Primeiras aulas do curso Certificação C# Programming parte 1: Criar tipos

Certificação C# Programming parte 1: Criar tipos

Tipos integrais - Introdução

Olá, eu sou o Marcelo Oliveira. Boas vindas ao curso de Certificação 70 - 483 Programming in C#, ou Programação C# da Microsoft.

Essa é a primeira parte de uma sequência de cursos que nos ensinarão a fazer esse exame da linguagem C#.

Fazer esse exame será importante por algumas razões.

Em primeiro lugar, servirá para aprimorar seu conhecimento técnico, ou seja, para se aprofundar em várias áreas em que podemos usar essa linguagem.

Além disso, o curso pode colaborar para você fazer a diferença no trabalho já que saberemos aplicar os conceitos vistos durante os estudos para a prova.

Fazer o exame renderá um certificado que será útil para compôr seu currículo e alavancar a carreira, pois facilitará suas condições no mercado de trabalho. Será possível fazer outras provas de certificação também.

Veremos o exame 70-483 da Microsoft, que é disponível em alguns idiomas como o Inglês e o Português. O idioma será escolhido quando fizermos o agendamento da prova.

Quando ocorrer a aprovação, automaticamente você se tornará um profissional certificado Microsoft, o chamado MCP (Microsoft Certified Professional. Com essa certificação poderemos fazer ainda uma outra prova para nos tornar MCSAs (Microsoft Certified Solutions Associate), um título um pouco mais avançado.

Nosso curso foi pensado a partir de materiais disponibilizados pela Microsoft na página da empresa (https://www.microsoft.com/pt-br/learning/exam-70-483.aspx). Teremos uma ementa com vários tópicos para os estudos, havendo 4 principais: Gerenciar fluxo de programa, criar e usar tipos, depurar aplicativos e implementar segurança e implementar acesso aos dados.

Nessa primeira parte das aulas veremos apenas uma parte desse material, pois cada um dos tópicos tem muitos itens. Nesse momento focaremos no subtópico a respeito de Criar tipos.

Na primeira aula começaremos a criar Tipos de Valor, Tipos inteiros, Tipos de Ponto Flutuante, Decimal, Booleano, Estruturas Definidas pelo Usuário e as Enumerações.

Na aula 2 veremos como criar Tipos de Refêrencia como Classes, Interfaces, Delegates, Objetos, Variáveis Dynamics e as Strings.

Pularemos o assunto dos tipos genéricos, que aprenderemos juntamente com as coleções mais à frente nesse curso.

Depois, na aula 3, entenderemos as Classes e Métodos, Parâmetros Opcionais, Métodos de Extensão e Propriedades indexadas.

Na última aula teremos os Métodos Sobrecarregados e Métodos Substituídos.

Os exercícios desse curso serão um pouco diferentes dos que costumamos ter na Alura, pois se aproximam dos pedidos pelo exame de certificação.

Portanto, essa é a primeira etapa do curso. Até logo.

Tipos integrais - Inicializando Tipos de Valor

Esse curso de certificação C# envolverá muitos exemplos com códigos. Por isso, teremos um projeto inicial que deverá ser baixado para acompanhar as aulas.

Esse projeto contém uma pasta "Aula1", e dentro dela haverá uma subpasta com cada um dos subtópicos dessa aula. Por exemplo, temos a pasta "1 - Tipos de valor". Então "tipos de valor" é o nome de uma classe e dentro dela teremos um método Executar(). Esse método será chamado quando rodarmos a aplicação com a tecla F5. Nele colocaremos o código de exemplo desse curso.

Dentro do Dotnet temos duas formas de armazenar dados. Uma delas é o tipo de valor, e a outra, o tipo de referência, que veremos mais para a frente.

Podemos pensar nos tipos de valor como se fossem a idade de uma pessoa. Declararemos uma variável nesse código que chamaremos de idade. Para a declaração, devemos dar um tipo a essa variável. Dentre os tipos numéricos, colocaremos o tipo inteiro (int), por exemplo.

Em outro momento, precisaremos acessar o valor dessa variável idade . Por isso imprimiremos esse valor no console. Usaremos uma aplicação console nesse curso que exibirá na tela informações que solicitarmos. Para imprimir, usaremos o comando Console.WriteLine(), que temos tanto a opção de digitar, quanto de utilizar um atalho pressionando "CW + Tab + Tab". Automaticamente o Visual Studio abrirá a instrução.

Vamos imprimir a variável idade no console. Entretanto, quando escrevermos "idade" nos parâmetros, o compilador do C# alertará que a variável não pode ser usada, já que ela ainda não foi atribuída.

Isso significa que temos agora a declaração e a utilização da variável, mas antes de poder acessar o valor dela, precisaremos atribui-lo. Então atribuiremos idade = 30. Assim, colocamos um operador de atribuição, o sinal de igual (=). Quando fazemos uma atribuição, a variável poderá ser consumida. Assim, o compilador removerá o alerta.

namespace certificacao_csharp_roteiro
{
   class TiposDeValor : IAulaItem 
     {
         public void Executar()
         {
             int idade;
             idade = 30;
             Console.WriteLine(idade);
         }
     }
}

Pressionaremos "F5" para rodar essa aplicação. Quando fizermos isso, o programa abrirá um menu mostrando cada um dos tópicos que temos até agora no curso. Como estamos começando, só teremos a opção "Tipos de Valor".

No terminal, veremos:

SELECIONE UMA OPÇÃO

0 - Sair 1 - Tipos de Valor

Digitaremos 1, pressionaremos "Enter" e será exibido o valor que atribuímos à nossa variável idade, 30.

Tipos integrais - Características dos Tipos de Valor

Agora faremos uma cópia da variável idade. Para isso, criaremos uma segunda variável chamada copiaIdade. O tipo dela também será inteiro. Na mesma linha, faremos a atribuição do valor de idade à copiaIdade.

Vamos conferir o valor de ambas as variáveis exibindo-as no console. Para isso, colocaremos outro comando Console.WriteLine(). Em seguida escreveremos um texto nos parâmetros ao lado de cada variável. Essa mensagem será exibida indicando a que se referem os valores impressos. Digitaremos $"idade: {idade}", copiaremos essa linha e a colaremos na linha de baixo. Agora substituiremos o texto e a variável para imprimir a cópia da idade.

public void Executar()
{
   int idade;
   idade = 30;
   Console.WriteLine(idade);

   int copiaIdade = idade;

   Console.WriteLine($"idade: {idade}");
   Console.WriteLine($"copiaIdade: {copiaIdade}");
}

Teclaremos "F5" para imprimir as variáveis no console. Escolheremos a opção "1" do menu, Tipos de Valor, e teremos:

30

idade:30

copiaIdade:30

Agora faremos um teste. Pegaremos a variável original, idade, e atribuiremos a ela um valor diferente, "23". Na sequência, imprimiremos novamente o valor, copiando as duas linhas do Console.WriteLine() para idade e copiaIdade.

idade = 23;

Console.WriteLine($"idade: {idade}");
Console.WriteLine($"copiaIdade: {copiaIdade}");

Vamos imprimir novamente a aplicação. Apertaremos "1" como opção do menu e o programa nos devolverá:

30

idade: 30

copiaIdade:30

idade:23 copiaIdade:30

O que aconteceu é que tínhamos o valor original, "30", e ele foi copiado. A copiaIdade passou a ter o mesmo valor de idade, mas quando alteramos o valor da variável idade, a cópia manteve seu valor de atribuição. Assim, as duas variáveis idade se tornaram independentes.

Fazer uma alteração no valor de uma variável não refletirá em outra que tenha tido o valor copiado de uma variável original. Essa é uma característica dos tipos de valor do .NET e do C#.

Nesse momento entenderemos do que se trata o tipo int. Pressionaremos a tecla "F12" para navegar até a referência dele. Veremos que o tipo int na verdade é internamente um public struct Int32, uma estrutura do tipo System.Int32, também descrita como uma struct do .NET. Nós a armazenamos no C# como do tipo int, mas poderíamos colocar como System.Int32 no código para representar o mesmo.

Outro fato interessante sobre o tipo de valor é que não poderemos atribuir um valor nulo a ele. Por exemplo, numa outra linha do código, faremos a atribuição idade = null;. O compilador avisará que não é possível converter o valor nulo em um inteiro.

Então podemos armazenar qualquer valor correspondente ao tipo na variável (tipo de valor). No nosso caso, como temos um inteiro, poderemos guardar qualquer valor inteiro, desde que ele esteja dentro da faixa de valores suportada, mas não um valor nulo. O que podemos fazer é criar um outro tipo inteiro que seja anulável.

Para declarar um tipo inteiro anulável, digitaremos int?. int? é um modo de informar o compilador que queremos declarar uma variável que além de permitir todos os valores inteiros, também poderá armazenar um valor nulo.

Vamos declarar uma outra variável, idade2, e guardaremos um valor nulo nela. O tipo int? será uma versão no C# de um system no .NET chamado System.Nullable. Então, no lugar de int? poderíamos usar System.Nullable e colocar o tipo de valor entre os sinais e menor e maior "<>", por exemplo, um int. Declararemos uma outra variável, idade3, usando essa estrutura, e atribuiremos um valor nulo a ela também.

A vantagem será que o C# possibilita utilizar uma linguagem mais enxuta para trabalharmos com as variáveis.

int? idade2 = null;
System.Nullable<int> idade3 = null;

Sobre o curso Certificação C# Programming parte 1: Criar tipos

O curso Certificação C# Programming parte 1: Criar tipos possui 234 minutos de vídeos, em um total de 63 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de .NET em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda .NET acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1206 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1206 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1206 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1206 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?

Acesso completo por 1 ano

Estude 24h/dia onde e quando quiser

Novos cursos todas as semanas