Primeiras aulas do curso Delegação de tarefas: obtenha o melhor do seu time

Delegação de tarefas: obtenha o melhor do seu time

Sou líder, e agora? - Introdução

Olá, meu nome é Marianne Henriques e você está no curso Delegação de Tarefas. Seja muito bem-vindo. Neste curso vamos acompanhar a jornada da Bia, que acabou de se tornar líder de três projetos na empresa [APPEPERIA], e com isso, mais responsabilidades entraram para o dia a dia dela, e uma delas é a própria delegação de tarefas.

Mas para que ela consiga fazer essa delegação de uma forma melhor, nós vamos aprender aqui como ela fez para priorizar as tarefas e também para fazer a gestão do tempo, assim as tarefas ficam mais organizadas e ela consegue fazer de uma forma melhor tarefa por tarefa. Mas depois ela entende que não consegue fazer tudo sozinha e que vai precisar realmente iniciar a delegação de tarefas.

E vai aprender que existem tipos de delegações - algumas funcionam melhor que outras. Todas elas envolvem delegação de tarefas, mas a maneira como é feito pode dar ou não dar melhor resultado no momento da delegação. Vamos aprender também como ela fez para criar um ambiente de confiança, afinal de contas nem tudo vai sair do jeito que é esperado na delegação de tarefas e lidar com os resultados ruins é muito importante para o amadurecimento do líder.

Bem como vai entender que se não tiver definições de prazos e resultados, essa delegação pode não funcionar da forma esperada. E também que existem muitas oportunidades de treinar e desenvolver as equipes através da delegação de tarefas. Também vai acompanhar os resultados, porque tudo bem você não conseguir controlar tudo, afinal de contas o resultado é importante. E ela vai aprender, junto com você, como acompanhar melhor essas tarefas.

Ela também vai aprender como obter os melhores resultados através de algumas dicas de inteligência emocional, feedback contínuo, para conseguir fazer uma delegação mais consciente para, no fim, deixar as tarefas certas para as pessoas certas. Afinal de contas, este é o grande objetivo da delegação. Vamos lá?

Sou líder, e agora? - Seu jeito de liderar

Nessa aula, nós vamos acompanhar a trajetória da Bia. Ela trabalha na empresa [APPEPERIA], que é uma empresa que desenvolve aplicativos. Como essa empresa, ela foi crescendo muito rápido, foi conseguindo vários projetos, teve-se a necessidade de ter-se mais líderes de projetos e a Bia foi selecionada para ser a líder de três projetos.

Então, contando um pouquinho a história da Bia, antes ela era analista de requisitos, passou por desenvolvedora e atualmente ela fazia análise de requisitos e era líder técnica também. Então, ao assumir esses três projetos novos, ela teve que lidar com várias coisas que ela nunca tinha feito antes, como: liderar o serviço de projetos, cuidar de prazos de entrega, report a cliente, orçamento, contratação de pessoas e várias outras coisas que envolvem a liderança de projetos.

Como todo líder que começa, fica meio perdida, até às vezes um pouco resistente, de deixar de fazer o que fazia antes para de fato começar a liderar esses projetos. Então ela teve sim um pouco de dificuldade de entender o que ela tinha que fazer e até mesmo continua fazendo o que fazia antes, como, por exemplo, pegar post-its e colocar o nome dela, continuar a análises de requisitos do projeto que ela já vinha trabalhando.

Então ela simplesmente continuou fazendo que ela já fazia antes. Um belo dia ela encontrou o gerente que colocou ela nessa posição e ele começou a questionar sobre como estavam os projetos que ela estava cuidando: qual era o prazo, se precisava de mais gente, se ela já tinha feito as reuniões semanais com os clientes. E ela ficou surpresa, porque não sabia que ela precisava fazer tudo isso, não sabia nem por onde começar.

Ela sentiu uma insegurança muito grande e questionou ao seu gerente onde que estavam essas informações, como que ela fazia isso, o que já tinha sido combinado com os clientes. Ele foi até um pouco bravo com ela, falou: olha Bia, os projetos, eles ficam nas pastas e você tem que entrar nessas pastas e ver como que está o andamento e o que já foi feito e o que está combinado com cada cliente nessas pastas.

Então quando ela acessou, ela percebeu que precisaria fazer um monte de coisa e se deu conta que nem tinha falado com as outras equipes. Então ela nem sabia como estava o andamento dos outros projetos que ela não tinha trabalhado ainda. Bateu um desespero nela e ela só pensava que não ia conseguir fazer. E ela ficou bem nervosa.

Quando ela conseguiu se acalmar um pouquinho ela se deu conta de que estava atrasando o próprio projeto, porque ela começou a olhar as coisas dos projetos em andamento e percebeu que tudo o que ela tinha colocado no nome dela, que estava no projeto dela, já estava atrasado. Ela sentou, respirou e falou assim: não, vou conversar com as equipes e vou ver o que está acontecendo. Então vamos entender primeiro como que está a posição das equipes e conversar com as pessoas.

Sou líder, e agora? - Organizando as tarefas

Então ela foi, chamou a equipe A, a equipe A disse que eles estavam perdidinhos, não tinham entendido nem o objetivo do aplicativo e a maioria das pessoas não tinha tido os treinamentos que precisava para fazer aquele projeto. Então a equipe não tinha treinamento da linguagem que precisava, era necessário fazer alguns testes automatizados que eles também não sabiam fazer, as pessoas estavam inseguras e o projeto estava atrasado por causa disso.

Beleza, então ela anotou essas questões do Projeto A e foi para o Projeto B. Chegou no Projeto B, o projeto também estava atrasado, mas porque o cliente ficava mudando o escopo o tempo todo e tudo que eles entregavam de repente já não era o suficiente mais para o cliente, porque ele não sabia o que ele queria.

Então a equipe estava bem desanimada porque não via fim naquele projeto, porque sempre que fazia alguma coisa, o cliente falava que não era isso, sendo que na outra vez ele tinha falado que era isso. Então precisava de alguém para falar com o cliente e entender certinho esse escopo.

Além disso, os próprios desenvolvedores estavam fazendo as análises de requisito porque a pessoa que fazia isso saiu. Como eles não tinham tanta experiência fazendo a análise, acabava saindo de um jeito que não era o jeito correto. Então ela notou que também precisaria achar uma pessoa para fazer essas análises.

Quando ela chegou na equipe C, ela percebeu, pelo que o pessoal estava falando, que eles não conseguiam tomar algumas decisões sozinhos porque não tinham um líder técnico. Quando tinham essa dificuldade de tomar alguma decisão técnica, eles precisavam chamar líderes técnicos de outros projetos e isso acabava atrapalhando o outro projeto. Mesmo que demonstre que as pessoas são unidas, elas acabavam atrapalhando o líder técnico do outro projeto e deixava tudo muito atrasado, porque demorava-se muito para tomar essas decisões.

Então ela chegou à conclusão de que precisava fazer muitas coisas e organizou as necessidades de cada projeto. Então levantou quais eram os problemas do Projeto A: precisava falar com o cliente, porque não estava claro qual era o objetivo do aplicativo que eles estavam fazendo e precisava dar treinamento para equipe, tanto de linguagem quanto de testes automatizados. Ok.

No Projeto B, precisava finalmente fechar o escopo com o cliente e achar um analista de requisitos. E fazer um plano de ação para não atrasar mais, porque o cliente ficava mudando tudo, o projeto já estava mais de meses atrasados. E o Projeto C, faltava um líder técnico. Quando ela viu que precisava fazer isso mais o que ela já tinha visto nas pastas dos projetos, ela ficou muito insegura e foi conversar com o seu gerente.

Ela falou, chamou ele para conversar, e falou: olha, eu estou muito perdida, está muito difícil, eu acho que eu não sou a pessoa certa para fazer isso. E ele, bem calmo agora, ele disse para ela que tinha escolhido ela porque sabia que ela poderia cumprir esse papel, que ela era capaz de fazer esses projetos serem entregues no tempo que precisava.

E simplesmente falou para ela assim: olha, você precisa fazer a tarefas por ordem de prioridade, ver o que é mais importante e urgente, e o que não é tão importante nem tão urgente, e faz isso em uma lista, em uma ordem de prioridade, pensa nisso e, se você precisar de mim, me procure. Ela foi para casa, até surpresa com a reação calma do seu gerente. Ela foi para casa pensando nisso e decidiu seguir os conselhos do seu gerente, que vamos ver na próxima aula.

Sobre o curso Delegação de tarefas: obtenha o melhor do seu time

O curso Delegação de tarefas: obtenha o melhor do seu time possui 61 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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