Primeiras aulas do curso Fundamentos de desenho: acabamento e finalização

Fundamentos de desenho: acabamento e finalização

Traço e Hachuras - Introdução

Olá, bem-vindo ao Curso de Acabamento e Finalização de Desenho. Aqui você vai aprender a sair de um esboço, ou seja, apenas de traços que mostravam como seria o seu desenho, construíam o seu desenho, para uma arte final. Ou seja, você vai pegar e vai poder mostrar, e falar: "Bom, isso aqui já é um desenho terminado, um desenho que já tem uma proposta gráfica.". O que eu quero dizer com isso?

Você vai usar uma forma de entender o seu traço final, entender o tratamento final, o tanto que você vai usar de pigmento, o quanto você vai usar de texturas e recursos que você vai utilizar para mostrar a sua arte. Para você botar aquela arte ali com uma cara que você quer: com mais drama, ou de repente com mais profundidade, de repente com uma proposta artística diferente.

Então tudo isso você vai usar essas técnicas que vamos aprender aqui para poder desenhar. Aqui, nós chegamos em um resultado, é um dos tantos possíveis. Nós vamos trabalhar o mesmo esboço, que vem do curso de Composição e Esboço. Você pode fazer o seu próprio esboço ou pode trabalhar nesse esboço, que vamos fornecer.

E em cima disso, aprendemos várias técnicas. Aprendemos alto contraste, aprendemos hachura. Aprendemos aqui a demonstrar os materiais, como eles funcionam e mostrar graficamente isso, superfícies aqui, como por exemplo essa superfície da abóbora. Padrões, por exemplo, como essas manchas da banana, que aparecem quando ela amadurece. Ou o tecido mesmo, o caimento do tecido aqui da manga do rapaz.

Reflexividade aqui da garrafa, como demonstramos que isso aqui é feito de vidro e como esse vidro se comporta com luz e sombra, ou seja, luz e sombra também vêm formar bastante o nosso trabalho. Enfim, você vai aprender várias técnicas. É importante que você não pare aqui, isso aqui é só um início para você.

Você vai aprender algumas técnicas para você extrapolar isso. Você vai entender como combinar elas e como fazer seu próprio estilo só praticando bastante. Então não deixa de fazer os exercícios que eu tenho aqui, inclusive de ver os vídeos da Alura+. Por quê? Porque esse curso aqui, eu trabalhei com tablet e Photoshop, então a canetinha digitalizadora e Photoshop.

Eu aqui emulo grafite, emulo nanquim, eu falo a respeito disso, mas nesses vídeos da Alura+ que vamos ver esse trabalho também no papel. Ou seja, você vai me ver pegar nanquim e passar no papel, você vai me ver também pegar o lápis, o grafite, e passar no papel também, em paralelo a isso, mostrando outros casos de finalização, como por exemplo uma finalização clássica de quadrinho.

Como é que a produção acontece, mas tudo em vídeos rápidos do Alura+, para você ver. Então isso vai complementar esse curso aqui. No fim, o que é importante é você mesmo partir daqui para correr atrás das suas referências, para correr atrás do seu próprio estilo. E para isso você vai ter que treinar bastante. Então mãos à obra.

Traço e Hachuras - Atacando o esboço

Vamos começar a trabalhar finalização de imagem? Para não precisarmos esboçar, criar um desenho todo, uma composição, eu vou usar aqui uma composição e um esboço que fizemos em um curso, do final do curso de Esboço e Composição. Se você tem algum desenho ou que usar esse, esse aqui eu vou disponibilizar, esse esboço.

Se você tem algum esboço ou alguma coisa, você pode fazer, você pode usar um que você já tenha, não tem problema. Só é importante termos um esboço mesmo, ou seja, uma imagem de grafite muito fraquinha, pode ser no Photoshop direto. Eu vou abrir o que temos aqui, que é o esboço do curso de Esboço e Composição, com um pouquinho mais de detalhes, só para entendermos melhor o esboço. Então eu tenho aqui - apertei sem querer aqui.

Temos aqui um homem comendo uma comida japonesa, um yakisoba. E ele está em uma mesa, com umas frutas e tal. Tem uma garrafa, tem uma luminária, tudo mais. Como é que fazemos para atacar esse esboço, para começar a dar um tratamento final nele? Vou dar uma olhada aqui.

Vou primeiro criar uma camada nova, porque nós não trabalhamos em cima do original, como já vimos que não é interessante, que podemos apagar simplesmente caso não gostemos do que estamos fazendo. Então vamos começar a trabalhar aqui com as linhas que julgamos serem principais. O que são as linhas principais?

Essa linha de contorno da garrafa, a linha do ombro dele, você vê que são várias linhas que fazemos durante o esboço, é quase um rabisco. Então precisamos dar uma linha que seja consistente, que dê o contorno dos objetos. Eu vou começar por onde? Eu vou começar aqui por essa luminária, que está aqui por cima do sujeito.

Então eu vou pegar aqui o "B", brush. Você pode variar um pouquinho o tamanho aqui no colchete, abrindo e fechando. Eu vou botar um desse tamanho aqui e vou começar a desenhar. Ficou meio ruim, não é? Então "Comad + Z" nós conseguimos voltar nosso trabalho. Então eu vou com mais cuidado e vou fazer essa linha mais forte aqui.

Tomar cuidado para não ficar rabiscado, porque isso nós não queremos, rabiscado era o nosso esboço. É importante você ver que você vai fazer muito isso, esse "Comand + Alt + Z", esse "Comand + Option + z", o "Ctrl + Shift + Z" do Photoshop, você vai usar demais até você encontrar o traço que você quer. Então aqui, eu já desenhei a luminária. Se eu tiro a camada de esboço, ele fica com esse quadriculado. O que é esse quadriculado?

É transparência, eu preciso botar uma camada abaixo aqui, de tudo. Primeiro eu vou tirar, dar dois cliques no background, abrir ele. Vou botar essa camada dois, que eu criei, abaixo de tudo e pintar de branco. Então eu vou pegar aqui o balde de tinta, botar a cor branca, aqui na cor e pintar, porque quando tirarmos esse background aqui, esse nosso esboço, vamos conseguir ver só a camada por cima e conseguimos ajeitar melhor essa camada.

Então "B", brush. Agora eu vou fazer aqui o cabelo do sujeito. Nesse esboço estamos dando a ideia do cabelo aqui, então eu vou desenhar aqui o cabelo dele. Eu vou dar uma estilizada aqui, no que seria o cabelo dele, os fios e tudo mais. Importante é: eu vou fazer isso aqui de forma a dar a entender que é o cabelo dele e que ele não é careca.

Aqui podemos fazer um risquinho, do ouvido, da orelha. Vou dar um zoom aqui, "Z". Desenhar esse olho dele, olhando para a comida, meu assustado, meio esbaforido, comendo. Esse nariz aqui, agora essa boca. Os dentes dele aqui e a boca aberta. Agora vou fazer essa parte do ombro dele aqui, continuar aqui. Agora a mão dele. Ele está segurando esse hashi.

Então eu vou reforçar aqui somente linhas que eu acho que compõem bem esse desenho. Aqui é bem retinho, que é o hashi que ele está segurando. E aqui tem o macarrão. Eu completo o resto dele aqui, do queixo dele. Aqui tem esse pescoço e a gola dele. Aqui vem o prato. O prato é reto, para fazer essa linha bem reta eu aperto o "Shift" e ele vem retinho.

E aqui eu desenho o macarrão. Importante desenharmos, dar um tratamento aqui que pareça mesmo um macarrão, então fazer essas curvas que o macarrão faz, essas pontas soltas aqui que macarrão fica. Vamos ver como é que está ficando. Está ficando interessante, estamos vendo o desenho tomando forma.

Eu vou continuar esse trabalho aqui e o que eu vou fazer essencialmente é isso aqui que você está vendo. Eu vou pegar essas retas, vou pegar esse esboço aqui e transformar em um desenho com as linhas todas, que eu acho mais importantes, reforçadas. Então vamos lá, mãos à obra.

Traço e Hachuras - Anatomia do traço

Estamos vendo aqui o desenho e dá para ver que ficou interessante, chegamos a perceber as linhas que são mais fundamentais para nosso desenho. Está legal aqui, mas estamos vendo que as linhas não tem grande expressividade. E se eu quisesse dar um pouco mais de expressividade nesse desenho, de acordo com as linhas? O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que todas as linhas tem a mesma espessura, todas elas têm mais ou menos o mesmo peso. Isso até que está dando, mais ou menos, uma hierarquia visual igual para todo o desenho basicamente. Isso não tem problema, há certos estilos de desenhos que vão trabalhar com isso de uma forma interessante, mas não normalmente assim.

Você pode buscar referências, que tem desenhos que funcionam dessa forma, mas nem sempre, isso é um partido visual muito específico. Se quisermos fazer com que essas linhas tenham um pouco mais de personalidade e o desenho fique um pouco mais expressivo com isso, se quisermos botar, por exemplo, contornos e detalhes, e trabalhar com isso de uma forma mais ativa dentro do traço, como é que fazemos?

Primeira coisa, pensar em traço. Temos uma coisa em relação ao traço que é a anatomia do traço. O traço, ele tem isso daqui que é um traço que ele começa fino, fica bojudo e termina fino de novo. Tem traços, que vamos ver, que tem esse formato aqui, que eles começam bojudos e terminam finos. Tem outros traços que são assim, que ficam bojudos de novo.

Enfim, vamos poder trabalhar isso sempre emulando meios físicos aqui pelo meio do computador. No meio físico vamos ter, por exemplo, canetas japonesas, daquelas que tem cerdas bem compridas e bojudas, e elas vão fazer mais ou menos esse tipo de traço aqui. Se quisermos, por exemplo, pegar um pincel de ponta reta, o traço dele, o tipo de traço que ele vai gerar, é assim.

Aqui no Photoshop, temos vários tipos de possibilidade. Se olharmos aqui, já temos uma dica de traços possíveis. E para que serve isso? Como é que aplicamos isso no desenho? E como é que trabalhamos isso em termos de hierarquia visual?

Podemos pensar que quando queremos dar destaque em determinada coisa, em determinado elemento visual, vamos fazer com que ele fique mais relevante, mais bold, mais grosso, mais bojudo. Então vamos suar traços mais bojudos em porções do desenho que queremos que fiquem mais relevantes. Aqui, por exemplo, eu quero que essa parte do cabelo dele fique mais relevante, então eu vou fazer assim.

Aliás, eu quero que todo esse contorno dele fique mais relevante, menos aqui, por exemplo, em detalhes como essa curvinha. Como é que vai ficar isso? Vai ficar assim: bem fino aqui, mais grosso aqui e mais fino aqui. É isso o que eu quero e eu quero fazer isso dando uma espessura maior no contorno. Veja bem, nesse contorno aqui, contorno do personagem, ou seja, o que vai separar a figura e fundo.

Vamos ver como é que vai ficar isso. Eu vou dando aqui certas prioridades a certos pedaços aqui do desenho. Aqui eu vou fazer ficar mais grosso. É mais com a sua percepção, isso é uma coisa bem subjetiva, mas é bastante com a sua percepção do que é mais delicado ao seu desenho e do que se expressa mais no seu desenho.

Então você vai ter que ir percebendo isso com treino e com o seu próprio desenho, formando aos poucos o seu próprio estilo em relação a isso. Aqui, por exemplo, eu vou deixar essa parte mais bojuda, depois onde fica mais reto, eu vou deixando mais fino um pouco, só um pouco também. Aqui embaixo eu vou deixar mais escuro, mais grosso também. Aqui, a mesma coisa.

Vou trabalhar o contorno aqui, então aqui eu já vou deixar mais bojudo. A orelha, a mesma do outro que fizemos mais fino aqui, mais bojudo, aqui mais grosso um pouco. Estou trabalhando só o contorno dele. De longe, olhando, já conseguimos ver que já estamos ressaltando esse contorno e isso já está tendo uma característica um pouco diferente, um pouco mais - como é que eu vou dizer? Um pouco mais aprofundada nesse desenho.

Aqui, uma coisa curiosa: você vê que quando for chegando perto daqui da mesa, fomos deixando esse traço para lá inclusive. Então eu vou fazê-lo mais fino aqui e mais bojudo em cima. Se eu quiser ressaltar, por exemplo, destacar um pouco mais o rosto dele do resto do corpo, eu posso vir aqui e fazer isso nessa parte. De repente eu acho isso aqui importante de fazer esse destaque, então eu vou reforçar aqui.

O resto - eu posso fazer no cabelo também. Interessante. Vê que já estamos deixando um pouco mais de personalidade, esse traço, esse desenho como um todo. Agora, como é que eu faço com os detalhes? Eu posso, de repente, trabalhar os detalhes com um traço um pouco mais fino. De repente você pode pegar um outro lápis, um outro pincel, alguma coisa assim.

E você pode trabalhar no que você quiser deixar bem detalhado, você trabalha melhor. Eu aqui diminuí o traço do meu brush, o "B", brush, pincel aqui e estou trabalhando melhor alguns detalhes. O que estamos fazendo com isso? Estamos dando uma certa hierarquia para os traços. Isso quer dizer que o contorno vai chamar um pouco de atenção para separar do fundo, a figura e fundo.

E os detalhes, vamos percebendo aos poucos, conforme vamos analisando a nossa imagem. O dente dele aqui. Interessante. Eu vou continuar trabalhando essa coisa de distinguir melhor as formas com os seus contornos, fazer os traços de detalhes ficarem um pouco mais claros, mas com uma hierarquia menor, um pouco mais finos. De repente aqui - como é que eu vou fazer aqui?

Aqui eu vou só dar umas, só um - eu não vou nem detalhar muito, eu só vou usar aqui de leve, aqui assim, fazer os traços bem soltos. Por quê? Porque eu não quero dar muito foco aqui, não quero. Na verdade, eu quero até dar menos, então eu vou até apagar um pouquinho, tirar um pouco de opacidade aqui, como se eu estivesse passando borracha bem de leve.

Eu vou tirar bastante aqui o foco. Por que isso? Porque quando olharmos melhor a imagem, isso não vai fazer tanta diferença assim, isso não vai chamar tanta atenção ao nosso olhar. Então acabamos dando foco onde? O que está chamando mais a atenção? O rosto dele aqui, nessa parte aqui dele ou essa gravura?

É o rosto dele, então quanto mais detalhes colocarmos e quanto melhor trabalhamos a personalidade dessas linhas, melhor vamos guiando a visão de quem olha o nosso desenho, para o que queremos. E no caso aqui, queremos essa ação de comer, que seja o foco principal do nosso desenho. Então eu vou continuar com esse trabalho aqui e você já sabe que eu estou fazendo, então faça no seu também. Até o próximo vídeo.

Sobre o curso Fundamentos de desenho: acabamento e finalização

O curso Fundamentos de desenho: acabamento e finalização possui 98 minutos de vídeos, em um total de 31 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ilustração Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Ilustração Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas