atuais hábitos de consumo.

Ele agora entendeu que o marketing que funciona nessa nova realidade é aquele cujas estratégias estão focadas em criar conteúdo relevante e valioso que atrai, envolve e, possivelmente, estimula a ação do cliente, tornando-o mais fiel e gerando um resultado maior.

Além disso, também percebe que fazer marketing no Facebook é uma ação mais estratégica do que havia pensado. E, por isso, começou a valorizar ainda mais o trabalho que estamos prestes a realizar.

Sobre o curso Facebook Marketing: Crie uma página que atraia e encante clientes

O curso Facebook Marketing: Crie uma página que atraia e encante clientes possui 227 minutos de vídeos, em um total de 59 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Social Media em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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