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Blender: trabalhando na texturização

Começando a texturizar - Introdução

Sejam muito bem-vindos a nossa etapa final do nosso curso de texturização, onde essa é a terceira etapa do nosso projeto do bastão zumbi, podemos assim dizer.

E nesse curso vamos ver e entender o workflow de texturização utilizando o Photoshop e o Marmoset Toolbag, onde nós vamos fazer texturas de madeira e texturas de metais. Então vamos estar vendo como trabalhar isso com o Photoshop juntamente com o Marmoset Toolbag, para estar criando essas texturas.

E, principalmente, vamos estar entendendo a criação dos mapas de diffuse, mapa de normal map, que é o mapa para a parte de informações de profundidade e relevo. Nós vamos ver a criação dos mapas de specular, que é um mapa responsável pela intensidade de luz, quanto de luz que o objeto vai estar recebendo, e o nosso mapa de glossiness também, que é o mapa da parte de reflexo, quão nítido ou não é esse reflexo.

Vamos estar entendendo todos esses mapas, essa criação tanto da parte da madeira quanto para a parte do metal e, por fim, setando isso dentro do Marmoset Toolbag. Então é isso, sem mais delongas, vamos para a nossa última etapa desse nosso projeto e nos vemos durante o curso.

Começando a texturizar - Atualização do Blender

Para que possamos estar acompanhando essa série de cursos do Blender, onde desenvolvemos esse machado zumbi, nós vamos estar trabalhando com a versão 2.79, desde a modelagem, abertura de UV e essa interação com a texturização lá no Photoshop.

Nós podemos estar baixando essa versão 2.79 vindo no Google e colocando “download blender 2.79”. Ele vai nos direcionar no site do Blender e nós temos a opção 2.79. Podemos estar clicando, ele aparece aqui e ele tem a opção de baixar a versão antiga, “Download Blender 2.79b”, ou ele vai para a versão mais atual, que é 2.8.

Nós vamos estar baixando a 2.79, então vocês façam o download da versão do sistema que vocês utilizam, se é Mac, Windows ou Linux, nós temos, 32 bits, [64] bit. Façam a instalação para que possamos estar fazendo o curso conforme eu estou ensinando, então vocês vão poder acompanhar certinho.

Não se preocupe em já estar sendo desenvolvido os cursos na versão 2.8, mas é essencial que vocês façam esse três cursos, porque vocês vão entender o workflow da modelagem, vocês vão entender a abertura de UV, que o princípio é o mesmo, e vocês vão pegar a base da texturização, porque o próximo curso de texturização nós já vamos estar fazendo com o Substance Painter, então eu quero que vocês façam com o Photoshop para entender a base. Façam esses três cursos para posteriormente ir para o Blender 2.8. Então nos vemos nos nossos cursos.

Começando a texturizar - Exportando objetos

Sejam muito bem-vindos à nossa terceira etapa desse curso de Blender. E nesse curso vamos estar vendo a texturização do nosso projeto, dar o envelopamento para o nosso projeto, e nesse primeiro momento, nesse nosso primeiro vídeo, vamos exportar esses nossos objs individualmente, para que possamos, dentro do Photoshop, importar cada um e assim fazer a texturização.

Vocês têm disponibilizado esse arquivo, caso vocês queiram acompanhar a partir desse arquivo ou acompanhar do modelo de vocês, não tem problema nenhum.

A primeira coisa que vamos fazer é deletar essas luzes, que não há mais necessidade. Eu estou no modo solid. E agora o que temos que fazer é apenas exportar esse objeto. Vou pressionar “N” para sair dessa minha propriedade, eu não preciso dela. Vou esconder essa luz também, que eu não preciso. Vou conferir se está tudo nomeado certinho, “madeira”. Essa “faca1” na verdade é “faca2”, então vou arrumar. Está tudo certinho.

O que vamos fazer agora, eu vou ter essa pasta “objs” que eu criei e vou exportar “metal1”, “metal2”, “madeira”, tudo no formato obj, aqui para dentro. Então já vou copiar esse caminho dela.

Porém, antes de exportar, eu vou selecionar esses objetos e vou centralizar os pivôs deles para o centro de cada objeto. Como eu faço isso? Vou dar um “Ctrl + Shift + Alt + C” e vou colocar aqui “Origin to Geometry”, e vou pressionar. Vocês podem ver que o meu pivô antes estava lá embaixo e agora foi lá para o centro.

E vou fazer a mesma coisa com todos os objetos, para conferir realmente se ele está com o pivô bem centralizado. Então pego aqui a faca. No caso, as facas não precisam. Aqui a madeira para conferir. A argola, tudo ok.

Agora com tudo centralizado, até salvar a versão 2. Com tudo organizado, vou selecionar esse meu primeiro metal1, ou melhor, vou começar pela madeira, vou vir em “File”, vou clicar em “Export” e vou selecionar essa opção de “.obj”.

Feito isso, vou vir na minha pasta “objs” e antes de exportar prestem muita atenção, precisamos marcar essa opção “Selection Only”, porque se eu não marcá-la, ele vai me exportar todo o projeto e eu só quero exportar a madeira, vou exportar esses objs de forma individual, e eu confiro aqui se está selecionado esse checkbox, “Include UVs”, para ele incluir as UVs que fizemos, vai ser de extrema importância para texturizarmos.

Feito isso, conferi se está tudo ok, vou dar um “Export OBJ”, já venho na minha pasta e vejo que está exportado aqui. Nós exportamos o material junto, esse arquivo MTL eu posso deletar e ele está com o nome “bastao-zombie-2”, eu vou aproveitar já para renomear isso e vou colocar como “madeira”.

Agora vamos pegar o “metal1”, vou vir em “File”, “Export”, “.obj”, vou conferir o nome, eu vou colocar “metal1”. E aqui nas opções eu vou ver essa opção, “Write Materials” eu vou desabilitá-la porque eu não quero exportar os materiais, só quero exportar o obj. Vou dar um “Export OBJ”, vou conferir se está ok, “metal1”. E agora eu repito todo esse processo para os demais objetos.

Então venho aqui, “Export”, “.obj”, esse é o meu “metal2”, já está tudo conferido aqui, não preciso me preocupar, vou dar um export. “metal3”, “Export”, “.obj”. Agora minha preocupação é só renomear certinho. Venho aqui, vou fazendo com tranquilidade, para que possamos importar isso dentro do Photoshop. “metal4”, exportar “argola”, “Export”, “Wavefront”, renomear para “argola”, dá um export. Falta a “faca1” e “faca2”, “Export”, vou colocar aqui, obj, “faca1” e a “faca2”. “Export”, “.obj”, “faca2”.

E pronto, já podemos fechar essa nossa cena. Vou vir aqui e ver se estão todos os objs certinhos, “argola”, “faca1”, “faca2”, “madeira”, “metal1”, “metal2”, “metal3”, “metal4”.

Exportamos esses nossos objs e agora já começamos na próxima aula importando-os de forma individual, para dentro do Photoshop, e já caímos na texturização, onde nós vamos começar a texturizar o nosso projeto. É isso e até a próxima aula.

Sobre o curso Blender: trabalhando na texturização

O curso Blender: trabalhando na texturização possui 409 minutos de vídeos, em um total de 53 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de 3D em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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