Primeiras aulas do curso Kotlin parte 1: Sua primeira app android na linguagem

Kotlin parte 1: Sua primeira app android na linguagem

Criando sua primeira App com suporte ao Kotlin - Introdução

Olá, meu nome é Alex Felipe, sou instrutor da Alura e vou apresentar a vocês o curso de Android com Kotlin - Parte 1. Neste curso, teremos a proposta de desenvolvermos uma app chamada Finanças, em que implementaremos transações de despesa e receita para o nosso cliente.

Então, nesta primeira parte do curso, iremos montar uma lista contendo todas as transações do cliente. Observaremos uma transação de despesa, por exemplo, indicando um almoço de fim de semana que custou R$20,50, bem como uma receita no valor de R$100, uma despesa indefinida de R$200 e um prêmio de R$50.

Começam a surgir algumas dúvidas: o que é Kotlin?

Trata-se de uma linguagem de programação inclusa no próprio SDK do Google, para dar suporte na construção de aplicações no Android Studio.

Há informações acerca do Kotlin neste site, qual sua proposta, por que ela surgiu e o que ela traz de ganho ao ser utilizada.

A princípio perceberemos que é uma linguagem multiplataforma, permitindo a criação de aplicações server-side quanto as de Android, como vimos em seu site.

Além disso, o Kotlin possui propostas bem bacanas, como o fato de ser bem concisa. Tudo que escrevemos em Java tende a ser menor no Kotlin, para obtermos menor interpretação e uma leitura mais fácil ao fazermos nosso código.

A consistência implica nisto: escrever menos para termos mais resultado. O Kotlin também é seguro, o que nos faz evitar más práticas na programação, como criar uma variável que não é inicializada, dentre outras técnicas que veremos no decorrer do curso.

Também há a questão de interoperabilidade. Seremos capazes de utilizar tudo aquilo que fizermos em Java no Kotlin. Assim, não é necessário usarmos apenas código de Kotlin, sendo possível usarmos as classes criadas em Java, reutilizar algum projeto feito anteriormente nesta linguagem, e por aí vai. É uma proposta bem legal!

Estes são os pontos principais pelos quais o Kotlin acabou se fortalecendo na comunidade, fazendo com que o próprio Google incluísse seu suporte no Android.

Este curso fará uma introdução à linguagem, veremos sua sintaxe em relação ao Java, como criar classes, o que são properties e como fazer sobrecarga de construtores em comparação ao que fazemos com Java.

Veremos também aplicações bem legais no Android, como é o caso do Syntactic, que nos permite pegarmos componentes do nosso layout bem mais facilmente de como fazíamos com findViewById, e aprenderemos sobre outras técnicas que facilitarão nosso dia a dia na programação.

Outra informação importante: para que nosso projeto rode corretamente no Android com Kotlin, utilizaremos uma versão específica do Android Studio, no caso, 3.0, lançada recentemente, já que quando o curso foi gravado, usamos a versão beta, preview desta aqui.

Vamos começar?

Criando sua primeira App com suporte ao Kotlin - Importando o projeto

Começaremos abrindo o Android Studio da mesma maneira como em todos os cursos de Android, exceto pelo fato de estarmos utilizando a versão 3.0, versão necessária para a criação de uma aplicação em Kotlin de forma nativa, pelo suporte oferecido.

Repare que também trata-se da versão Beta 6. Atualmente, se acessarmos o site do Android Studio, veremos que a versão de release (a versão estável), é a 2.3.3, ou seja, não é a que dará suporte nativo na criação de aplicativos em Kotlin.

Portanto, iremos à opção "PREVIEW" no menu superior, com a versão em teste, que pode apresentar bugs inesperados, e então clicaremos no botão referente ao download da versão 3.0. Se no momento em que você estiver fazendo o curso surgir o release de uma versão 3.0, não é preciso usar a preview.

Neste primeiro momento, vamos abrir o projeto-base que utilizaremos para criar nossa app. Para isto, selecionaremos "Open an existing Android Studio project" e o arquivo financas, e o Gradle fará o processo de importação do projeto e das configurações necessárias.

Veremos um projeto Android usual e poderemos vasculhar o que existe ali abrindo o build.gradle por exemplo, arquivo de build do projeto, para verificarmos o SDK, o que utilizamos como dependência, e afins.

É possível fazermos o mesmo com o código fonte, em br.com.alura.financas, verificando seu conteúdo e as entidades que já conhecemos, como activity, e por aí vai.

Para entendermos o objetivo deste projeto, há um projeto pronto em Java, o qual conseguiremos consultar quando tivermos a aplicação em Kotlin atendendo às mesmas necessidades desta.

No entanto, neste momento não precisaremos ficar comparando os códigos de ambas as linguagens, pois chegaremos no mesmo resultado com Kotlin a partir do Java.

Só para entendermos o que se encontra "debaixo dos panos" e o que é executado como produto final, vamos rodar a app e ver o que acontece. Usaremos o atalho "Alt + Shift + F10", e escolheremos "app" na janela que se abre.

Outra janela está sendo aberta para o emulador, o "Pixel API 26", cujo API remete à versão 8 do Android, surgida recentemente. Apertaremos "OK" e aguardaremos. Também é possível clicar em "Play" e obter o mesmo resultado.

A plataforma do Android Studio é o IntelliJ, e há um curso voltado a ele aqui, em que aprendemos como aumentar a produtividade usando esta ferramenta.

Após o carregamento da nossa app - que não possui nada de muito relevante na tela inicial, certo? -, se clicarmos no botão verde com +, observe que aparecem opções para adicionarmos receitas e despesas:

aparência da app, com botões no canto inferior direito indicando a possibilidade de adição de transações

O que acontece quando adicionamos uma receita? Acrescentaremos 100 como o valor, e manteremos a data como está. Colocaremos como categoria "Economia". Isso é adicionado à lista de transações, e na parte superior, com o resumo de tudo que temos, é mostrado este valor, bem como o total, que também é R$100,00.

Agora, vamos colocar uma despesa, de R$20,50, alterando a data para 22 de Setembro, para fins de teste. Na categoria, colocaremos "Comida", e na listagem obteremos como receita o valor de R$100,00, R$20,50 de despesa e um total de R$79,50, cujo cálculo é realizado automaticamente.

Basicamente, é este o projeto a ser desenvolvido em Kotlin. Já temos essa aplicação desenvolvida em Java, que utilizaremos como referência para criar a nossa versão em Kotlin.

Criando sua primeira App com suporte ao Kotlin - Criando o projeto com o Android Studio

Tendo visto nosso projeto Android em Java, vamos criá-lo em Kotlin! Para isso, acessaremos "File > New > New Project", mesmo processo de criação de um aplicativo em Java.

O nome da aplicação inicialmente seria "Financas", no entanto, se deixarmos assim, teremos algo bem similar ao projeto em Java, o que dificultará a distinção entre as duas versões. Desta forma, optaremos por "FinancasK".

O domínio continuará sendo "alura.com.br", e a localização do projeto será em "projeto-kotlin", não em "projeto-java". O pacote já foi criado, e teremos o checkbox de "Include Kotlin support" marcado, para garantir suporte a esta linguagem.

Em seguida clicaremos em "Next" e, nesta parte de configuração da API mínima, deixaremos a sugestão do Android Studio por já ter utilizado assim anteriormente, mas isto fica a seu critério. Apertaremos "Next" mais uma vez.

Há um catálogo de Activities, e poderemos criar alguma a partir de uma destas disponíveis mas, para fins de didática, faremos tudo manualmente. Clicaremos em "Finish", e o Android Studio fará as configurações necessárias para que nosso projeto dê suporte à linguagem Kotlin.

Este processo pode acabar demorando um pouco, pois serão baixadas algumas dependências do Kotlin e feitas algumas tasks. Com "Alt + 1", é mostrada a aba com o nosso projeto, caso ela não esteja visível.

Inicialmente, nota-se que o projeto é bastante similar ao feito em Java. Quais são as diferenças?

Ao abrirmos o arquivo de build, responsável pela configuração do projeto, perceberemos que em classpath, em vez daquela ferramenta do Gradle, há um com um plugin de Kotlin: "org.jetbrains.kotlin:kotlin-gradle-plugin:$kotlin_version".

Esta é uma das diferenças, no nível Projeto. Se clicarmos em "build.gradle (Module:app)", existem diferenças também. Veremos o que eles significam mais adiante, não se preocupem.

Também é possível notarmos o acréscimo da dependência do Kotlin, "org.jetbrains.kotlin:kotlin-stdlib-jre7:$kotlin_version", referente à lib que dará o suporte à linguagem.

Uma das grandes vantagens de se usar o Android na versão 3.0 é não ter que baixar um plugin, nem colocá-lo manualmente, tampouco nos preocuparmos com estas peculiaridades.

Em seguida, faremos algo muito comum em projetos Android: criar uma Activity para representar nossa tela!

Sobre o curso Kotlin parte 1: Sua primeira app android na linguagem

O curso Kotlin parte 1: Sua primeira app android na linguagem possui 204 minutos de vídeos, em um total de 60 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Android em Mobile, ou leia nossos artigos de Mobile.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Android acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1112 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1112 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1112 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1112 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana