Primeiras aulas do curso Design de personagem: concept de animais e criaturas

Design de personagem: concept de animais e criaturas

Anatomia de humanos - Apresentação

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou o Rafa Nunes, sou ilustrador e desenvolvedor visual e esse é o meu curso sobre Design de Animais e Criaturas Fantásticas. Neste curso vamos criar personagens estilizados como esse aqui, que estamos vendo.

Essa aqui é a Kalisha, ela é uma personagem que nós começamos a criar há alguns cursos atrás, que faz parte de uma série animada de TV, e vamos dar continuidade para a criação de personagens para essa série. Vamos fazer isso criando a companhia animal dessa personagem, a mascote dela, essa ave que ajuda ela na história, e vamos criar uma versão dela híbrida entre um ser humano e uma ave.

Então nós vamos, para isso, ver como é que funciona a anatomia de animais, comparar com a anatomia humana e vamos entender como estilizar essas ossaturas, essa anatomia, pelo menos o básico de como funciona o nosso grupo de ossos e o grupo de ossos de um animal quadrúpede ou de uma ave.

E vamos entender como aplicar isso para criar personagens. Então esse não é um curso sobre anatomia especificamente, não é um curso básico e não é um curso ferramental, não vamos falar sobre um programa específico. Eu estou usando o Procreate, que é um programa do iPad, para trabalhar, mas vocês podem trabalhar em qualquer programa que vocês quiserem.

O importante é a lógica por trás da construção da personagem, é isso o que vamos estudar, analisar, entender como é que funciona a anatomia básica, a distorção dessa anatomia e como fazer isso virar personagens interessantes para nós, que sejam animais comuns, como essa ave, ou que sejam animais estilizados, como esse aqui.

Ou híbridos, como esses aqui.

Híbridos de dois animais juntos ou até mesmo híbridos de humanos com outros animais, como vemos nesse exemplo aqui.

Então eu espero que vocês gostem do conteúdo, que vocês aproveitem, sejam bem-vindos, e qualquer dúvida eu estou sempre à disposição de vocês pelos canais da Alura ou pelo Instagram. Muito obrigado e vamos em frente.

Anatomia de humanos - Overview

Neste curso nós vamos ver como funciona o desenho de animais não-humanos. Temos aqui um exemplo, que vamos fazer do começo ao fim durante o curso, que é essa ave.

Nós vamos fazer desde o rascunho dela até a arte-final e a estilização dela, que parece simples, mas essa estilização, essa distorção da anatomia, é uma coisa bastante complicada de fazer. Por isso mesmo vamos focar mais nas formas do que em sombrear esse desenho, dar um acabamento muito mirabolante.

[00:345] Um acabamento simples, para funcionar dentro de uma séria animada e para conseguirmos analisar como estilizar e distorcer essas formas da anatomia. Essa personagem pertence ao mundo da Kalisha, que é a nossa protagonista da série animada para TV, que estamos fazendo há alguns cursos, já desenvolvendo há alguns cursos.

Vamos focar então em criar essa ave, que é a companheira dessa personagem. Mas também vamos fazer animais fantásticos. Temos aqui o exemplo da própria Kalisha, que vamos transformar em uma personagem híbrida entre humano e um outro animal, que é uma ave, no caso.

Para isso vamos estudar a anatomia humana, de maneira bastante simples e resumida, para entendermos como é que funcionam essas peças dessa estrutura e como transformar isso em desenhos. Estamos vendo aqui a musculatura, mas vamos falar principalmente sobre a ossatura humana, como estamos vendo aqui.

Vamos focar, na verdade, em distorcer essa ossatura para se encaixar dentro dos cartoons que estamos fazendo, esses desenhos estilizados distorcidos. Vocês podem ver que as peças são as mesmas, mas estamos encaixando essas peças de maneira distorcida. Depois disso vamos ver como é que funciona a estrutura de outros animais que não são humanos.

Por quê? Porque já teremos a base da ossatura humana, que é a mesma base de qualquer outro animal, com algumas variações, é claro, e com algumas modificações que fazem ter outras utilidades as mesmas peças. Mas vocês podem ver aqui que as peças do humano e as peças do cachorro são basicamente as mesmas.

Só vamos entender como especializar essas peças para cada um dos animais, principalmente os quadrúpedes mamíferos, que vamos focar mais. Mas vamos ver também como funcionam em um gorila, como funciona em um cavalo, como funciona em um gato e como essas estruturas, se soubermos elas, conseguimos fazer qualquer animal que quisermos, pelo menos dos mamíferos.

Depois disso vamos ver os não-mamíferos, como aves, peixes, anfíbios. Ou os mamíferos aquáticos, como é o caso dessa baleia, que tem essa ossatura bem esquisita. Então depois de entendermos como é que funcionam as ossaturas, tudo fica muito mais fácil, porque é só revestirmos esses ossos com a carne, os pelos e tudo mais que estiver em cima disso. Então começaremos a ver umas coisas um pouco mais complexas, como por exemplo, misturar seres humanos com outros animais. Como estamos vendo aqui, no caso deste centauro. Ou animais com animais, no caso desse grifo ou dessa quimera, por exemplo.

Vamos ver alguns animais mitológicos e qual é a estrutura deles, como eles funcionam, vamos até analisar um pouco da anatomia. Depois disso, vamos começar a criar uns animais novos, do nada. Ou pelo menos animais que misturem tantas peças de outros animais que nós já não conseguimos entender de onde elas estão vindo, como essas aqui, por exemplo.

Por fim, vamos então ver como funcionam animais antropomórficos. Ou seja, animais com formas de ser humano, bípedes, com mãos, polegares opositores, dedões das mãos, mas que tenham uma roupagem de animal, como se fosse uma fantasia de animal dentro dessa estrutura humana. Por fim, vamos criar a nossa personagem aqui, fazendo uma mistura de ser humano com pedaços de animais, como asas, bicos ou rabos, e assim por diante.

Esse é o conteúdo do curso do começo ao fim, espero que vocês gostem e vamos lá, nos aprofundar nesse novo mundo que é a criação de animais não-humanos, que é super complexo e cheio de informação. Bem-vindos.

Anatomia de humanos - Briefing e linguagem visual

Durante uma série de cursos nós criamos o grupo de personagens que compõem a história da Kalisha, que é a nossa protagonista. A Kalisha, ela tem poderes especiais de se transformar em uma personagem voadora e que dialoga com aves. Os pais dela são os guardiões dela na história.

Então estamos seguindo os arquétipos da jornada do herói. A próxima é a mentora, que é a avó dela. A avó dela tem o papel de ensinar para a Kalisha sobre o mundo mágico que ela conhece, que ela descobre. E ela tem dois amigos muito próximos, que são o bufão história, a pessoa que dá um alívio cômico para a história.

E a aliada dela, que é a irmã desse menino que é o bufão, e que imita tudo o que a Kalisha faz. Por último temos o vilão, que é também o camaleão, que é o dono da empresa onde o pai da Kalisha trabalha, que ele, na verdade, é um robô disfarçado de ser humano. Por último, precisamos fazer o arauto.

O arauto é a pessoa, na história, é a personagem que vai levar a aventura até a protagonista, que vai fazer com que a protagonista descubra o mundo mágico, que descubra o mundo de aventuras no qual ela vai se meter.

Agora vamos então criar neste curso a continuidade desse grupo de personagens, o último que falta da lista, que é o arauto. Nós já temos uma base, que é a versão antiga da Kalisha, que nós reformulamos no primeiro curso. Ela era assim.

E ela ficou assim. Agora vocês veem que ela carrega uma ave sempre com ela, que é ela quem dá os poderes especiais para ela.

Nós vamos reformular essa personagem da ave durante o curso. Para isso, vamos conversar sobre a anatomia de animais e vamos falar um pouco mais sobre como fazer essa ave de uma maneira interessante. Mas, o mais importante, é que precisamos seguir o estilo visual de todos esses outros personagens.

Então eu vou acompanhar o que eu já estou fazendo, a lógica que eu já estou usando com eles, com esse tipo de linha de contorno, esse tipo de cores, esse tipo de simplificação de anatomia. Vocês não precisam seguir esse estilo especificamente, vocês podem usar um estilo de vocês ou tentar fazer um estilo próximo de algum outro artista que vocês gostem. Mas a ideia é que tenha uma coerência visual dentro de um projeto.

Eu estou seguindo um projeto que já existe aqui, vocês podem começar o de vocês só com animais, por exemplo, se vocês tiverem o interesse, ou seguir o que vocês já estiverem fazendo desde o começo do projeto, por exemplo. A escolha é de vocês, contanto que vocês estudem anatomia de animais e estilização de animais junto com o que eu vou falando durante o curso.

Sobre o curso Design de personagem: concept de animais e criaturas

O curso Design de personagem: concept de animais e criaturas possui 116 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas