Sou Marcos Cropalato,Adobe Certified Expert em Photoshop e Illustrator. Esta é a segunda parte do treinamento em After Effects.
É recomendável, antes de iniciar este curso, que tenha sido cursada a parte 1.
Este curso abordará um exemplo verídico de Bus Media. A importância disso é o treinamento dentro das práticas de mercado.
Neste caso, utilizaremos um spot da rede Habib's, seguindo o mesmo objetivo estético.
Iniciaremos o projeto nos familiarizando com as mídias que serão utilizadas.
Como iremos simular uma situação real, em que, geralmente, o cliente fornece o material de logos e fontes, este material está disponível para download , em conjunto com o projeto do After Effects, para referência.
A mídia será, geralmente, um arquivo no formato ".PSD", do Photoshop.
Abrindo este arquivo, o Photoshop será inicializado, e, provavelmente, surgirá uma caixa de diálogo informando que ele irá exibir o arquivo no melhor aspect ratio possível, para uma melhor experiência.
Clicaremos em "OK".
O arquivo conterá as diversas camadas que compõem o layout final, elas serão visíveis em uma janela dentro do próprio programa.
Cada grupo no Photoshop corresponde a uma pré-composição, ou composição, no After Effects.
No After Effects será possível determinar o tempo da animação de cada camada.
Antes de partirmos para a animação, devemos nos certificar de que as camadas estão corretas.
Abriremos o After Effects, e, faremos a importação. Primeiro, fecharemos a tela de boas vindas.
Utilizaremos o Project Panel, clicando com o botão direito do mouse sobre a caixa, ou dando dois cliques com o botão esquerdo do mouse, selecionaremos "Import > File...".
No diretório, buscaremos o arquivo do Photoshop que queremos importar, no caso, aquele que já foi disponibilizado.
Como estamos importando um arquivo externo, com uma junção de camadas, é importante estressar os tipos de importação que o After Effects oferece.
Neste projeto, especificamente, precisamos que as camadas venham de forma separada, portanto selecionaremos o modo "Composition - Retain Layer Size".
Dessa forma, as camadas reterão o mesmo tamanho que têm no Photoshop.
Confirmando essa opção, surgirá uma nova caixa de diálogo perguntando se estamos certos disso, confirmaremos novamente.
Assim teremos a versão final, com todos os grupos e, um nível abaixo, todas as camadas que compõem aquela composição.
Abriremos o layout na versão final - ou seja, a que será renderizada -, no After Effects, e veremos que cada um dos grupos foi convertido para a composição.
Dando um duplo clique sobre o nome de um dos grupos, veremos que todas as camadas estão separadas e, a partir disso, faremos a animação.
Criado este primeiro ambiente, salvaremos nosso projeto para que, assim, seja feito o salvamento automático.
Selecionaremos, na barra de menu superior, a opção "File > Save", ou ainda, podemos utilizar o atalho "COMMAND + S" ou "CTRL + S".
Trabalharemos agora com a definição do tempo de cada composição.
Com a importação do arquivo, cada grupo do Photoshop virou uma pré-composição no After Effects, e cada uma delas guarda uma informação.
Iremos definir o tempo em que cada informação surgirá, considerando, principalmente, o tempo de leitura do usuário.
A primeira cena com a qual iremos trabalhar terá como tempo a marca de, aproximadamente, 2 segundos.
Na área de trabalho, cada camada é representada por uma barra.
Para cortarmos a referida barra, podemos utilizar dois métodos.
Utilizando o cursor do mouse, é possível arrestar a barra, selecionando a partir da sua extremidade direita, levando até o ponto em que desejamos cortar.
A partir deste ponto, não haverá mais leitura daquela cena.
O segundo método é utilizar, com a camada selecionada, o atalho "ALT + }", onde o colchete direito representa o término da informação.
Para as demais composições deveremos informar não só o ponto de corte, como também o ponto inicial, já que será, a partir de agora, uma sequência.
Se as barras estiverem posicionadas paralelamente, teremos uma sobreposição de cenas.
Sendo assim, faremos com que cada composição comece a partir do momento em que a anterior termina.
É possível fazer isto de duas formas:
Clicando com o botão esquerdo do mouse, segurando e arrastando a barra até a posição desejada.
Com a tecla "Shift" pressionada, o próprio programa fará a correção necessária para que uma sequência inicie exatamente onde a outra termina.
Ou ainda, com a barra selecionada, e com a agulha na posição que desejamos, é possível utilizar o atalho "{", que fará com que o início da faixa seja a partir daquele ponto.
Para que seja possível observarmos as cenas acontecendo, determinaremos, aproximadamente, a duração de 2 a 3 segundo para cada sequência.
Para facilitar a visualização da demarcação de tempo, utilizaremos o comando "+", para ampliar.
É possível também utilizarmos o controle de zoom, que fica abaixo da área de trabalho, com o ícone de duas montanhas.
Após o posicionamento inicial de cada camada, para que não se sobreponham, precisaremos determinar o fim da cada uma. Para isso, podemos utilizar o atalho "ALT + }", no momento exato em que a anterior termina.
Este primeiro corte é interessante como uma forma de demonstrar, para o cliente, a sequência de cenas e a noção de tempo de cada informação.
Adiante, trabalharemos com a animação da primeira cena, utilizando recursos de camadas comuns do Photoshop e camadas de texto, trabalhando mais alguns parâmetros.
O curso After Effects: animando uma Bus Mídia possui 133 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Motion Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.
Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.
Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.
Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.
Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.
Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.
Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.
Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.
Acesso completo
durante 1 ano
Estude 24h/dia
onde e quando quiser
Novos cursos
todas as semanas