Primeiras aulas do curso DaVinci Resolve: correção de cor e colorização em vídeos

DaVinci Resolve: correção de cor e colorização em vídeos

Princípios da imagem - Introdução

Fala galera tudo tranquilo? Meu nome é Danilo Máximo, instrutor de edição e composição de vídeo da Alura. Dessa vez, vou trazer para vocês aqui um curso de DaVinci Resolve 16 do paid colour.

Então você é um cara que quer trabalhar um pouco melhor aí com a composição de cores aqui dentro DaVinci, esse é um curso feito para você, onde dentro desse curso nós vamos visualizar como fazemos para corrigir as imagens, corrigir os tons e depois nós vamos passar por uma parte de colorização onde começamos a trabalhar um pouco do “Color Grading”.

Então nós vamos visualizar não só isso, mas também alguns parâmetros que são essenciais para a construção de uma imagem, vamos entender como são alguns elementos da imagem, vamos entender um pouco como trabalhar nos “Scopes”, como é o padrão passo a passo da questão da correção de cor, vamos trabalhar um pouco também dentro desse take aqui dessa moça, então inicialmente o take está assim e vamos corrigir até chegar nesse padrão de imagem.

imagem com o layout do programa DaVinci Resolve, contendo um vídeo em que aparece uma mulher negra, maquiada e com roupas pretas dos ombros para cima, e atrás há as luzes da cidade desfocadas vistas de uma grande altura. Há diversas configurações exibidas nas abas "Color Wheels", "Curves" e "Scopes", além de outros elementos da ferramenta para edição de vídeo.

Então para vocês visualizarem um pouco aí , sem e com a correção. Espero que vocês curtam esse material, qualquer coisa que vocês quiserem entrar no fórum, troca uma ideia com nós e vamos fazer o curso, valeu e até lá.

Princípios da imagem - Overview do curso

Bem-vindos ao curso de DaVinci Resolve 16 na parte de cor, onde esse curso é dividido em cinco capítulos: primeiro capítulo vamos ter informações gerais, entendendo como as imagens funcionam e alguns elementos que estão presentes no dia a dia da galera que trabalha com colorização que iremos ver monitores, nós vamos ver softwares, vamos ver a questão das imagens.

No segundo capítulo aí começamos a trabalhar com correção de cor que é onde a começamos a trabalhar a exposição, o balanço de branco a saturação das imagens, então começa a visualizar se a imagem está saturada e começa a corrigir esses pequenos problemas.

No terceiro capítulo, vamos começar a trabalhar com a continuação da cor que seria correções que nós fazemos em take e repassa essa mesma correção em outros takes diferente, então nós vamos ver aí como faz para pegar uma cor que fizemos, como é que ele vai pegar a correção que nós fizemos em um take, vai passar entre outros takes.

Fazendo com que tenhamos uma sequência bem balanceada dos nossos takes dentro do nosso vídeo, dentro da nossa edição.

No quarto capítulo, começamos a trabalhar com a cor secundária, que é onde começamos a visualizar a cor em pedaços específicos, onde vamos visualizar o Curves e onde vamos visualizar também o qualifier e a vamos visualizar como trabalhamos com máscaras, então vamos começar a separar todos esses parâmetros, visualizando todos eles ponto-a-ponto.

Depois por fim, nós começamos a trabalhar dois tratamentos diferentes, então vamos começar tratando essa cena que você viu na aula 1, vamos pegar do 0 e tratar ela. O princípio de correção de cor e depois vamos ajustando a imagem jogando um look que queremos na imagem, que seria o nosso Color Grading, então aonde eu pego a minha imagine inicial, corrijo e depois eu jogo um Color Grading.

E por fim, vamos trabalhar com o material em roll que o material cru que vamos pegar e tratar todo ele baseado em LUTs, então pegar um LUT começar a entender como o LUT vai funcionar na imagem em roll.

Pessoal, espero que vocês curtam esse material, assistam os vídeos, façam os exercícios, leiam os textos que são complementos da nossa aula, ou seja se tem um vídeo e tem um texto na sequência, lê o texto também que ele vai ajudar na sua melhor compreensão do curso,

E qualquer dúvida que você tenha, poste no fórum, até se você chegar em um resultado diferente, você visualizar, ver uma coisa legal que pode ser acrescentado, posta lá no fórum para podermos debater e visualizar. Eu espero que vocês gostem desse material e bons estudos.

Princípios da imagem - Princípios da imagem

Bom galera, eu vou começar esse curso aqui falando de elementos que compõem a minha imagem. Quando você tem conhecimento de todos esses elementos e sabe dividir bem eles, vai ser muito mais prático na hora de você criar uma análise crítica da imagem para saber aonde e o que você pode ajustar na sua imagens, tanto na parte de correção de cor e posteriormente na hora que você for colocar um “color grading”, que é onde você começa a jogar uma ideia diferente na sua imagem.

Então no caso, como estamos trabalhando o sistema de cores aditivas, que é cor luz, devido ao fato de nós trabalharmos com monitores, monitor ou tablet ou o celular, então esse sistema aditivo, as três cores primárias dele é: o vermelho, verde e azul. E o “y” que está sendo mostrado aí é representado pela luminância, então o que eu tenho de branco na minha imagem e o que eu tenho de mais escuro na minha imagem.

Imagem de título "Sistema de cor Aditiva - Cores primárias". Abaixo, há uma sequência horizontal de quatro quadrados de cores diferentes: o primeiro é "Y" de cor branca, o segundo é "R" de cor vermelha, o terceiro é "G" de cor verde e o quarto é "B" de cor azul.

Então eu tenho o “y” que seria o escuro e o claro e depois eu tenho os canais RGB, que são as representações da cor vermelha, verde e azul mas em inglês que é Red, Green, Blue. Com essas três cores primárias e a junção delas, então se eu coloco um pouco de outro, pouco da outra eu vou formando todas as outras cores.

E aí, passamos para as cores secundárias, que são cores opostas ao que temos nos nossos canais RGB, então se você observar o oposto da minha cor vermelha é o ciano, o oposto da minha cor verde é o magenta, e o oposto da minha cor azul é um amarelo.

Imagem de título "Cores secundárias (Opostas)". Abaixo, há uma sequência vertical de barras deitadas horizontalmente, em que a primeira é a transição de vermelho para turquesa, o segundo é de verde a rosa, e a terceira barra vai de verde a amarelo.

Então se você pegar todas essas cores, começamos a observar o “Color Wheel” que a roda de cor, onde eu começo a ter todas as cores, uma ao lado da outra, se você observar partimos de um tom vermelho que é o que tem no topo, e vamos andando e caminhando entre as outras cores, que aparece o lilás, roxo o azul, o ciano, o verde o amarelo, um verde mais amarelado tipo verde limão e assim por diante.

Imagem de título "Color Wheels (Roda de cor)". Abaixo, há um círculo dividido em 12 cores.

É legal que você entenda esse parâmetro inicial, porque se você pega um parâmetro de correção que você vai visualizar o colorismo bastante, você começa a jogar para cima, você vai ver aí que ele vai ficando mais avermelhado a sua imagem como um todo.

Ou então se você trabalha em um parâmetro com um curves, então se trabalha no canal vermelho lá, subiu o canal vermelho e começa a ficar mais avermelhado, porém se você retira, ele vai ficando mais ciano, então é legal que você tenha esse entendimento inicial, para que na hora que você for corrigir fique mais prático e o processo.

E aí depois que visualizamos essa questão da roda de cor que eu tenho todos os tons, começamos a partir para a parte da Matriz, saturação, iluminância que o “HSL” que é responsável pelo “Hue” que seria a “Matiz” que seria o tom puro da minha cor, depois a saturação que mostra para nós o quão vivo eu tenho essa cor, então se a cor está muito viva, está muito vibrante, então tem uma saturação alta.

Se ela começa a ficar uma mais lavada, um tom mais pastel, um negócio mais acinzentado, então eu tenho imagem menos saturada. E aí por fim temos a Luminância que a representada pelo nosso “Y” só que aí conforme eu diminuo essa Luminância, ele vai ficando mais escuro e conforme eu vou aumentando, ele vai ficando mais claro.

Imagem de título "Matiz, saturação e luminância - HSL". Abaixo, há uma sequência vertical de três barras deitadas em sentido horizontal: a primeira de nome "Matiz - Hue" está dividida em doze cores do verde ao amarelo passando por tons de verde, azul, roxo, vermelho e laranja, a segunda de nome "Saturação" também está divida em doze partes que vão do cinza ao vermelho intenso, e a terceira de nome "Luminância" também dividida em doze tons que vão do preto ao branco.

Esses três parâmetros são parâmetros essenciais para você entender esse processo. E depois de entender como a cor funciona, que no caso temos a nossa Matiz, saturação nossa Luminância, passamos a entender como que a sombra, meio tom e a luz vão interferir nas imagens.

Então esse parâmetro que eu vou mostrar agora é um dos mais importantes, porque se você conseguir visualizar todos esses pedaços de sombra, meio tom e luz em uma imagem, você conseguiu bater o olho falar assim: “cara esse pedaço aqui, ele é mais escuro, esse pedação é mais claro, esse pedaço aqui é mediano, ele nem é tão escuro e nem tão claro.

Imagem de título "Sombra, meio tom e Luz" contendo uma cena de um homem adulto branco e loiro sentado em um sofá ao lado de uma criança que olha uma porta ao fundo, na qual está uma pessoa de costas segurando a beirada da porta aberta. Entre o sofá e aporta, há uma mesa com duas cadeiras e um espelho pendurado na parede com uma lâmpada acessa acima, ao lado de uma janela com uma iluminação passando através.

Na hora que você for corrigir uma imagem isso vai te ajudar muito, porque você já vai no ponto correto e já vai dando uma mexida, então para um pouco o vídeo, da observada nessa imagem e tenta ver o que é sombra, o que é meio tom e o que é luz na imagem, tente identificar que agora vou mostrar cada um deles.

Imagem de título "Sombra, meio tom e Luz" contendo a mesma cena anterior com luminosidade mais baixa. Há quatro setas apontando para áreas específicas de sombra no rosto do homem adulto sentado, na parte interna do braço do sofá, no alto próximo ao teto acima da lâmpada acesa, a terceira no lado de fora da porta aberta e a quarta seta atrás da porta onde há roupas penduradas pendurados.

No caso primeiramente eu tenho a minha sombra, então eu deixei um tom mais escuro aí para vocês conseguirem visualizar melhor, note que você vê aqui do lado do rosto do personagem que era onde eu não tenho luz trabalhando nele, então eu tenho a minha sombra.

O oposto da onde eu tenho a minha lâmpada, apesar da lâmpada ser uma luz “omni” que vai para todos os lados, ele está mais para baixo, então na parte de cima eu tenho uma sombra, na parte de fora da imagem você visualiza também que eu tenho essa sombra aparente, se você for ver eu dei uma destacada, só para você entender o que tenho na imagem.

Depois nós visualizamos o meio tom, está vendo que o meio tom aqui está mais aparente, são pedaços que você vê que eu não tenho nenhuma parte tão escura e nem tão clara da minha imagem.

Imagem de título "Sombra, meio tom e Luz" contendo a mesma cena anterior com maior opacidade. Há sete setas apontando para áreas específicas de meios tons: primeiro na testa do homem adulto sentado e outra em seu peito, a terceira no rosto da criança ao lado, outra no topo da janela, outra na parte iluminada por esta, a quinta pouco abaixo da metade da porta, a sexta no chão próximo a porta e a sétima na parede atrás da porta um pouco acima desta.

E por fim eu tenho Highlight o que seria a luz da minha imagem, então se nota que toda parte que eu tenho um pedaço de luz muito intensa é onde trabalham os meus Highlights, no caso você entendendo bem aonde a sombra o meio tom e a luz estão trabalhando na imagem, ajuda muito nesse processo.

Imagem de título "Sombra, meio tom e Luz" contendo a mesma cena com a mesma luminosidade da primeira apresentada. Há quatro setas apontando para áreas específicas de luz: a primeira está no topo do cabelo loiro do homem adulto sentado no sofá, a segunda seta aponta para uma claridade no batente da parede atrás do sofá, outra seta exatamente na lâmpada acesa, e a última está na porta aberta pouco acima da metade.

Porque aí no caso, você pode parar e observar uma imagem, ficou olhando e falar: “cara essa imagem aqui ela está com o Highlight dela bem marcado E no caso puxando um pouco para o laranja, então esse highlight está bem marcado por laranja”.

Então por exemplo, se não é a ideia de eu ter um highlight tão marcado por laranja, se eu quisesse um tom mais claro ou não um tom claro, mas que fique mais branco, no caso você poderia selecionar o highlight num tom laranja e diminuir um pouco ou aumentar um pouco fazendo com que ele fique mais esbranquiçado, é legal você ter esse parâmetro, não esquecendo os outros que eu mostrei a questão da matiz, saturação e da luminância.

No caso a luminância seria a representação de sombra, meio tom e luz, porém a saturação também é importante porque você visualiza aonde que você está com a cor mais vibrante aí na sua imagem.

Eu recomendo a vocês pegarem várias imagens e começar a tentar observar e tentar bater o olho e falar assim “essa parte aqui é um tom mais escuro”, “Esse pedaço aqui é uma parte de mais claridade da imagem, então é a luz que eu tenho na minha imagem”.

Isso é a prática que vai começar a praticar, mas você vai começar a treinar o seu olho, você quer um cara que é editor de imagem ou quer começar a trabalhar com questão das cores, começar a dar uma cor mais legal para o trabalho que você está fazendo.

Então é interessante começar a dar uma treinada no seus olhos também para você começar a bater o olho e visualizar, porque você tem parâmetros que vão te ajudar a identificar problemas na imagem, porém um olho treinado ajuda bem mais.

No decorrer desse capítulo, vamos entender um pouco mais de alguns princípios e de alguns elementos que são importantes para o cara que é colorista. Então vamos continuar nosso curso e até o próximo vídeo.

Sobre o curso DaVinci Resolve: correção de cor e colorização em vídeos

O curso DaVinci Resolve: correção de cor e colorização em vídeos possui 181 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Colorização em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Colorização acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas