Primeiras aulas do curso Design de personagem: concept de protagonista para animação

Design de personagem: concept de protagonista para animação

Protagonistas - Introdução

Oi, tudo bem? Eu sou Rafa Nunes. Eu sou ilustrador e desenvolvedor visual, e esse é o primeiro curso de uma série na qual a gente vai desenvolver uma bíblia de animação. Que é uma espécie de resumo de um projeto para que possamos apresentar para possíveis investidores ou compradores desse projeto para que ele vire realidade.

Vamos começar conversando sobre design de personagens. E nesse curso em específico vamos falar da nossa protagonista que é a Kalisha. Essa personagem que estamos vendo. Mas essa personagem, em específico, foi criada para um curso anterior a partir de uma ideia randomizada, e que não tinha uma utilização específica em mente.

Então, nós criamos essa personagem pensando mais no visual dela, do que na utilização prática. A partir de agora, vamos adaptar essa personagem para uma linguagem de animação de TV, que precisa ser consumida de maneira rápida e precisa ter custos baixos de produção. Então, ela vai virar essas duas versões diferentes, é uma versão do mundo normal e uma versão do mundo mágico em que essa personagem vive também.

Iremos conversar sobre paleta de cor, sobre silhueta de personagem, sobre proporções de personagem. Só que eu não vou falar sobre anatomia ou sobre técnicas de desenho, ou técnicas de software de produção. Não vou falar sobre Photoshop ou Procreated, ou qualquer outro software de desenho e animação em específico.

Eu vou falar com vocês sobre a teoria de como criar essa personagem, de como potencializar o visual dela, de como podemos fazer ganchos visuais. Por exemplo, essa franja dela, que é bastante chamativa, ou a silhueta do cabelo, o formato desse cabelo, e de como fazer elementos que chamem a atenção do nosso espectador.

Então, a partir de agora veremos desde como fazer um briefing, até qual é o papel de uma protagonista no desenvolver de uma história. Passando por todos os elementos que amplificam essas ideias visualmente, que é o nosso papel como designer de personagem no fim das contas.

Sempre pensando em como baratear a produção, em como fazer com que o animador não sofra animando a nossa personagem, e pensando em como reproduzir essa personagem para uma equipe inteira conseguir trabalhar com ela de maneira padronizada.

Espero que vocês gostem do conteúdo que eu desenvolvi para vocês a partir de experiências minhas de mercado, mas eu também espero ver o projeto de vocês saindo das gavetas e tomando vida a partir desse conteúdo todo que eu vou trazer. E se vocês quiserem me apresentar esse projeto, eu sempre vou estar à disposição de vocês para opinar e ajudar no que eu puder, a partir das minhas redes sociais ou através do Fórum da Alura. Vamos lá?

Protagonistas - Índice

Durante esse curso nós vamos fazer um redesign da personagem Kalisha, que eu desenvolvi em um outro curso de design de personagens aqui da Alura. E, ela foi criada sem um foco específico. A partir de agora vamos dar um foco na personagem, que é fazer ela virar a protagonista de uma série em animação 2D para o Cartoon Network.

Para isso eu peguei de exemplo duas séries específicas que são: Steven Universe e o remake da She-Ra. Faremos uma pesquisa de mercado de público a partir dessas duas séries, pensando em quem vai consumir essa série que estamos criando.

Vamos falar sobre como fazer um briefing de personagem. Vamos falar sobre como fazer a pesquisa visual para enriquecer essa personagem. E, a partir disso iremos recriar o visual da Kalisha chegando nessas duas personagens aqui.

Essa personagem da esquerda primeiro. E, depois, analisando tudo que criamos no corpo dessa personagem, iremos reestruturar para chegar nessa outra versão da personagem. Nós iremos estudar como funcionam as silhuetas e proporções de personagens nos dois casos, e falar em como simplificar essas informações todas, para que sejam mais fáceis e acessíveis de se animar por uma equipe grande, que vai trabalhar na nossa série.

Também iremos conversar sobre como fazer vestimentas para a personagem. A Kalisha é uma personagem que tem uma versão comum e uma versão mágica. Essa é a versão mágica dela, na primeira versão e na segunda versão. E análise da paleta de cores que também faremos, sempre pensando em simplificar.

Temos essa outra que é a versão mundana da personagem, do mundo comum, que nós também iremos analisar no decorrer do curso.

Também iremos falar sobre o que fazer quando já temos esse material pronto, quando temos o design da personagem em si, pronto.

E para isso falaremos de poses base, ou seja, uma pose que representa a personalidade da personagem que estivermos fazendo. Iremos falar sobre variações de expressão facial, como esses dois exemplos, ou essa tabela que iremos criar com variações de expressão que a personagem faz comumente, que um animador pode usar. E, também de expressões corporais da personagem, alguns exemplos de movimentos que ela faz, constantemente.

Por último, iremos padronizar todos esses elementos, fazendo uma rotação de personagem, um mapa de estruturas da personagem, ou seja, como poderemos construir essa personagem diversas vezes sem sair do padrão dela.

E por fim, o mapa do que fazer ou não fazer na hora de reconstruir essa personagem. Algumas dicas para quem for animar, de como proceder com algumas informações específicas, tipos de curva que serão usadas, ou padronização de mão, de cabelo, de pedaços do corpo. Eu espero que vocês gostem. Boas-vindas, e nós temos bastante conteúdo para conversar.

Protagonistas - Briefing

Essa aqui é a Kalisha. Ela é uma personagem que eu criei a partir de uma ideia randomizada de um site para um curso anterior que nós fizemos. Ela não foi feita pensando em nenhuma mídia específica, então, eu não criei a Kalisha pensando em fazer uma animação com ela ou um game, ou mesmo qual é o público-alvo da história que ela está contando.

Nós simplesmente pegamos uma ideia, que era uma ideia que estava fora do nosso controle, uma ideia randomizada, e desenvolvemos o visual dessa personagem, tentando adicionar personalidade e adicionar informações, que aquela frase que nós tínhamos para começar a produção não nos davam. Então, a ideia é que nós criássemos uma personagem que tivesse mais personalidade do que uma simples frase.

A partir de agora vamos pegar essa personagem e reformular ela, fazer um remake dela a partir de um briefing de criação específico que temos aqui. Então, eu trouxe o briefing, que é esse documento que usaremos para referenciar qualquer tipo de dúvida que tivermos durante o nosso processo de criação, e por isso, tem que ser um documento bastante completo e com bastante informação.

Então, a nossa personagem, a Kalisha, vai ser reformulada pensando no público-alvo e no tipo de animação que se encontra no Cartoon Network. Será um projeto a ser desenvolvido para ser apresentado para o Cartoon Network, que vai ter veiculação mundial, e que é pensado para um público-alvo de 10 a 16 anos.

Então, a partir daqui já não temos uma personagem genérica, como tínhamos antes, mas sim uma personagem que vai ter que agradar a um público específico. Essa é a primeira informação que nós temos.

Depois, no briefing, é importante que nós tenhamos algumas informações sobre qual é o ambiente que essa história vai se passar. Então, temos um resumo muito conciso, mas, ainda assim, cheio de informações do mundo onde essa história vai se passar, nesse caso são dois mundos, é o mundo que equivale ao nosso, mundo real, e o mundo fantasioso.

No mundo real essa personagem, a Kalisha, vive com a família dela, o pai, a mãe e a avó em uma cidade pequena do interior. Nós nunca falamos onde essa cidade se situa, se ela fica no Brasil, se ela é em São Paulo, se ela é em Minas Gerais, se ela é na Bahia, mas nós damos a entender, com alguns detalhes, que essa história se passa no Brasil. Então, tem algumas informações culturais daqui do Brasil para ressoar com o público daqui.

Mas a ideia em geral dessa história, é que essa personagem não gosta, ela odeia viver nessa cidade pequena, porque nada acontece lá, e ela é uma aventureira, ela busca aventuras o tempo todo.

Então o sonho dela é se mudar para a cidade grande. Enquanto ela tem esse sonho, ela descobre um mundo diferente, ali naquele lugar onde ela vive, um mundo mágico que é correlato a esse lugar, ou seja, as casas estão todas nos mesmos lugares, os monumentos desta cidade, todos os pontos de interesse tem relação com os pontos no mundo fantasioso.

Só que lá tudo tem a cara de um mundo de aves. Então no lugar de chão tem nuvens, e as casas são todas como casas de pássaros, tudo é feito pensando para pessoas que voam, porque as pessoas nesse lugar elas voam. Então, quando ela descobre esse mundo ela entra em um conflito, em que ela precisa escolher ficar nesse mundo fantasioso ou no mundo real.

A Kalisha é uma personagem adolescente, ela tem 15 anos, ela tem a pele escura e os olhos amarelados, os cabelos dela são alaranjados e em formato de fogo. Ela é autoconfiante, aventureira, individualista, e acha que o mundo gira ao redor dela. Então, ela é uma menina mimada, e isso vai ser um ponto de conflito na história também, essa questão de aprender que o mundo não gira ao redor dela.

Quando ela se frustra ela fica bastante explosiva e mal-humorada, quando ela tem a situação sob controle ela é alegre, com humor ácido cínico. Ela é praticante de parkour e ama esportes, ela não gosta de carregar muitas coisas, mas não abre mão dos tênis esportivos, nem das luvas, que a ajudam a se agarrar nos locais que ela escala. De resto ela só carrega o que ela consegue levar no bolso, ela não usa uma mochila nem nada disso.

Na versão mágica ela tem um colar que é baseado na cultura da tribo samburu, e um par de asas de tecido, que começam no centro das costas dela, grudadas nesse colar, e vão até uma pulseira que ela carrega nos dois braços, nos dois pulsos. E as roupas dela vão mudar também, em uma transformação tipo Guerreiras Mágicas, e nós vamos ter que criar todos esses elementos

Coloquei aqui algumas informações também, de que tipo de roupa ela veste. Então ela vai ter um tipo de roupa meio streetwear, meio da cultura do hip hop, porque ela gosta da cidade grande, e ela quer fazer parte daquela cultura da cidade grande, que ela se identifica, que ela se vê naquela cultura, apesar de na cidade dela não ter nada em relação a isso.

Ela vai precisar de luvas esportivas, de tênis esportivos, vamos precisar criar esse colar, as asas de tecido, os cabelos de fogo, e os olhos amarelos dela. Então esses são os pontos principais do visual dessa personagem.

E como referência a gente tem algumas animações, tanto do Cartoon Network como Steven Universe, como alguns outros. Aqui nós temos o remake da She-Ra e Bee and Puppycat que também vai ser uma referência, para criar o visual da personagem e a ambientação, o clima que essa história quer passar.

Mas esses são só alguns exemplos para começarmos a trabalhar a personagem. A partir de agora vamos nos aprofundar um pouco mais, em como criar uma personagem protagonista, ou seja, a personagem que vai levar a história adiante.

Sobre o curso Design de personagem: concept de protagonista para animação

O curso Design de personagem: concept de protagonista para animação possui 171 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas