Primeiras aulas do curso After Effects: Composição e Sonorização de Animação

After Effects: Composição e Sonorização de Animação

Preparando projeto e aplicando vinheta - Introdução

Bem-vindos ao curso Composição e Sonorização de Animação com o After Effects. Esse vídeo que vocês acabaram de ver é o resultado desse curso. Nós vamos usar o After Effects pra compor e sonorizar essa animação 3D, além de adicionar trilha sonora e alguns efeitos também.

Esse curso não tem pré-requisitos, você não precisa modelar nem animar pra trabalhar com composição e sonorização. Essa sequência de animação já vai estar pronta nos arquivos do curso. E a animação podia ter sido feita em qualquer software 3D, como o Maya, 3ds Max, Blender, Cinema 4D, tanto faz, nós vamos trabalhar sobre uma sequência de imagens, indiferente de onde ela foi feita.

Nós vamos começar aprendendo a importar essa sequência de animação e definir a taxa de quadros por segundo, que é muito importante. Vamos também configurar o layout e fazer os previews.

Em seguida começamos a composição com o efeito vignette ou vinheta, como chamam, que é esse escurecimento das bordas que vocês estão vendo. Nós vamos usar uns sólidos, máscaras e ver um pouco dos modos de aplicação de uma camada sobre outra.

Depois vamos aplicar correções gerais de cor no filme, que é a nossa animação, e ver um pouco de temperatura de cor e etc. Nós vamos aprender também a fazer máscaras animadas pra corrigir a cor de um elemento isolado da cena, que no caso é a nossa minhoca.

Vamos criar um texto animado com motion blur pra reforçar a expressão do personagem, que vai ser a nossa galinha ninja que enfrenta o lobo-guará. Mais pra frente vamos ver como criar um efeito de sangue nos olhos, um pouco antes de a galinha soltar o seu golpe fatal e mandar o lobo para as cucuias.

Com a parte da composição quase pronta, nós vamos pra sonorização, que começa com a pesquisa de amostra dos áudios que nós vamos usar. E também nós vamos aprender a procurar e baixar esses trechos pra serem usados como efeito sonoro, e aplicar nos tempos corretos, inclusive vendo o gráfico das waveforms e tal. E logo depois vamos adicionar o som ambiente à cena, que é fundamental, e não é apenas um ruído de fundo como muita gente imagina.

Pra finalizar a sonorização, vamos compor todos os efeitos e o som ambiente com a trilha sonora. Finalmente vamos aprender a utilizar os parâmetros corretos pra gerar o arquivo do vídeo que fica com qualidade, mas não muito grande, enfim, pra todo mundo ver o que nós criamos. Estão preparados? Vamos lá.

Preparando projeto e aplicando vinheta - Preparando o projeto

Estamos começando o nosso curso de edição, composição e sonorização de animação. Pra quem fez os cursos de animação, nós vamos finalizar aquela animação, pra quem não fez, vai aprender a compor, sonorizar e etc. Vamos usar o último After, o mais recente, que é o CC 2015. Se vocês tiverem os After CS5 até o 4, o 6 também, dá pra fazer o curso também. Vamos lá.

Logo que ele abre essa janelinha nós podemos o criar projeto já, então vamos criar um novo projeto em new project, e vamos começar a trabalhar. Não esqueçam de baixar os arquivos do curso, eu baixei aqui pra pasta C, Cursos, e criei uma pastinha chamada “edição-composição-sonorização” ou similar. Dentro dessa pasta eu coloquei arquivos do curso, que vocês vão ter mais arquivos, mas por enquanto só o render final.

Nós vamos copiar esse render final, clica com o direito, copiar, e vamos criar uma pasta chamada sequências. Se ela não estivesse criada aqui, crie a pasta sequências, que são as sequências de animação que nós vamos usar na composição, e vamos colar o nosso render aqui. Pronto.

Essa pasta after vou deletar também, vamos criar de novo uma pasta nova. Nova pasta, afterfx, onde eu vou colocar os arquivos do próprio After Effects. Então criei uma pasta, vai estar mais ou menos organizado assim. C, Cursos, edição-composição-sonorização e essas três aqui.

Vamos salvar nossa cena de estudo. Arquivo, salvar como, save as. Vamos chamá-la de “01”, eu coloco três hifens, mas pode pôr um só, “preparando-o-projeto”. Ok. E agora esse aqui é o nosso After, esse curso é pra quem já tem um conhecimento básico, então não vou explicar janela por janela. Vamos importar a nossa sequência. Clica duas vezes ou clica com o direito aqui e importar arquivo, import file.

Aqui nós estamos dentro da sequência, C, Cursos, edição composição sonorização, sequências. Dentro tinha a pasta render final que veio do outro curso, pra quem não fez vai ter a animação também pra fazer. Pode clicar em qualquer uma das imagens, não importa, porque aqui embaixo vai estar habilitado sequência JPEG, então ele vai pegar a sequência toda. Clica em qualquer uma delas, pode ser a primeira, pode ser a última, confere se está habilitado, sequência JPEG e importar, pronto.

Importou, mas não mudou nada. O que nós temos que fazer? Criar uma composição, ele vem sem nenhuma composição. Pra criar a composição é só clicar na sequência e arrastar pra baixo. Arrastou pra baixo criou uma composição aqui, ela chama galinhando pela estrada. Nós vamos até renomeá-la pra “galinhando-pela-estrada”, vamos tirar esse nome de sequência aqui. Pronto, vai ficar só galinhando pela estrada, que é o nome da animação.

Só que essa animação era pra ter 20 segundos. Se nós passamos aqui, clicamos e arrastamos na timeline, na linha do tempo, ela só tem 16, por quê? Porque a nossa animação estava a 24 quadros por segundo, que é a taxa de quadros do filme de cinema, de película. Nós vamos ter que mudar isso.

Outra coisa, se vocês estiverem usando esse After, estava no essentials, eu estou usando a standard. E eu coloquei o effect control aqui, nesse lugar, e não aqui, que ele geralmente fica. Eu o arrastei daqui pra cá. E coloquei o preview, que estava mais ou menos aqui, eu peguei, arrastei e coloquei aqui em cima, porque nós quase não usamos o info e nem o áudio, é só questão de layout, mas se vocês não estiverem achando as coisas aqui, vão achar aqui. Então vamos lá.

Essa sequência tem que ser reinterpretada, nós clicamos com o direito dela aqui e interpret footage, main. E vamos colocar pra 24. 24 quadros é o que nós queríamos, ok. Mas continua com 16 segundos, ela só ficou um pouco mais devagar. Tem que mudar outra coisa também. Clica com o direito, interpret footage, main, e colocar o tempo da composição. Desculpa, aqui na composição. Vamos renomear isso pra “galinha-pela-estrada_COMPOSICAO”. Aparece aqui embaixo o nome, aqui vai ser a nossa composição.

Vamos clicar aqui, aqui a composição que está aberta, clica com o direito e composition settings. No composition settings nós vamos pôr 24 também, que é o que nós colocamos no footage, e o tempo dela não é 16, é 20. Então 20 segundos. A resolução é essa mesmo, 1280 por 720. Pronto.

Agora aqui na montainha, no zoom, nós vemos que não está o zoom inteiro, então nós colocamos pra esquerda, clica e arrasta, e vê que está faltando tempo, ele tinha 16 segundos e daqui pra frente não aparece mais nada. Isso acontece quando nós importamos e depois mudamos o tamanho da sequência ou a taxa de quadro dela, então é só clicar aqui, muda a barrinha e põe até o final.

Pra checar eu sempre clico e arrasto um pouco pra esquerda e pra direita e vejo que não está sobrando nada. E se você tirar sem querer do lugar você volta aqui e com o Shift segurado você clica e arrasta que ele cola lá, dá um snap. Snap é onde você colocou a timeline aqui. Se colocar a timeline aqui, clicar com o Shift, você vai colocá-la aqui, pronto. Esse é um atalho bom.

Outro atalho útil é tirar essa barra daqui de cima, que eu acho que não serve pra nada. Se você acha que serve, deixa. É control e o barra invertida no teclado, Ctrl + , olha, aumentou. Só que você não tem mais como fechar o After, então você aperta o Ctrl + \ de novo se você quiser achar esse “x”, mas nós não vamos usá-lo, então eu vou deixar em tela cheia, Ctrl + . Pronto.

Basicamente a preparação do projeto é essa, não pode esquecer de quando nós importarmos um footage novo, uma sequência JPEG, olha, agora está 24 quadros, então eu clico com o direito, interpret footage, não esquece, main, interpretá-lo a 24, porque, como nós sabemos disso? Só porque eu disse, não dá pra saber. Quando vem uma sequência de quadros ela não sabe quantos quadros por segundo, então ele sempre coloca 30.

Se alguém te passou a animação, você fez a animação à outra taxa de quadros, pode ser 60, pode ser 15, dependendo, você coloca aqui antes, dá um ok e também altera na composição clicando nela com o direito, composition settings, atualiza aqui, isso é muito importante. Quem erra nesse ponto depois vai errar todo o resto pra frente. Então é isso, vamos dar o nosso preview.

Dois atalhos de preview muito úteis, o zero do teclado numérico, zero da direita, aquele grandão lá, você aperta o zero, ele começa a fazer o preview e vai em frente. Aperta o zero de novo, ele para. Aperta o espaço, ele para. E se você apertar direto o espaço ele faz o preview em tela cheia, essa resolução do 1280 por 720. É bom ter esses atalhos em mão, porque nós vamos usar bastante o play, eu vou usar bastante também o zero, barra de espaço ou o zero no teclado numérico, que é o preview direto. Se abrir de novo, para.

Vamos salvar o arquivo, nós já demos o nome, vamos só dar um save, de qualquer maneira o save as foi aqui no C, Cursos, edição-composição-sonorização, dentro da pastinha afterfx, “01---preparando-o-projeto”. Salvar, sim. No próximo vídeo nós vamos começar a composição. Até breve. Tchau, tchau.

Preparando projeto e aplicando vinheta - Efeito de vinheta

Vamos pra nossa composição. Vamos abrir o nosso último projeto que está lá no After, fica escrito, “01---preparando-o-projeto”, foi o que eu fiz aqui e temos a nossa cena bruta, que veio do 3D.

Esse render do 3D sempre sai não tão afinado, por isso nós temos o trabalho de composição, pra dar um trato, pra dar uma melhorada, ficar de uma maneira um pouco mais interessante, transmitir melhor a mensagem do que ele veio no original.

O que eu resolvi fazer aqui, logo de cara, é fazer um efeito de vinheta ou vignette. E o que é isso? É aquele escurecimento de bordas, pra nós focarmos a atenção do espectador no centro, que é onde ocorre a ação dessa animação, está vendo? Está sempre no meio, então eu queria dar uma escurecida nisso. Vamos ver umas referências.

Eu deixei aberto, vignette photography road, está em inglês geralmente sai mais referências, por isso que eu pus em inglês. E isso aqui seria o vignette, o escurecimento das bordas. Aqui uma estrada, parecido. A fotografia geralmente não tem isso, mas dependendo da lente, ela dá esse efeito. E geralmente os fotógrafos usam muito pós-produção pra dar esse efeito também, capa de revista, etc., você vê bastante, tem vários exemplos, esse aqui está bem forte, mas não é isso que nós queremos.

Vamos mais ou menos por esse. Essa referência que vocês vão ter na pasta arquivos do curso. Eu escolhi essa, ela está muito coloridona, mas é só uma referência, não é pra ficar exatamente igual. Vamos lá na nossa pasta arquivos do curso e vamos dentro de referências, pegar o “referência-para-efeito-vinheta” e vamos copiar.

Vamos copiar, C, Cursos, edição-composição-sonotização, arquivos_do_curso, referências, esse é o caminho que estava lá. Vamos criar a pasta referências. Vamos criar uma pasta, que vão ter outras referências depois. E vamos colar lá a nossa referência, pronto. A referência aqui não vai para o projeto, é só pra clicar duas vezes lá, dar uma olhada, podem escolher outra referência se quiserem, eu escolhi essa pra nós termos uma base. Vamos voltar para o nosso After.

