Primeiras aulas do curso Currículo: como chamar a atenção dos entrevistadores

Currículo: como chamar a atenção dos entrevistadores

Processo seletivo não é aquele monstro - Introdução

Aquela vaga que você tanto almejava vai ser sua. Você vai dar o primeiro passo. Falo de uma vaga dentro de uma empresa, de você conseguir aquele emprego maravilhoso que tanto sonhava.

Para você receber aquele e-mail de "Você passou na nossa seleção, traga seus documentos para contratarmos", é necessário antes resolver um problema geral: fazer o currículo, independentemente do tipo. Isso porque seu currículo vai ser seu cartão de visitas e um recrutador tem muitos currículos para ler nos mínimos detalhes. Às vezes ele tem apenas segundos para ler seu currículo. Então não dá para ter um currículo de 3 páginas, algo muito rejeitado nos RHs.

Então aprenderemos a sair dessa corda bamba para poder se destacar. E esse curso será um pouco extenso porque como vai falar de currículo, são vários os tipos de currículo no mercado. Temos o currículo Vitae, o currículo virtual, o currículo gráfico e o currículo Lattes. Cada um deles será uma aula do curso.

Como o curso será extenso por falar de diversos temas, você pode ir direto para a aula que te interessa, até porque cada aula desses currículos em específico tem uma entrevista e um currículo que eu faço junto com você.

Não adiantaria eu citar os principais tópicos que devem ir no currículo se é a realização, ou seja, colocar corretamente esses dados no currículo é sua principal dificuldade. Então, você vai encontrar entrevista, simulação e modelos de currículos para conseguir embasar o seu.

As primeiras aulas, 2, 3 e 4, vão falar da importância de uma entrevista pessoal e a entrega do seu currículo. A aula 3 vai falar sobre seu momento, em que lugar você está e para onde quer ir, porque também existem modificações de especificidade do currículo. Se você tem pouca ou muita experiência, se hoje está numa carreira e quer ir para outra, por exemplo. Temos que destacar as informações de modos diferentes dependendo da necessidade e você encontrará exemplo para tudo.

Então, sem mais delongas, dentro da aula que te interessar, vou te ajudar a sair na frente, seja dentro de uma carreira executiva ou acadêmica. Isso dependerá exclusivamente da sua ação.

Estamos aqui para te ajudar em todos os momentos, basta consultar nosso fórum de dúvidas.

Processo seletivo não é aquele monstro - O que é processo seletivo

Nessa aula vamos falar sobre currículo, porque ele é seu primeiro passo para entrar em uma empresa. Ele é o que te leva para frente, ou não. Te estagna, ou não. Te tira de uma pilha enorme de seleção de currículos juntamente com outros candidatos, ou te deixa lá.

Para isso precisamos primeiro entender o que é um processo seletivo e então avaliar o que falta ao nosso currículo: formatação, informações, escrever corretamente o histórico profissional, etc.

Um processo seletivo não é algo exclusivo de uma empresa selecionando funcionários. Ele também pode ser de uma ONG, de um pitch (caso não saiba o que significa, temos um curso de pitch para consulta), assim como um concurso acadêmico. Em resumo, o processo seletivo pega um mar de gente e começa a aplicar filtros para encontrar a pessoa ideal para a disponibilidade a ser preenchida, referente àquela vaga em aberto.

Sempre há muitas pessoas disponíveis, somos em 7 bilhões no mundo. Mas para selecionar a melhor para uma função, existe o processo de seleção, que pode ter várias fases. Porém, tudo vai começar com o cartão de visitas que é o currículo.

Sem passar pela fase de apresentar o currículo, não se vai à próxima que pode ser, por exemplo, uma dinâmica de grupo em que você vai interagir com outras pessoas para que os recrutadores vejam como você se comporta num ambiente de trabalho em equipe.

Pode ser também uma entrevista pessoal com os responsáveis pelo RH da empresa ou o gestor ou diretor direto. Mas nada disso acontece se seu currículo não estiver bom.

Imagine, por exemplo, dizer em seu currículo que dentre suas demais habilidades, você é uma pessoa extremamente organizada. Mas seu currículo, pelo contrário, parece ter informações bagunçadas. Não faria sentido. Por isso essa aula é útil.

O currículo mostra quem você é, e como uma pessoa que trabalha em RH não vai ler minuciosamente cada currículo, ela vai observar as informações que mais lhe chamarem a atenção.

Numa entrevista da Michael Page, uma das maiores recrutadoras do Brasil e do mundo, afirma-se que o tempo médio que um recrutador usa para ler seu currículo, que você pode ter passado horas revisando, é de 15 segundos.

Por isso a organização é extremamente importante para a seleção e é ela que vai dizer se a vaga será sua, pois é a única chance de passar uma boa primeira impressão e começar com o pé direito. Agora que você sabe por que o currículo é importante, vamos falar mais a respeito dele.

Como chamar a primeira atenção positivamente - A primeira impressão é a do currículo

Não dá para causar uma primeira impressão da segunda vez que se fala com alguém. E sempre ouvimos falar que a primeira impressão é a que fica. Então você só tem uma chance dentro do seu processo seletivo e o currículo é a porta de entrada para isso.

Temos que entender a importância da primeira impressão. Em primeiro lugar, tudo o que reparamos numa pessoa é o que ela tem a oferecer naqueles primeiros momentos. Vamos observar esteticamente como é a roupa ou o cabelo da pessoa, por exemplo. E vamos ouvir as primeiras palavras dela. É o primeiro contato que se tem.

Então, instintivamente, sempre tendemos a fazer uma avaliação curta sobre uma pessoa que acabamos de conhecer. E num mar de pessoas, o que mais vai saltar aos olhos de qualquer ser humano, é o que é belo.

Existe um canal no Youtube, por exemplo, o canal do médico Dr. Mike, que fala sobre assuntos médicos. Ele teve uma grande repercussão dentro da plataforma, mas aposto que não por falar de medicina, porque aposto que o principal interesse não é pelo assunto vacinas, como estamos vendo no slide, mas principalmente por ele ser muito bem apessoado.

O que é bonito chama a atenção por passar um ar de limpo e organizado, e tendemos a gostar mais desse tipo de ambiente. Por um instinto natural, um ambiente tranquilo é melhor para desenvolver atividades e ter novos pensamentos e percepções. Nesse ambiente estaria incluída a organização e limpeza.

Olhando para o Dr. Mike também temos a impressão de limpeza, banho tomado, cabelo arrumado, algumas características que baseiam a organização pessoal.

Podemos ver o mesmo através do exemplo que está na tela. Nele o mesmo modelo aparece em duas versões diferentes, e fica evidente como as roupas podem falar por nós. A pessoa como vemos à esquerda não está menos arrumada do que à direita, mas temos uma impressão diferenciada de afinidade e comportamento com relação à imagem com o terno mais alinhado.

Pode ser que você diga que não viu nada de diferente, porque ambos estão de roupa social, arrumados. Mas temos que pensar na maioria social, e quando falamos de um processo seletivo, estamos nos tratando de uma psicóloga que não fala por si, mas de teses a respeito do comportamento humano que já estudou. Alguma delas com certeza reforçará a ideia de organização, limpeza e bem-estar, e ela vai conseguir diferenciar ambas as versões do modelo. Isso é importante de entender e aplicar ao cotidiano.

Não quer dizer que você precisa ir à entrevista com um terno de grife, ou salto 15, caso seja mulher. O ponto aqui é organização, o modelo numa versão parecer mais arrumado do que na outra. Às vezes o terno da direita foi mais barato do que o da esquerda, não podemos dizer, mas dá para perceber que o da direita cabe melhor no corpo do modelo, gerando melhor impressão.

A vaga é sua no momento em que você entender que a primeira impressão é a que fica, e que no cotidiano, a beleza infelizmente importa, ainda que não dependa de gastar muito com o visual. O mínimo que as pessoas esperam de você durante os primeiros 15 segundos de contato visual e oral é que isso ocorra da forma mais tranquila o possível.

É sobre apresentação que o currículo também se trata, porque são os primeiros 15 segundos que o recrutador tem para prestar atenção em você. Por isso continuaremos falando de currículo na próxima aula.

Sobre o curso Currículo: como chamar a atenção dos entrevistadores

O curso Currículo: como chamar a atenção dos entrevistadores possui 234 minutos de vídeos, em um total de 60 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Softskills e carreira acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana