Primeiras aulas do curso After Effects: Animando Spot Comercial

After Effects: Animando Spot Comercial

Estrutura de projeto - Introdução

Olá, pessoal! Tudo bem?

Eu sou Marcos Cropalato, sou adobe certified expert em After Effects e Photoshop. Começaremos com o curso sobre Spot comercial usando After Effects, no qual desenvolveremos uma chamada comercial, que terá um duração de 15 segundos.

Este vídeo será semelhante àqueles comerciais exibidos no meio do dia, na sua TV ou aqueles inseridos antes dos vídeos do Youtube. O padrão que trabalharemos segue o mais utilizado no Brasil e recebe o nome de cartelas, nos qual é composto de cenas após cenas. Com isso, ambientamos a promoção trabalhada pela empresa, as formas de pagamento e por fim, a conclusão do produto e o preço em destaque.

Nós apresentaremos nuances de interação com máscara, seus tipos, além de um ponto ainda não trabalhado nos outros cursos: criaremos nosso spot a partir de uma locução, mostraremos como interagir com ela. Isto e outras questões que vão refinar seu senso de layout, assim como a diagramação voltada para contar uma história e, por consequência, vender o produto ou serviço.

Abaixo segue a transcrição da locução do spot:

Tudo para a sua casa, "Toca a Campainha" [este é o nome da empresa].

inicio do spot da loja toque a campainha

Da cozinha ao escritório, em 10 vezes no cartão e 12 vezes no cheque. Sem juros. Confira! Rack Reef. 10 vezes de 79 reais. Toque a Campainha. 35 anos de qualidade.

fim do spot da loja

Nós vamos refinar alguns pontos da animação, testando questões que podem ou não funcionar mais em relação ao resultado.

Espero que você goste, qualquer dúvida que você tenha, pode me procurar nas redes sociais. Abraço e até o próximo vídeo!

Estrutura de projeto - Interpretando o roteiro

Vamos começar a criar nosso spot. O primeiro ponto neste tipo de trabalho é entendermos o que o cliente quer passar com o spot e a melhor maneira para fazermos isso é a partir do roteiro. Ao roteirizarmos um vídeo, temos uma noção de quais cenas terão maior destaque, ou quais slides, como são chamados no arquivo base FOOTAGE.

Será possível também perceber a relação entre uma cena e outra. Existem diversos trabalhos nos quais o roteiro antecede a ideia de que a animação precisa evoluir. Isto acontece porque o cliente acaba introduzindo algumas referências, como de movimentos ou informações exibidas. Com isso, o animador consegue trabalhar com o conceito de uma maneira mais interessante.

No caso, conforme foi dito anteriormente, trabalharemos com um vídeo de 15 segundos, um dos formatos mais comuns no mercado. São spots intermediários, exibidos no meio do dia e com duração de poucos segundos. A marca rapidamente apresentará um produto ou uma promoção específica. No caso, precisaremos destacar duas coisas:

Isto precisa ser realmente apresentado para a audiência de uma maneira interessante. Além disso, os clientes de negócios de varejo costumam gostar de trabalhar com a defesa da sua identidade visual. Se você analisar os spots da "Casas Bahia" ou "Ricardo Eletro", eles assumem identidades visuais para cada campanha desenvolvida.

A campanha que trabalharemos recebeu o nome de "Tudo para sua casa". Teremos diversas versões de spots, mas trabalharemos com uma em específico. Serão diferentes produtos em promoção, dentro de um determinado intervalo de tempo.

Nós precisamos sempre pensar em uma animação, que quando for reaplicada em outro produto, o spot assumirá a mesma identidade e não terá que sofrer variações porque o produto será diferente, com um preço diferente. A informação que trabalharemos também será outra.

Nas atividades, disponibilizamos um arquivo com um modelo de roteiro para download.

Assim você conseguirá ter uma noção melhor do que é um roteiro dentro da produção de vídeo, que seja apropriado principalmente para os profissionais motion designers, que dependem de orientações mais específicas.

Nosso roteiro está bastante detalhado - esta não é uma abordagem tão comum -, geralmente, encontramos a descrição da cena e uma pequena orientação sobre "o que vai entrar primeiro ou "depois". O modelo que disponibilizamos vai ser bastante descritivo.

Por exemplo, encontraremos no documento, duas referências de links:

-https://videohive.net/item/dynamic-shapes-animatedshape-layer-elements/11479914 [Dynamic Shapes - Animated Shape Layer Elements]

Depois, veremos uma referência Com efeito de caligrafia, entra o lettering TUDO PARA SUA CASA e que especifica, inclusive, os dois riscos abaixo da palavra "tudo". Temos uma boa evidência da maneira como se espera que seja a animação, porque esta é a identidade visual da campanha.

Não apenas a campanha que vai para a TV, Internet e dentro da loja, vai assumir as mesmas características. Então precisamos que no momento em que criamos a animação, essa identidade seja respeitada e consiga unificar todas as peças.

Outro ponto positivo do roteiro é que ele incluiu também a sinalização sonora, ou seja, sabemos qual trecho da locução estará vinculado. O locutor falará sobre o produto, algumas informações específicas para atrair o público e o preço.

Obviamente, nossa animação precisa estar de acordo com o que o locutor está falando. Se não fizermos isso, criaremos uma incoerência visual. O locutor diz: "Tudo para sua casa. Toca campainha." O que aconteceria se neste momento, já mostrássemos o produto? O resultado seria uma quebra de leitura da identidade visual, quebra do tempo de leitura para o produto receber uma ênfase interessante.

Temos que entender como a adição de elementos foi pensada. É importante ter a liberdade de falar com quem idealizou a peça (diretor de arte, redator ou roteirista) sobre alterações nos tempos. Talvez estes não casem com a animação que desejamos desenvolver ou foi solicitada pelo cliente - que pode não imaginar como isso será animado.

É possível que o cliente não tenha uma dimensão realista sobre o que dá para fazer em um spot de 15 segundos, e às vezes você vai precisar fazer sugestões sobre a quantidade de elementos.

-"Posso aumentar (ou diminuir) a quantidade de elementos?"

-"O roteiro exagerou na quantidade de elementos e temos pouco tempo. Será que preciso trabalhar de forma contínua? Ou posso trabalhar de forma separada?"

Devemos levar tudo isso em consideração. Depois de vermos os slides (como o cliente denominou) nas duas primeiras páginas do roteiro, teremos a seguinte sequência:

"Do meio para a esquerda, surge o lettering DA COZINHA AO ESCRITÓRIO, seguindo a locução."

No caso, retiraremos o letting da identidade visual, com a frase "Tudo para sua casa". Mas não é especificada a maneira como será feita a retirada, por exemplo, não é dito se devemos movê-lo para esquerda ou para direita.

Teremos que tomar essa decisão sobre a entrada e a saída de informação levando em consideração a maneira como a locução adotou. Perceba que o cliente pontuou apenas os pontos-chaves.

Em alguns casos vemos a entrada do "meio para a esquerda" citada algumas vezes, criando uma sequência interessante. Por último, temos o lettering 12x NO CHEQUE. De uma cena para outra, o lettering que foi composto Da cozinha ao escritório e, depois 10x NO CARTÃO deixa de estar presente no slide subsequente. Desta forma, destacamos a forma e facilidade de pagamento.

Precisaremos planejar uma animação onde conseguimos ter tempo de leitura e faça a entrada e saída dos objetos. O roteiro já nos específica o que devemos incluir na cena e nos teremos que encontrar a forma de adicionarmos os elementos.

O mesmo acontecerá na cena referente ao slide onde já não temos os objetos e na qual entrará a cartela da oferta. Este é o ponto mais importante do vídeo, porque mostramos para o público as facilidades de pagamento, em seguida, mostraremos o que de fato ele vai mostrar. O layout terá um destaque diferente, nós percebemos que temos algumas imagens com um overlay específico. Trabalharemos com um tom diferente para cada ambiente.

overlay diferente para cada ambiente

Mas das quatro camadas diferentes, uma das fotos perderá a cor, depois, o próximo passo será exibir a imagem completa e informar o preço do "Rack Reef". Nós partimos para a leitura oferecendo a visualização maior do produto, acompanhada da locução.

Tela completa com o rack

Após a leitura do rack, nós partiremos para a assinatura, na qual teremos a animação com o logo "Toque a campainha" e o lettering "37 ANOS DE QUALIDADE".

Este é o nosso resultado, precisamos trabalhar isso de uma maneira mais dinâmica. Nós temos um desafio que acontece com todas as produtoras que realiza este tipo de produção para varejo: teremos pouco tempo para trabalhar uma quantidade grande de informações.

Nós precisaremos entender como a diagramação e a animação vão funcionar em relação aos tempos e se precisaremos fazer alguma alteração na locução para melhorarmos os espaçamentos.

Mostramos como o roteiro neste tipo de projeto é apresentado, caso você tenha alguma dúvida ou quiser fazer um comentário, pode usar o fórum e dar a sua colaboração com a comunidade Alura.

A seguir, começaremos a trabalhar com a leitura do Footage, o material que nos foi enviado.

Estrutura de projeto - Otimizando nosso Footage, prevendo alguns problemas

Começaremos a tratar a parte visual, de acordo com o layout que foi entregue para o cliente. Vale a pena ressaltar que às vezes, a agência não será responsável pelo layout, quando trabalhamos com varejo. Se você trabalhar em uma produtora, você terá que fazer a animação e a adaptação do layout para o vídeo. Além de gerarmos o arquivo que será enviado para a TV ou que será publicado no Youtube.

Em outros casos, vai existir uma agência que fará a parte do layout, ou o setor de comunicação da empresa que desenvolverá as cenas. Neste ponto é onde começamos a ter alguns problemas. Como o profissional que está desenvolvendo isso pode não estar habituado a trabalhar com vídeo e seus parâmetros físicos e estéticos.

O motion designer, ou alguém que queira se tornar um, precisa ter a sensibilidade de poder julgar se a proporção dos elementos, se a estrutura do documento em si, se o padrão físico do documento da resolução (HD ou full HD). Se as proporções estão certas, ele terá que ser condizente com o meio em que o vídeo será vinculado.

Primeiramente, acessaremos a pasta Footage, onde estão o arquivos enviado pelo cliente: _Filme 01.psd.

footage com o arquivo psd enviado pelo cliente

Se você ainda não fez o download dos arquivos do curso, encontrará o a imagem em psd para baixar.

Veremos pelo preview que a imagem está um pouco esticada. Teremos que resolver este problema no After Effects, porque a proporção da tela de uma imagem bidimensional (aspect ratio, em inglês) está errada. Mas temos como solucionar isso.

Juntamente, veremos as fontes utilizadas no projeto, também disponíveis para o download.

Ao abrirmos o projeto no Photoshop, teremos essa visibilidade. No preview, parecia que os elementos estavam um pouco esticados. Porém, agora parece estar normal.

Isto aconteceu porque o Photoshop por padrão tem uma correção de aspect ratio, de acordo com o monitor que estamos trabalhando e da sua placa de vídeo.

Como eu já tinha aberto este documento anteriormente, a mensagem de correção de aspect ratio já foi exibida e ela foi feita. Mas na primeira vez que você abrir o documento, provavelmente a mensagem será exibida, avisando que será feita uma correção de 16:9 - a resolução do seu monitor HD ou Full HD, ou próximo a eles. Seguiremos o padrão comercial.

Você precisa ter a noção de que quando formos para o After Effects, software que dará uma pré-visualização de como o pixel será no resultado final e mostra os problemas que precisarão ser sanados.

Mas uma maneira de confirmarmos que o Photoshop não está trabalhando com a proporção correta, podemos acessar no menu "Image" e selecionar a opção "Image Size", que podemos abrir pelo atalho "Control + Shift + I" (ou "Command + Shift + I" no Windows).

Veremos que a dimensão está por 1280 x 1080, se é um padrão, o pixel estará com um pouco mais de 1:1. No caso, estaria quebrando a proporção, ficando fora do formato comercial. O Photoshop recalcula isso para ficar próximo a 16:9.

Além da proporção estar fora de padrão do nosso documento, existirá também a maneira com que o cliente produz o arquivo para que você anime. Note que temos uma questão, a primeira camada é a border. Ainda existem pessoas que não têm uma TV mais atual, com o padrão 16:9, retangular, whitescreen. Mas existem aquelas que têm a proporção 4:3. O que faremos?

O border nos dá um molde, no qual os elementos que forem diagramados e animados dentro da cena, precisam ser visíveis dentro das linhas. No caso do slide em que temos o lettering Sem Juros, teremos o seguinte conteúdo na tela.

visibilidade com o bord

O layout tenta prever essa situação. Também podemos prever a maneira como as pessoas com equipamento com resolução inferior de 4:3 veriam o conteúdo:

visibilidade quatro po tres

O layout é pensado de uma maneira que funcione para todos.

Vemos também que o profissional responsável por montar esse layout não tinha muita experiência. Encontramos diversas informações repetidas no slides.

informações repetidas no photoshop

O primeiro slide apresenta os produtos, com os ícones de cada ambiente que serão exibidos no alto da imagem, ele vai conter a assinatura. Se analisarmos o roteiro, veremos que inicialmente teremos apenas os produtos, depois temos a assinatura.

slide 1 e slide 2

Se ampliarmos o slide 2 no Photoshop, teremos a repetição do conteúdo, se abrirmos o grupo, veremos que o background é o mesmo, assim como teremos o título acontecendo: "Tudo para sua casa".

Em todos os slides, a questão do background vai se repetir. No After Effects é mais interessante termos um gerenciamento de pré-composição, desta forma, se montarmos o background em um elemento, poderemos aproveitá-lo em todos os outros.

A seguir, vamos analisar quais elementos são repetidos e se existe a necessidade de mante-los em todos os agrupamentos. No caso, como todos os grupos têm o background, vamos removê-los de onde estão repetidos.

Vamos deixar apenas no Slide 1, inclusive, alteraremos seu nome para BG. Em seguida, iremos movê-lo para baixo de todos os outros grupos. Esta será a primeira adaptação para evitarmos problemas.

BG no fim da lista

Nós facilitamos a leitura do AE ao tornarmos o arquivo menos pesado, além de termos o gerenciamento mais simples.

No roteiro, vemos que as mudanças nos letterings são entendidos como slides separados. Se entrarmos no slide 4, veremos a sala de jantar, com DA COZINHA AO ESCRITÓRIO 10X NO CARTÃO. Quando seguimos para o slide 5, temos 12X NO CHEQUE. Se pensarmos um pouco, são informações que se relacionam e podem pertencer a uma única cena.

Uma solução é pegarmos as informações de texto dos slide 4, 5 e 6, além dos ícones do slide 7, moveremos todos para o grupo Slide 3e faremos com que todos sejam inseridos juntos na cena.

Depois, vamos deletar o slides que ficaram vazios, e os elementos ficaram mais enxutos.

Se você assistiu os outros cursos da carreira de After Effects, já me escutou dizer que um bom planejamento resultará em uma boa animação. Quanto menos elementos tivermos, menos camadas tivermos para animar, melhores serão nossos resultados.

E mesmo quem não tem muito conhecimento sobre Photoshop, observe que realizamos ações simples. Cada camada no PS vai se tornar uma camada no AE. Temos uma relação de grupo que vira pré-composição.

Até mais!

Sobre o curso After Effects: Animando Spot Comercial

O curso After Effects: Animando Spot Comercial possui 168 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Motion Design em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

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