E como nós vamos fazer essa vignette? Como fazer escurecimento de borda? Eu prefiro falar só escurecer as bordas, é melhor do que essa palavra esquisita. Vamos fazer o seguinte, aqui na composição nós vamos clicar com o direito e criar um novo sólido. New, novo, sólido. O que ele faz? Ele geralmente vai criar um sólido cinza, deixa eu ver, estava mais ou menos aqui o padrão. Ele dá um nome, mais ou menos “Dark Gray” é o padrão. Você vai dar um ok, vai estar assim o de vocês já, se não tiverem feito outro. Ele vai estar cinza.

Só que cobriu a imagem, o que é isso? Sólido em cima? Não, nós vamos fazer uma máscara. A máscara é aqui na canetinha, nós vamos fazer um desenho pra ficar só a área que nós queremos escurecer. Cliquem e arrastem, não tão na borda, não tão em cima nem tão no meio, mais ou menos aqui, clica e arrasta, ficam esses dois bézier, esses controladorezinhos. Solta, e ele vai pra outra, clica e arrasta de novo.

Errei. Não é o shape. É aqui dentro, tem que estar com ele selecionado, aí sim nós clicamos na canetinha. Pronto. Pen tool é o G o atalho. Agora sim. Se tivessem feito mesmo sem ter selecionado o layer antes, iria acontecer isso, ele criar outro desenho por cima, um shape. Então clica e arrasta, agora clica e arrasta pra ele fazer o bézier. Não pode só clicar, tem que clicar e já ir arrastando pra ter mais ou menos desse desenho. Não precisa ficar perfeito, pode editar depois. Clica e arrasta.

E o último não precisa clicar e arrastar, o último já tem aqui o controlador, é só deixar o ícone ficar uma bolinha junto, quer dizer que ele vai fechar. Pronto, fechou.

E agora nós sujamos a nossa imagem, colocamos uma pedra em cima dela? Não, nós vamos fazer o seguinte, aqui na setinha, ir de volta para o modo seleção, seleciona o layer, o dark gray solid, que é o nome padrão que ele está, e vamos abrir essa setinha. Abriu essa setinha temos máscaras, masks. Então nós abrimos de novo, vai estar máscara 1, nós vamos renomear, clica com o direito e vamos um rename aqui. Vamos chamar de “mascara”, sem acento mesmo, “mascara para escurecer bordas”, se quiser chama de vignettes.

Agora nós abrimos ela e vamos inverter, aqui no inverted. Clicou uma vez no inverted, pronto, o nosso desenho é o mesmo, só que agora nós temos escurecido em volta. Ficou ótimo? Não, não ficou. Vamos dar uma olhada na nossa referência de novo. A nossa referência é bem transparente e é bem suave a transição. Como nós vamos reproduzir esse efeito aqui no After? Nós vamos usar o mask feather.

Mask feather está 0 pixels, se você clicar e arrastar pra direita ele vai aumentando o número de pixels e vai suavizando a borda. Se você colocar demais fica muito e de menos fica nítido. O que nós queremos é mais ou menos isso, então vou colocar 222, está bom. Só que ele está acinzentado, que essa foi a cor padrão do sólido. Eu deixei a cor padrão porque nós vamos trocar essa cor, o que nós vamos fazer? Deixar mais escuro, vamos deixar preto.

Pra deixar preto clica aqui no sólido, dark gray solid 1 e vamos no layer. Não esqueçam do atalho Ctrl + , eu tirei, pra quem estiver perdido, Ctrl + \ tiro esse “x”, tiro essa barra aqui de cima. Vamos deixar grande, layer e solid settings, é o Ctrl + Y também, Ctrl + Shift + Y, solid settings, é o nosso sólido que tem nossa máscara e ele está com essa cor cinza mais ou menos escuro. Nós vamos clicar e arrastar para o preto, qualquer lugar aqui embaixo, no limite, e dar ok. Pronto, ok de novo. Só isso.

Mas agora ficou muito preto. Vamos ver nossa referência? Ela não é tão preta assim, não chega até o preto aqui. O que nós podemos fazer? Mudar o nosso modo de aplicação. Modo de aplicação é como essa imagem é sobreposta à imagem de trás, esse aqui é o princípio da composição, você está somando uma coisa em cima da outra, e geralmente não é sempre sólido, duro. Ela tem vários modos, então vamos falar do que nós vamos usar primeiro.

Vamos usar o multiply. Aqui embaixo nós alternamos os modos, então toggle switch, clica nisso aqui quando ficar preto, vê que aparece modo normal, todos vêm no modo normal, mas nós vamos clicar em cima, aparecem todos os modos de aplicação, pra quem conhece o Photoshop são os mesmos, a empresa é a mesma. O After é praticamente um Photoshop animado. E vamos colocar no multiply.

Não mudou nada, não é? Não mudou nada porque está preto, o que o multiply faz? Ele só adiciona, se tiver algum tom mais escuro que branco ele vai escurecendo também. Nós vamos mexer na opacidade, na transparência. Eu deixei preto porque é mais fácil do que ficar toda hora entrando no layer, solid settings e ir trocando a cor, deixá-lo preto e depois mexer na opacidade, na transparência. Então nós vamos descer e deixar mais ou menos uns 50. Vamos ver como fica com 50. Ficou muito pouco, vamos deixar mais.

Só que o problema do multiply é que ele tira a saturação, olha como ficou aqui, parece que eu perdi cor nos cantos, não ficou tão legal. Será que tem uma maneira de nós ficarmos mais próximos da referência assim, bem colorido? Tem sim, é outro modo de aplicação. Então vamos clicar aqui, vamos dar um enter ou renomear, dar um enter no teclado. Vamos colocar “bordas escuras multiply”. Pronto. Vamos duplicar esse layer, clicou nele e no teclado, Ctrl + D de dado, multiplicou e nós vamos renomear isso pra overlay.

Overlay por quê? Porque é o modo que nós vamos trocar também aqui do lado, estava alternado aqui, nós vamos colocá-lo em overlay. Vamos tirar o multiply daqui. O overlay, vamos fechar, transforms, a opacidade está 100%. O overlay mantém cor, está vendo? Lá em cima ele nem alterou o céu, só alterou o piso. Nós vamos deixar o overlay aqui e o multiply mais fraco. Vamos deixar o multiply com 25, enter.

E vamos alterar a ordem, vamos deixar o overlay por baixo. A ordem dos fatores altera o produto, não ficou tão escuro assim. Então o overlay por baixo e multiply por cima.

Outro atalho muito bom pra opacidade é o T. Você clica em qualquer layer e aperta o T que vai direto para o transforms opacity. E tem o valor, então nós vamos colocar 50, clica em cima do bordas escuras multiply, T, ele abre o opacity e vamos colocar 25. Pronto. Assim, 84 de overlay e 25 de multiply.

Vocês podem fazer a gosto, porque composição é muito de gosto, não tem um valor correto, tem o valor que você acha bom. Se você achar bom preto assim, super escuro, deixa super escuro. Eu deixei aqui 25 e aqui 80. Pronto. E agora vamos ver antes e depois. Vamos fechar essas setinhas aqui. Se nós clicarmos nesse olhinho da esquerda, tirar os dois. Tira um, depois tira o outro, você vê o antes e o depois.

Tem um jeito mais fácil de ver antes e depois? Tem. É esse snapshot. Pra quem não conhece, ele vai tirar uma foto da tela do jeito que ela está. Isso é muito bom pra composição, porque nós trabalhamos com muito antes e depois, como estava e como eu deixei agora. Então eu clico aqui, faz até um barulho. Gravou e aparece um olhinho aqui do lado.

Só que o olhinho vai mostrar a mesma coisa, se eu clico, não vai mostrar nada. Então se eu tirar isso agora, esses dois, tirar um e tirar o outro, se eu tivesse vários layers, nós apertamos aqui no olhinho uma vez só, segura, ele mostra o que estava, que eu tirei foto. Agora está assim e antes estava assim. Isso é muito útil para o processo de composição.

Pronto, fizemos o nosso primeiro efeito, o nosso vignette, escurecemos as bordas. Isso aqui vale pra animação toda, óbvio, porque está em cima de tudo. Vamos salvar essa cena. Arquivo, save as, salvar como, “02---efeito-de-vinheta”. E na próxima nós vamos fazer mais um efeito.

Sobre o curso After Effects: Composição e Sonorização de Animação

O curso After Effects: Composição e Sonorização de Animação possui 112 minutos de vídeos, em um total de 24 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Motion Design em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Motion Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1124 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1124 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1124 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1124 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana