Primeiras aulas do curso Desenho de rosto: anatomia criativa

Desenho de rosto: anatomia criativa

Estilização da estrutura do rosto - Introdução

Olá, eu sou o Rafa Nunes, eu sou ilustrador e designer de personagens. Sejam bem-vindos ao meu curso de anatomia criativa para rosto humano. Nesse curso a gente vai estudar a estrutura do rosto e aprender a distorcer ela e estilizar para a maneira que a gente quiser trabalhar.

E a partir desse rosto, sumir cada vez mais com essa estrutura clássica da anatomia a ponto de ou distorcer para criar outra personagem a partir daquela base ou criar personagens novas. A gente vai simplificar cada vez mais a estrutura do rosto até chegar num ponto que a gente não precisa mais dessa estrutura e começa a criar rostos de personagens a partir de formas geométricas ou de formas orgânicas.

E a gente passa a usar as referências que a gente tem, as referências fotográficas para criar estilos de cabelo, para analisar tipos diferentes de olho, de boca, de nariz, de características de personagens, de características que possam acrescentar personalidade a este personagem.

A gente vai analisar um pouco de psicologia das formas, de porque usar o circulo, o triangulo ou o quadrado e depois eu vou dar algumas dicas de anatomia, não muito sobres estrutura, mas dicas que possam facilitar vocês a desenhar olho, nariz, boca, cabelo e outras coisas que vocês possam ter dificuldades, sempre pensando em desenho criativo e em variações de todas essas formas.

Por último, a gente vai criar uma personagem para um RPG, aquelas personagens que aparecem no Pop Up, com uma caixa de diálogo, com bastante detalhamento do busto para cima, então a gente vai analisar como encaixar a cabeça no pescoço, no tronco da pessoa e como dar personalidade para essa personagem. E depois a como simplificar ela para fazer uma personagem “menorzinha” para o teu jogo.

Por último, a gente vai fazer uma tabela de expressões faciais para personagem com algumas variações, sempre baseada em referência fotográfica. Aprendendo a exagerar e a estilizar essas referências.

Sejam bem-vindos, eu espero que vocês gostem, qualquer coisa, eu estou disponível, qualquer dúvida ou trabalho que vocês tiverem feito, por favor mandem para mim pela plataforma e vamos lá.

Estilização da estrutura do rosto - Estrutura interna do rosto

A minha intenção nesse curso não é ensinar para vocês anatomia do rosto, a gente já tem outros cursos tratando desse assunto com bastante profundidade, eu acho que não é necessário nesse momento, porque o que eu quero na verdade é ensinar para vocês algumas táticas, técnicas e estratégias para distorcer e estilizar o rosto.

Então a minha intenção aqui é a gente fugir um pouco daquela estrutura correta da anatomia humana, é a gente tratar mais da simbologia do rosto do que dessa estrutura em si.

Para começar a distorcer eu tenho aqui a foto do Yuri, que é meu colega aqui da Alura e dentro dessa foto eu tracei uma estrutura triangular aqui, que vai da ponta de um olho até a ponta do outro e ali embaixo até o centro do lábio inferior, aqui.

Então com essa estrutura a gente pode começar a distorcer o rosto, a pensar em como distorcer porque a gente conseguiu aqui mapear todas as estruturas principais do rosto. Aí, eu vim aqui do lado e já fiz um desenho estilizado do Yuri, não é magica eu fiz anteriormente, já deixei pronto aqui, só para mostrar para vocês como é que funciona a distorção.

Eu tracei aqui nesse rosto, vocês veem que eu acompanhei essa inclinação, que o rosto tem aqui, que a foto está apresentando dei até uma exageradinha ali, distorci um pouquinho mais, o triangulo acompanhou, vocês veem que está na mesma forma que está aqui na referência e eu coloquei o olho aqui, o outro aqui, a boca ali, sempre respeitando aqueles espaços ali.

Então vocês veem que só traçando esse triangulo invertido, a gente já consegue encontrar espaços, proporções de espaços, então o espaço que tem entre o olho e o fim da testa, o começo do cabelo, o espaço que tem entre o olho e essa costeleta dele, o começo da orelha, o espaço que ocupa a boca, o quadrado, aqui, um retângulo que a gente pode traçar ao redor da boca. E assim por diante.

Então, o que eu estou fazendo, na verdade - vamos pegar outra cor aqui - o que eu estou fazendo na verdade é pegar três pontos de âncora, dois nessas pontas do olho e um no fim do lábio inferior, no centro dele e partir desses pontos a gente vai puxar, esticar e alterar esse triangulo diversas maneiras.

Outra coisa que a gente pode fazer que ajuda bastante, é traçar um triangulo aqui na região do nariz, vocês veem que fica um triangulo certinho. O nariz, ele se encaixa muito bem dentro dessa estrutura triangular, pelo menos a parte que a gente desenha do nariz, se encaixa muito bem aqui, é uma ótima base para vocês começarem a encaixar a estrutura do nariz.

Só que aqui ainda está muito baseado, muito pautado nesse... na nossa referência, no rosto da referência. E eu quero distorcer, eu quero fazer umas maluquices aqui, deixar menor, deixar maior, colocar o olho mais para cima, o olho mais para baixo com a distância entre eles maior. E aí, eu vou ensinar para vocês algumas táticas de como fazer isso.

Já para adiantar eu desenhei, tudo numa camada só, mas depois eu fui recortando, eu recortei uma camada só para o formato do rosto, outra para o formato da boca, outra do nariz e outra dos olhos, para ficar mais fácil de mexer esses elementos como pecinhas separadas, que é o que a gente vai fazer agora.

Estilização da estrutura do rosto - Distorção da área interna

Preparei aqui outros formatos de triangulações no rosto, a referência já não importa mais aqui e nem a imagem original, então eu deixei ela de lado um pouco, coloquei esses três rostos lado a lado, cada um com um triangulo bem diferente, fiz três exemplos, mas vocês podem fazer na maneira que vocês quiserem.

E eu vou fazer alguns exemplos de distorção para vocês, começando pelo primeiro aqui, a gente vai acompanhar os formatos que foram dados aqui, para isso a gente vai precisar diminuir um pouco, então eu coloquei a ferramenta transformar aqui, que é o “T”, diminui um pouquinho o nariz para ele encaixar nesse formato.

Muito provavelmente a boca vai acompanhar essa diminuição porque esse triangulo que eu fiz está bem pequeno, então vai distorcer tudo. E por último, os olhos que eu posso manter nesse formato ou eu posso diminuir para acompanhar, deixar ponta com ponta aqui, cantinho do olho com a ponta do triangulo, dá uma mexida aqui pra ajustar.

E a gente fica com o formato completamente diferente. Eu acho que está um pouquinho fora de centro, a gente pode ajustar esse centro aqui só para não ficar tão esquisitão, joga um pouquinho para baixo aqui e é isso aí, a gente tem o primeiro. Vocês podem ver que fica em formato realmente bem distorcido, mas a partir daqui a gente vai distorcendo mais e exagerando mais e adaptando o formato do rosto um pouco também.

E aí, a gente vai criando personagens, já não é mais a mesma pessoa, a gente já conseguiu uma distorção bem diferente dele. Aqui, eu vou começar pelos olhos, que eu acho que é a área mais problemática, que está distorcendo mais, que está mais esquisito. Então aqui vocês veem que não vai bater o formato do olho com o do triangulo, ia ficar muito pequenininho.

Então, eu vou pegar esse olho aqui e vou juntar mais, diminuir o espaçamento entre eles. O nariz, vou deixar aqui, talvez até no mesmo tamanho, acho que vai ficar legal, vamos testar e a boca ficou aqui embaixo, bem lá no queixo, veem que anatomicamente não faz sentido nenhum, mas a gente não está pensando em anatomia aqui, a gente está pensando na criatividade, na expressividade desse rosto.

Jogar um pouquinho pra cima, para deixar um pouquinho mais de harmonia, talvez aumentar esse nariz. E vocês veem que o triangulo aqui no fim das contas é uma base para a gente encaixar, a gente não precisa ficar refém dele completamente, e por último esse aqui que tem os olhos bem separados que eu vou ter que fazer a mesma tática do outro, vou diminuir um pouquinho os olhos e vou afastar eles manualmente.

Selecionei com o “W”... com o “L” que é a ferramenta “Laço”, peguei tudo ali e coloquei onde eu queria que ficasse. Um pouquinho mais para baixo, encaixando aqui, bem lá em cima, bem esquisitão e a boca, vamos subir ela aqui também e eu vou diminuir.

E aí, eu fico na verdade, fazendo esse teste, o que que é melhor aqui? Diminuir ou aumentar? Acho que aumentando ficou mais legal e pronto, temos mais um. Olha só, em poucos minutos a gente fez três variações de rostos para o nosso personagem.

Eu ainda acho que esse primeiro aqui está bem esquisito, a gente pode dar uma mexidinha, colocar o triangulo mais para cima ou mais para baixo, mas o formato geral já está aqui, que que vocês acham melhor? Acho que vou deixar aqui mais centralizado para deixar um pouquinho mais de harmonia. E é isso aí.

Sobre o curso Desenho de rosto: anatomia criativa

O curso Desenho de rosto: anatomia criativa possui 133 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Pintura Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas